Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Humilhação

Série – O AVIVAMENTO QUE PRECISAMOS – 1/5
HUMILHAÇÃO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23.12)

“Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes e, de longe, reconhece os arrogantes.” (Salmo 138.6)

“Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.” (Isaías 57.15)

O salmo 51 é escrito por Davi quando o profeta Natã o confrontou depois dele ter cometido adultério com Bate-Seba. Neste salmo, podemos encontrar o caminho para o avivamento através da humilhação. Então, o que podemos aprender com a experiência de humilhação do rei Davi?

Para experimentar o avivamento através da humilhação…

1. Reconheça o seu PECADO diante de Deus.

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Salmo 51.1-5)

Para experimentar o avivamento através da humilhação…

2. Busque a SANTIFICAÇÃO para sua vida.

“Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” (Salmo 51.6-10)

Para experimentar o avivamento através da humilhação…

3. Tenha desejo pela PRESENÇA do Senhor.

“Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti. Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça. Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.” (Salmo 51.11-15)

Para experimentar o avivamento através da humilhação…

4. Viva uma vida de constante QUEBRANTAMENTO.

“Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém. Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.” (Salmo 51.16-19)

Conclusão:

Homens quebrados são mais fáceis de serem moldados. Quando pecados são confessados, quando a santificação se torna um estilo de vida, quando se tem um desejo ardente pela presença de Deus e quando se vive quebrantado constantemente, o avivamento se torna a ordem do dia. A Bíblia diz:

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.” (1ª Pedro 5.6)

“Antes do avivamento, vem a humilhação!”

Rolar para o topo