Igreja Mais Generosa

Série de Mensagens – IGREJA MAIS
Igreja MAIS Generosa | 03/05
mensagem pregada pelo Pr. José Ricardo de Matos (Igreja Batista Bosque do Ipê – Duque de Caxias – RJ)
“Mais bem-aventurado é dar do que receber.” (Atos 20.35b)
“Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos. E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus. Assim, recomendamos a Tito que, assim como ele já havia começado, também completasse esse ato de graça da parte de vocês. Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir. Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros. Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos” (2ª Coríntios 8.1-9)
Um Provérbio Popular Antigo, diz: 
“O que guardei; perdi!
O que gastei; eu tive!
O que doei; eu tenho!”
Como podemos ser uma igreja mais generosa?
1. A GENEROSIDADE VERDADEIRA É FRUTO DE UM CORAÇÃO GENEROSO.
“Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.” (2ª Coríntios 8.8)
O doador bíblico é o que faz com abundância de alegria.
O doador bíblico vai além de suas posses.
O doador bíblico se doa a Deus primeiro e depois aos outros.

VOCÊ PODE DAR SEM AMOR, MAS NÃO PODE AMAR SEM DOAR!

Como podemos ser uma igreja mais generosa?
2. A GENEROSIDADE PRECISA DE MOTIVAÇÕES CORRETAS NA SUA PRÁTICA.
Generosidade é uma prova de amor a Deus.
“Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.” (2ª Coríntios 8.9)
Generosidade é a disposição para dar através de ações práticas.

Você vence a tirania do RETER quando você decide DAR!

Como podemos ser uma igreja mais generosa?
3. A GENEROSIDADE LEVA EM CONTA ALGUNS PRINCÍPIOS.
“Saibam de uma coisa: quem semeia com mesquinhez, com mesquinhez há de colher; quem semeia com generosidade, com generosidade há de colher.” (2ª Coríntios 9.6)
“… porque Deus ama quem dá com alegria.” (2ª Coríntios 9.7)

“Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.” (2ª Coríntios 9.10)

O DINHEIRO É O TESTE MAIS RIGOROSO DE SUA FÉ!

A generosidade não é apenas suprir as necessidades do povo de Deus, mas também é ser abundante no compartilhar as muitas graças de Deus as pessoas.
Como podemos ser uma igreja mais generosa?
4. A GENEROSIDADE TRAZ BENEFÍCIOS PARA O GENEROSO.
O primeiro benefício da generosidade é para você e para mim.
“Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.” (2ª Coríntios 8.7)
O segundo beneficio da generosidade é para os outros.
“E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.” (2ª Coríntios 8.5)
Como podemos ser uma igreja mais generosa?
5. A GENEROSIDADE ME TORNA MAIS SEMELHANTE A DEUS.
“Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.” (2ª Coríntios 8.9)
O padrão é Cristo, Ele é nosso modelo, e nosso desejo é nos tornar semelhantes a Ele em tudo.
A palavra “crer” é usada 270 vezes na Bíblia; a palavra “orar” 371 vezes na Bíblia; a palavra “amor” é usada 714 vezes na Bíblia; mas a palavra “dar” é usada 2.162 vezes na Bíblia, Porque Deus quer que aprendamos a ser generosos.
Que em 2016, como fruto do ANO DE AMAR, vocês se tornem uma IGREJA AINDA + GENEROSA!

 

Rolar para o topo