O Desafio de Amar Cuidando de Si Mesmo

Série de Mensagens – O DESAFIO DE AMAR
O Desafio de Amar Cuidando de Si Mesmo | 02/04
mensagem pregada pela Dra. Simone Alves
“Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei.” (João 17.18)
EXTREMOS:
EGOÍSMO | ABANDONO
NARCISISMO | AUTODEPRECIAÇÃO
EGOLATRIA | AUTODESTRUIÇÃO
Manifestações que revelam distorção na auto-estima, auto-imagem e auto-conceito.
“[…] ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.” (Romanos 12.3, NVI)
Três perguntas que precisam de resposta:

  • QUEM SOU EU?
  • PARA ONDE VOU?
  • POR QUE FAÇO O QUE FAÇO?

“Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. […] Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda. […] o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele.” (Gênesis 2.7,18,21-22, NVI)
Pra você vencer o desafio de amar cuidando de si mesmo, é necessário…
1. Tomar consciência de sua IDENTIDADE
“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.” (Romanos 8.14-17, NVI)
“e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor todo poderoso.” (2ª Coríntios 6.18, NVI)
Quando entendo minha filiação em Deus, me aproprio dos direitos de filho, me aproximo do Pai desfrutando da comunhão e intimidade com Ele.
“Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.” (João 5.19, NVI)
O senso de identidade define minhas escolhas, meu futuro, enfim, minha vida.
Pra você vencer o desafio de amar cuidando de si mesmo, é necessário…
2. Tomar consciência de sua RESPONSABILIDADE
“Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” (1ª Coríntios 6.20, NVI)
“[…] ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor […]” (Filipenses 2.12, NVI)
“Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina […]” (1ª Timóteo 4.16, NVI)
Sabendo que sou habitação do Espírito Santo, que fui comprado por um alto preço, percebo que devo amar, cuidar e valorizar o que Deus valorizou. Só então, busco minha saúde integral, estando ciente de que meu espírito, alma e corpo precisam ser preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, conforme 2ª Tessalonicenses 5.23.
Pra você vencer o desafio de amar cuidando de si mesmo, é necessário…
3. Ser transformado através da RENOVAÇÃO DA MENTE
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente […]” (Romanos 12.2, NVI)
“É preciso ser aperfeiçoado, assim como Jesus, que sendo filho aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e foi aperfeiçoado.” (Hebreus 5.8,9)
“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade proveniente da verdade.” (Efésios 4.22-24, NVI)
Trata-se da implantação da cultura do Reino dos céus em mim. Eu passo a enxergar a vida pela ótica do Reino de Deus. Eu aprendo a operar pela fé, minha alma torna-se aprendiz e submissa ao Espírito Santo, quando meu espírito é receptivo a Ele.
“Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado […]” (1ªJoão 2.5, NVI)
“Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro.” (1ªJoão 4.19)

 

Rolar para o topo