Incredulidade ou Fé – Qual é a Realidade da sua Vida?

INCREDULIDADE OU FÉ – QUAL É A REALIDADE DA SUA VIDA?
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: subamos e tomemos posse da terra.” (Números 13.30)
Como você reage frente aos desafios da vida? Desafios esses que requerem de você esforço e dedicação para superá-los. Você reage com pessimismo ou otimismo?
A partir da vida de Josué e Calebe e os dez espias, gostaria de mostrar a diferença entre aqueles que são controlados pela incredulidade e assim desenvolvem atitudes pessimistas e aqueles que são dominados pela fé e assim se tornam pessoas otimistas. Podemos ver essas verdades nos capítulos 13 e 14 do Livro de Números. Nesses capítulos vemos a história dos 12 espias que Moisés ordenou que fossem observar a terra que o Senhor tinha prometido dar ao povo de Israel por herança. Aquele local era um grande desafio que eles tinham pela frente.
Moisés enviou 12 líderes, entre os quais estavam Josué e Calebe. Ao final da inspeção foram produzidos dois relatórios distintos. Estes 12 homens ficaram 40 dias analisando toda aquela terra. 10 deles produziram um tipo de relatório. Os dois restantes, Josué e Calebe, produziram outro relatório.
Através dos relatórios do que eles viram, podemos determinar então as características de uma pessoa cuja ênfase de vida é o pessimismo, ou seja, a incredulidade, e as características de uma pessoa cuja ênfase de vida é o otimismo, ou seja, a fé.
Vejamos agora as características da vida de uma pessoa que é dominada pela incredulidade, tornando-se assim um pessimista.
Quando a realidade da sua vida é a incredulidade…
a) Você passa a DUVIDAR das promessas de Deus.
Esses 10 homens demonstraram que eram pessoas dominadas pela incredulidade. Eles duvidaram daquilo que Deus havia prometido dar ao povo. Pessoas pessimistas duvidam das promessas de Deus. Havia uma palavra de Deus para aquele povo, mas a palavra humana prevaleceu naquele momento. No entanto, nenhuma promessa de Deus deixa de cumprir-se. A Bíblia diz:
“De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou, todas se cumpriram.” (Josué 21.45)
Quando a realidade da sua vida é a incredulidade…
b) Você tem facilidade de ESQUECER os feitos de Deus.
“Nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto, e me puseram à prova e me desobedeceram… Nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados.” (Números 14.22,23)
Nessa passagem, Deus está falando dos 10 espias e de todo aquele povo que não creu. Deus está dizendo que fez muitos sinais no deserto e, mesmo assim, esses homens alimentaram dúvidas acerca da terra prometida. Eles se esqueceram dos feitos do Senhor. Eles se esqueceram da forma milagrosa de como foram tirados do Egito. Eles se esqueceram do maná que caía do céu. Eles se esqueceram de como o Mar se abriu para eles passarem de pés enxutos. Eles se esqueceram da água brotando da pedra para saciar a sede do deserto. Eles se esqueceram da nuvem, da coluna de fogo, que eram o cuidado de Deus manifestado a eles. Eles se esqueceram disso tudo.
Quando agimos de forma pessimista ou incrédula, estamos nos comportando à semelhança do povo de Israel. Estamos nos esquecendo dos feitos de Deus por nós.
Quando a realidade da sua vida é a incredulidade…
c) Você tem seu FOCO na impossibilidade.
“Mas os homens que tinham ido com ele disseram: Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós.” (Números 13.31)
Impossibilidade é a palavra chave desse verso. Calebe disse: “Subamos e tomemos posse da terra” (v.30). Eles disseram: “Não podemos, não vai dar, não vamos conseguir, não adianta, somos fracos”. Pessoas que são dominadas pela incredulidade e o pessimismo têm uma grande facilidade para dizer “não vai dar”. Se tudo em sua vida se resume na expressão “não vai dar.” É possível que você esteja desenvolvendo sintomas de incredulidade e pessimismo.
Quando a realidade da sua vida é a incredulidade…
d) Você acaba CONTAGIANDO quem está por perto.
“E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.” (Números 13.32)
Esse verso nos alerta a termos cuidado com aquelas pessoas que influenciam a gente. Aqueles 10 homens contagiaram negativamente mais de dois milhões de pessoas. E como consequência dessa visão distorcida, naquele mesmo dia, os dez espias foram mortos pelo Senhor, e o povo foi condenado a andar errante pelo deserto durante 40 anos. Sabe o que aprendo aqui?

“Quando você é contagiado por uma visão pessimista, seu destino será andar e morrer deserto.”

Os dez espias não foram derrotados pelos gigantes, mas por sua própria incredulidade, medo e covardia. Foram vencidos antes do combate. Na verdade, tem gente perdendo as batalhas da vida, antes mesmo de lutar.
Sendo assim, quando a realidade da sua vida é a incredulidade…
 Você DUVIDA das promessas de Deus.
 Você ESQUECE os feitos de Deus.
 Você tem seu FOCO nas impossibilidades.
 Você acaba CONTAGIANDO quem está por perto.
Depois de avaliarmos as características de alguém que desenvolve na vida os sintomas da incredulidade, agora quero abordar as marcas da vida de uma pessoa cuja realidade é a fé.
“Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembleia dos israelitas. Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes. E disseram a toda comunidade dos israelitas: a terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde a leite e mel com fartura, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles.” (Números 14.5-9)
Quando a realidade da sua vida é a fé…
1. Você VOLTA sua ATENÇÃO para Deus.
“Se o Senhor se agradar de nós…”. (Números 14.8a)
A primeira coisa que aqueles 10 espias falaram foi: “As cidades são fortes, os homens são gigantes, somos gafanhotos aos nossos olhos e aos olhos deles”. A primeira coisa que Josué disse foi: “Se o Senhor se agradar de nós…”. Sabe o que aprendo aqui?

Uma pessoa que tem como ênfase em sua vida a fé, o foco da sua atenção está em Deus e não no tamanho do desafio.

Em outras palavras, essa pessoa está dizendo: “O nosso negócio é com Deus”. Ela está olhando para Deus e não para as impossibilidades.
Quando a realidade da sua vida é a fé…
2. Você se TORNA totalmente DEPENDENTE de Deus.
“… Ele nos fará entrar na terra, onde há leite e mel…” (Números 14.8b)
Ele quem? Deus. Isso é dependência. Josué não disse: A força do nosso exército nos fará entrar na terra… Nosso poder bélico nos fará entrar na terra… Ele disse: “Deus nos fará entrar na terra”. Uma das marcas de uma pessoa que crê em Deus é que ela aprende a depender do Senhor. Um homem e uma mulher de fé são dependentes do Senhor. Na Bíblia encontramos muitos versos que nos ensinam a depender de Deus frente aos desafios da vida. Vou citar alguns:
“Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele… Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.” (2º Crônicas 32.7,8)
“Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.” (2º Crônicas 20.12)
Quando a realidade da sua vida é a fé…
3. Você ANDA em obediência
“Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor.” (Números 14.8c)
Rebeldia neste contexto é a atitude de dar mais valor para a própria percepção, que a percepção de Deus. É quando o que eu acho é mais importante e confiável do aquilo que Deus diz. Então Josué pede ao povo para OBEDECER ao Senhor. Obedecer é essencial para conquistar as bênçãos que Deus tem prometido.
“Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.” (Eclesiastes 12.13b)
Quando a realidade da sua vida é a fé…
4. Você não se deixa INTIMIDAR pelo medo
“… não temais o povo desta terra…”. (Números 14.9)
Uma pessoa que crê em Deus não é dominada pelo medo. O medo tem o poder de fazer três coisas:
 Inibe nosso potencial.
 Neutraliza os nossos sonhos.
 Nos faz voltar atrás.
Quando eu digo “voltar atrás”, o que acho interessante é o seguinte: O medo faz você recuar além do ponto onde você estava quando não tinha medo. O medo consegue empurrar você para trás.
Quando a realidade da sua vida é a fé…
5. Você sabe que não está SOZINHO diante do desafio
“… A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco.” (Números 14.9)
Quando se vive uma vida pautada na fé, não importa a luta, a adversidade ou o tamanho do desafio. O Senhor está conosco nessa peleja. Esse desafio não é só nosso. Esse desafio também é de Deus.
Sendo assim, quando a realidade da sua vida é a fé…
 Você VOLTA sua ATENÇÃO para Deus
 Você se TORNA totalmente DEPENDENTE de Deus
 Você ANDA em obediência
 Você não se deixa INTIMIDAR pelo medo
 Você sabe que não está SOZINHO diante do desafio
Conclusão:
Diante dessas duas realidades, em qual delas você tem apoiado sua vida? O que tem sustentado a sua vida até aqui – o pessimismo ou o otimismo; a incredulidade ou a fé? Qual é a realidade da sua vida? Diante da história bíblica podemos chegar à seguinte conclusão: Quando se trata da maioria, Deus nunca pode contar com ela. Deus nos chamou para ser 2 e não 10. Deus nos chamou para estar entre aqueles que creem e não entre aqueles que duvidam.

 

Rolar para o topo