Jesus – Com Ele é Possível Encontrar Reconciliação

JESUS – COM ELE É POSSÍVEL MUDAR | 01/05
COM ELE É POSSÍVEL ENCONTRAR RECONCILIAÇÃO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele. Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. Perguntou Nicodemos: Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.” (João 3.1-7)

Introdução:

Estamos começando uma nova série de mensagens que tem como tema: JESUS – COM ELE É POSSÍVEL MUDAR. Essa série tem como objetivo mostrar a mudança que Jesus operou na vida de algumas pessoas que tiveram um encontro com Ele. Essa mudança também pode acontecer na sua vida!

Em seu encontro com Nicodemos, Jesus não propôs religião. Jesus propôs relacionamento, vida e mudança real. A religião não muda a vida das pessoas, mas quem busca a Jesus e se encontra com Ele, vê sua vida ser mudada para sempre. Nicodemos era um homem religioso, rico, importante, influente, sincero e bem intencionado, mas com muitas dúvidas. Ele teve um encontro com Jesus, sua vida foi completamente transformada e o seu chamado foi renovado. Jesus foi um agente de reconciliação de Nicodemos com o Deus que aquele mestre conhecia apenas na teoria. Nicodemos descobriu que, somente com Jesus, é possível encontrar reconciliação. Sendo assim, o que você precisa fazer para encontrar reconciliação?

Para encontrar reconciliação…

1. Creia nas PALAVRAS simples de Jesus

“Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.” (João 3.3)

Jesus foi simples na sua maneira de falar com aquele homem sofisticado. Jesus não queria impressioná-lo, mas desejava comunicar e apresentar o amor e o perdão do Reino de Deus para as pessoas. Sua explicação foi: “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

Assim como fez com as pessoas do passado, Jesus, com suas simples palavras, o convida a caminhar com ele: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)

Para encontrar reconciliação…

2. Construa um PROFUNDO relacionamento com Jesus

“Perguntou Nicodemos: Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito. Perguntou Nicodemos: Como pode ser isso? Disse Jesus: Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?” (João 3.4-10)

Nicodemos começou a construir um relacionamento mais profundo com Jesus procurando saber mais e ouvir mais. Naquela noite, Jesus reconheceu, ouviu, falou, ilustrou, argumentou e ensinou durante muito tempo diante do interesse demonstrado por Nicodemos. Encontrar reconciliação com Deus é estar disposto a adentrar níveis mais íntimos de diálogos, é investir tempo para construir um relacionamento mais profundo com Jesus.

“Sua religiosidade ou espiritualidade não impressionam Jesus, pois Ele conhece o vazio interior e os pecados da sua carne.”

Para encontrar reconciliação…

3. Troque toda CONDENAÇÃO pela ESPERANÇA em Jesus

“Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.” (João 3.14-18)

Ao discipular Nicodemos, Jesus vai direto ao ponto e ganha o seu coração. Sua objetividade valorizou o cerne da questão: Deus o amou tanto Nicodemos que deu Seu único filho para que, crendo nele, você não pereça, mas tenha a vida eterna. Jesus apontou para a esperança. O evangelho é sobre uma pregação de esperança e não de medo; é sobre pessoas que incluem em não excluem; é sobre graça e não ameaça.

O apóstolo João escreveu o seguinte: “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.” (1ª João 5.11,12)

Para encontrar reconciliação…

4. Torne-se um DISCÍPULO de Jesus

“Depois disso Jesus foi com os seus discípulos para a terra da Judéia, onde passou algum tempo com eles e batizava.” (João 3.22)

Nicodemos, com todas as peculiaridades, foi aceito e recebido, foi ouvido e ensinado. Jesus deu atenção aos seus questionamentos, respondeu às suas perguntas e o amou. E o resultado foi que aquele homem se tornou um discípulo de Jesus.Nicodemos encontrou reconciliação com Deus quando decidiu ser um discípulo de Jesus. Quando Jesus morreu, Nicodemos o honrou. A Bíblia diz:

“Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite. Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés. Tomando o corpo de Jesus, os dois o envolveram em faixas de linho, juntamente com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento.” (João 19.39,40)

Conclusão:

Todas as pessoas que se encontram com Jesus são amadas e acolhidas e recebem a oportunidade de tomar decisões e fazer escolhas reais diante Dele, porque o evangelho não é sobre julgamento, mas sobre encontros. A Bíblia diz: “… Também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.” (Romanos 5.11). Assim como Nicodemos, somente é possível encontrar reconciliação com Deus através de Jesus.

Para encontrar reconciliação…
1. Creia nas PALAVRAS simples de Jesus
2. Construa um PROFUNDO relacionamento com Jesus
3. Troque toda CONDENAÇÃO pela ESPERANÇA em Jesus
4. Torne-se um DISCÍPULO de Jesus

Rolar para o topo