Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

José – Uma Fé que Realiza Sonhos

SÉRIE “FÉ PARA RECOMEÇAR” | 03/08
JOSÉ – UMA FÉ QUE REALIZA SONHOS

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Eles disseram: Lá vem o sonhador.” (Gênesis 37.19)

Todo mundo tem um sonho. Qual é o seu? Quem nunca sonhou, por exemplo, em ser médico? Ator ou atriz? Jogador de futebol? Quem nunca sonhou em ser rico e bem sucedido? Quem nunca sonhou em encontrar um grande amor e formar uma família feliz?

José tinha um sonho. O sonho era que um dia toda a sua família viria a se curvar diante dele. Na verdade, este era o sonho de Deus para a vida dele. A experiência de José nos mostra que ele era um grande homem de fé. E você, como está a sua fé? Será que você tem uma fé capaz de impulsionar sua vida para o sonho de Deus? Olhando para a vida de José podemos tirar algumas lições preciosas sobre uma fé que realiza sonhos.

Uma fé que realiza sonhos…

1. Não isenta você de passar por DIFICULDADES.

“Ter uma PROMESSA de Deus não significa que não passaremos por DIFICULDADES.”

“Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.” (Gênesis 37.28)

“Quando o seu senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: Foi assim que o seu escravo me tratou, ficou indignado. Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei…” (Gênesis 39.19-20)

“O chefe dos copeiros, porém, não se lembrou de José; ao contrário, esqueceu-se dele.” (Gênesis 40.23)

“Quando Deus nos faz promessas, Ele não nos diz o que teremos que passar para alcançá-las.”

Jesus nunca disse que seria fácil! Certa vez, Ele disse aos seus discípulos: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16.33)

Uma fé que realiza sonhos…

2. Sabe que muitos se LEVANTARÃO para tentar nos fazer DESISTIR.

“Seus irmãos lhe disseram: ‘Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai governar sobre nós?’ E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito. Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos. […] Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele…”
(Gênesis 37.8,9,11)

José compartilhou os seus sonhos com quem não o compreendia e seus irmãos se levantaram para tentar impedir, pensavam que iam destruir os sonhos de José vendendo-o aos estrangeiros, quando na verdade estavam contribuindo para o plano perfeito do Senhor. Mas tarde, quando os sonhos de Deus já haviam sido realizados na vida de José e ele se dá a conhecer aos seus irmãos, ele faz a seguinte declaração: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” (Gênesis 50.20)

Quando estamos passando pela provação, a tentação vem para nos desviar do propósito de Deus para as nossas vidas. No entanto, quando esses momentos chegarem, precisamos seguir o conselho da Palavra de Deus que diz: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4.7)

Uma fé que realiza sonhos…

3. Acredita que no tempo certo o sonho se tornará REALIDADE.

“José tinha trinta anos de idade quando começou a servir ao faraó, rei do Egito.” (Gênesis 41.46)

José tinha apenas 17 anos quando recebeu a promessa de Deus (Gn 37.2) e só veio a tornar-se governador do Egito com 30 anos (Gn 41.46). José era fiel a Deus e acreditava que no tempo certo o sonho de Deus para sua vida se tornaria realidade. Todas as adversidades que ele enfrentou o prepararam para ver os sonhos de Deus sendo concretizados em sua vida no tempo certo.

A Bíblia diz: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.” (1ª Pedro 5.6)

Conclusão:

Os sonhos de Deus para José não ficaram pelo meio do caminho. Eles se tornaram realidade, porque os sonhos de Deus não morrem jamais! Da mesma forma, os sonhos de Deus para sua vida jamais vão morrer. Você é que precisa de uma fé capaz de ver esses sonhos se tornarem realidade em sua vida. Então, qual será a sua decisão?

Uma fé que realiza sonhos…
1. Não isenta você de passar por dificuldades.
2. Sabe que muitos se LEVANTARÃO para tentar nos fazer DESISTIR.
3. Acredita que no tempo certo o sonho se tornará REALIDADE.

Rolar para o topo