Josué – Conquistar pelo Poder da Fé

SÉRIE “O PODER TRANSFORMADOR DA FÉ” 06|08
JOSUÉ – CONQUISTAR PELO PODER DA FÉ
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
Chegamos à sexta mensagem desta série. Já fomos desafiados a crer pelo poder da fé, a superar as crises pelo poder da fé, a mudar a vida pelo poder da fé, a perdoar pelo poder da fé e a perseverar pelo poder da fé. Hoje, através da vida de mais um personagem bíblico, vamos aprender a conquistar pelo poder da fé. Seu nome é Josué.
“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1.1-9)
O nome JOSUÉ é equivalente ao nome de JESUS e significa “Deus Salva”. Lembramos de Josué como o líder dos filhos de Israel depois que Moisés morreu.
Mas, também, lembramos que ele era um doze espias que entraram na terra de Canaã e um dos dois que voltaram com um bom e positivo relatório depois de espiar a terra. Entretanto, o serviço de Josué para Deus começou muito antes desse dia. Josué foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai quando Deus deu a lei a Moisés. A primeira menção de Josué está no capítulo 17 de Êxodo, quando os israelitas lutaram contra os amalequitas. Depois da morte de Moisés, Josué é chamado por Deus para sucedê-lo. Passam-se 40 anos desde o milagre do mar Vermelho. Neste tempo, Josué lidera, aproximadamente, 40.000 soldados e 2 milhões de pessoas. Seus principais desafios eram:
 Cuidar da Arca da Aliança;
 Atravessar o Rio Jordão;
 Unir 12 tribos completamente diferentes;
 Enviar espias e conquistar Jericó;
 Expulsar Cananeus, Eteus e Amorreus;
 Tinha que fazer uma circuncisão geral, porque a primeira leva de jovens que havia saído do Egito já havia morrido no deserto;
 Precisava gerar alimentos com os frutos da nova terra, Canaã.
O capítulo 12 de Josué fala de 31 reinos conquistados pela liderança de Josué. Prosperidade e conquistas em nome do Senhor! O capítulo 24 faz uma revisão da história e mostra a declaração de fé de Josué. Israel viveu em paz e tranquilidade ainda alguns anos depois da morte do seu grande líder e general Josué. Josué foi um conquistador. Um homem escolhido, ungido, comissionado. Um líder revestido de autoridade humana e espiritual diante do seu povo! Josué foi alguém que aprender a conquistar pelo poder da fé! Se Josué foi capaz de conquistar pelo poder da fé, eu e você também podemos. Então, a partir da experiência deste grande homem de Deus, o que você precisa fazer para conquistar pelo poder da fé?
Para conquistar pelo poder da fé…
1. Esteja SENSÍVEL para ouvir a VOZ de Deus
“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué…” (v.1)
Estar sensível para ouvir a voz de Deus não é fraqueza, nem misticismo e nem religiosidade. Sensibilidade para ouvir a voz de Deus requer temor e obediência ao que orienta a Sua Palavra. Diante do novo desafio que estava à sua frente, Josué poderia ficar apavorado com a nova situação e sair fazendo as coisas do seu jeito. Mas ele tomou outra decisão, a melhor decisão, a decisão de ouvir Deus!
Muitas vezes, diante dos desafios da vida, queremos encontrar o caminho sem buscar a Deus, sem ouvir a sua voz, e, por isso, fracassamos. Deus sempre tem uma direção segura para nós ainda que não sejamos capazes de enxergá-la. A única coisa que precisamos fazer é parar para ouvi-lo. Com Deus não existe situação sem solução. A Bíblia diz:
“Esta é a mensagem do Eterno, do Deus que fez a terra e a tornou habitável e duradoura, conhecido em todos os lugares como Eterno: clamem a mim, e eu responderei. Direi coisas extraordinárias, que vocês nem imaginam.” (Jeremias 33.3)
O desafio de Josué era atravessar o Rio Jordão e entrar com os israelitas na Terra Prometida. E você, qual é o seu desafio? Quais são os obstáculos que você precisa vencer? O que você precisa atravessar? Quais são as suas decisões? Para conquistar pelo poder da fé entenda que você precisa estar sensível para ouvir a voz de Deus. Se você o buscar, vai encontrá-lo. Você não ficará sem resposta. Acredite!
Para conquistar pelo poder da fé…
2. LIBERTE-SE do seu PASSADO e ANDE para FRENTE
“Disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.” (v.1-2)
O grande Moisés morreu. Então, você guarda no coração com gratidão e inspiração. Mas já passou! Agora é apenas história! O passado não volta mais! Ele tem que ficar no passado! Agora Josué precisa levar o povo a atravessar o rio Jordão e tomar posse da Terra Prometida. Então, você agarra com todas as suas forças e fé e coloca como missão, com um ideal. É o seu presente, é a sua vida. Você precisa andar para frente!

Não importa quão glorioso e bom tenha sido o seu passado, o melhor tempo da sua vida é hoje!

Embora Moisés tivesse sido eu grande líder e amigo, agora ele esta morto. Josué entendeu que não podia ficha chorando o leite derramado. A ordem de Deus era que ele olhasse para frente! Ele aprendeu que, para conquistar pelo poder da fé, precisava se libertar do passado e andar para frente!
Muitas pessoas sofrem perdas na vida e se recusam a desligar-se do passado e seguirem adiante. Se algo mudou em nossa vida, não adianta ficar lamentando. Precisamos crer que o Senhor pode e quer nos fazer avançar, mesmo tendo perdido coisas e pessoas preciosas. Preste atenção na experiência do apóstolo Paulo:
“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14)
Você nunca será capaz de conquistar qualquer coisa pelo poder da fé se não se libertar do passado e andar para frente! Decida, hoje, não ficar mais paralisado por causa do seu passado. Deus é um Deus de coisas novas e quer fazer de você um conquistador pelo poder da fé!
Para conquistar pelo poder da fé…
3. VIVA com ALVOS e PROPÓSITOS claros
“Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.” (v.3)
Havia uma promessa de Deus sobre a vida de Josué: que todo lugar onde ele pusesse os pés seria dado pelo Senhor. Deus estabeleceu os limites da terra que deveria ser conquistada por Josué e seu povo. Alguém que não tem metas, alvos e planos, não tem nada para conquistar! Porém aqueles que desejam conquistar pelo poder da fé precisam ter metas claras em suas vidas! Você tem metas claras para sua vida pessoal, familiar, estudantil, profissional e espiritual? Você tem uma lista objetiva de planos, alvos, projetos e ideais pelos quais está orando todos dias e trabalhando por eles?

Se você não sabe onde quer chegar, provavelmente não chegará a lugar algum!

Se amanhã você não deseja estar melhor do que hoje, por que você quer viver o dia de amanhã? Se você não tem alvos e propósitos para sua vida como um todo, por que deseja continuar vivendo? Será que o amanhã será apenas mais um dia depois de hoje? Deus o fez para algo maior. Converse com Deus, estabeleça suas metas de vida, pois a vida com alvos e propósitos claros tem outra atitude. Deus tem propósitos para tudo, inclusive para sua vida! Por isso, aprenda a conquistar pelo poder da fé vivendo com alvos e propósitos claros!
Para conquistar pelo poder da fé…
4. Entenda o VALOR do ESFORÇO e do ÂNIMO
“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. […] Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (v.6-7,9)
Deus repetiu três vezes a ordem para que ele se esforçasse e tivesse bom ânimo. Sem estas duas virtudes, Josué não conseguiria conquistar pelo poder da fé! Ninguém conquista grandes coisas sem esforço e bôm animo. Portanto, seja valente, lute, seja otimista, confie em Deus e em suas promessas. Ele está contigo. Faça a sua parte e tenha ânimo, não esmoreça, não desanime, levante-se, enxugue as lágrimas – você não está sozinho no meio da luta. Você conquistar pelo poder da fé com a força e ânimo que vêm do Senhor!
O diabo fará de tudo para você desistir, para desanimá-lo, para desviá-lo usando circunstâncias e pessoas. Por isso, resista firmemente. A força e o bom ânimo do Senhor estão sobre a sua vida! Conquiste pelo poder da fé compreendendo o valor do esforço e do ânimo dados por Deus. Ele nunca o abandonará. Ele prometeu a Josué:
“Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (v.5)
Para conquistar pelo poder da fé…
5. Tenha a PALAVRA de Deus como o único FUNDAMENTO da sua vida
“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” (v.8)
Um dos grandes segredos para conquistas espirituais é o amor e a obediência à Palavra de Deus. Por isso, Josué fez uma aliança com a Palavra de Deus, tornando-a com o único fundamento da sua vida. O verso bíblico nos oriente a estudar a Palavra, a proclamar a Palavra e a praticar a Palavra. Só assim podemos ser bem-sucedidos! Aqui está o grande segredo daqueles que desejam conquistar pelo poder da fé! A verdadeira conquista acontece pela obediência à Palavra de Deus! Não existe nenhum outro fundamento sobre o qual é possível estabelecer conquistas pelo poder da fé! A Bíblia é a base da sua vitória! E sobre isso, Jesus contou uma história:
“É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa.” (Lucas 6.48-49)
Se a sua vida está construída sobre a religiosidade, moda, corrupção, medo, materialismo, ganância, idolatria, feitiçaria, ceticismo, inveja, poder, fama, dinheiro, riquezas, mentira, falsidade ou vida dupla, lamento informar que seu destino é o fracasso e não a conquista! Estas bases são ilusórias. Na hora da tormenta, elas desabam e revelam sua fragilidade.
Pare de viver sua vida pelo que você pensa, acha ou sente, pelo que os outros disseram, pelo que os outros esperam de você. Tome uma decisão verdadeira, pessoal, corajosa e definitiva hoje. Decida que a Palavra de Deus será o fundamento único da sua vida e aprenda a conquistar pelo poder da fé!
Conclusão:
Josué foi um exemplo de conquistador pelo poder da fé! Ele era um ser humano como você. Ele foi chamado por Deus como você também foi chamado. Então, você também pode sair daqui hoje com a certeza de que se tornará alguém que vai conquistar pelo poder da fé!
Para conquistar pelo poder da fé…
1. Esteja SENSÍVEL para ouvir a VOZ de Deus
2. LIBERTE-SE do seu PASSADO e ANDE para FRENTE
3. VIVA com ALVOS e PROPÓSITOS claros
4. Entenda o VALOR do ESFORÇO e do ÂNIMO
5. Tenha a PALAVRA de Deus como o único FUNDAMENTO da sua vida

 

Rolar para o topo