Moisés – Perseverar pelo Poder da Fé

SÉRIE “O PODER TRANSFORMADOR DA FÉ” 05|08
MOISÉS – PERSEVERAR PELO PODER DA FÉ
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
Chegamos à quinta mensagem desta série. Já fomos desafiados a crer pelo poder da fé, a superar as crises pelo poder da fé, a mudar a vida pelo poder da fé e a perdoar pelo poder da fé. Hoje, através da vida de mais um personagem bíblico, vamos aprender a perseverar pelo poder da fé. Seu nome é Moisés.
Moisés foi o príncipe do Egito, se tornou o libertador do povo de Deus. Viveu 120 anos intensamente. Seu nascimento é uma daquelas intervenções de Deus na história humana num momento em que tudo parecia perdido. Moisés nasce no momento em que Faraó manda matar todos os meninos recém-nascidos, porque, mesmo debaixo de grande opressão, os hebreus continuavam crescendo. Deus estava ciente da dor e do sofrimento do seu povo, por isso Ele preservou a vida de Moisés para usá-lo entre o seu povo.
Moisés queria ser o libertador para o povo de Israel, mas não no tempo de Deus. Ele trabalhou por mais 40 anos antes que estivesse pronto para ser usado por Deus. Moisés decidiu perseverar pelo poder da fé e essa perseverança foi a chave para o que Deus desejava fazer em sua vida a longo prazo. A certa altura da história de Moisés, a Bíblia fala de algo que mostra o quanto vale a pena perseverar pelo poder da fé:
“O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo.” (Êxodo 33.11)
Há muitas coisas que a vida de Moisés nos ensina, mas, talvez, das muitas coisas que Moisés nos diria hoje, quero acreditar que ele diria o seguinte: Se um dia você quer ser alguém que possa conversar com Deus face a face, aprenda a preservar pelo poder da fé!
A história de vida de cada pessoa está escrita com base nos riscos, tanto os assumidos, quanto os arriscados. Vocês acham que nós saberíamos alguma coisa a respeito de Moisés se ele não tivesse saído da zona de segurança para perseverar pelo poder da fé? Sinceramente, acredito que não. Ninguém tem uma história para contar sem deixar a zona de segurança, de conforto e mergulhar na zona da fé! Por isso, a despeito da sua história de vida, você pode perseverar pelo poder da fé e chegar ao nível de conversar face a face com Deus.
O momento mais incrível da caminhada de Moisés com Deus aconteceu na sarça ardente, sabem por quê? Porque a decisão que Moisés tomou ali, naquele dia, escreveu os 40 anos seguintes de sua história de vida. Foi uma decisão que promoveu encontros diários com o Deus vivo! Mas foi uma decisão difícil de tomar, porque ele precisava perseverar pelo poder da fé!
Então, comece hoje a escrever os próximos anos de sua vida com Deus, entendendo que durante essa caminhada, você vai precisar aprender a perseverar todos os dias, deixando toda zona de segurança e conforto e agarrando-se como nunca ao poder da fé! Então, a partir da experiência de Moisés, o que você precisa fazer para perseverar pelo poder da fé?
Para perseverar pelo poder da fé…
1. Supere as EXPERIÊNCIAS do PASSADO
“Então, o faraó ordenou a todo o seu povo: joguem no rio Nilo todos os meninos hebreus recém-nascidos. Só deixem viver as meninas. Um homem e uma mulher da tribo de Levi se casaram, ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que o menino era bonito, escondeu-o por três meses. Como já não era mais possível manter o bebê escondido, ela pegou um cesto de junco e o vedou com betume e pôs nele o menino. Depois deixou o cesto entre os juncos à beira do rio. […] Quando o menino cresceu, a mãe o levou à filha do faraó, que o adotou. Assim ele passou a ser o filho da filha do faraó. Ela o chamou de Moisés, dizendo: porque eu o tirei das águas.” (Êxodo 1.22;2.1-3;2.10)
Moisés nasceu em meio à incerteza, debaixo de um decreto de morte. Mas, depois de sua mãe tê-lo colocado nas mãos de Deus, ele foi levado pela filha de Faraó, que lhe deu uma vida de conforto e segurança. Moisés cresceu na zona de segurança, no palácio do rei do Egito, e não queria outra coisa! Que bom que sua vida não parou por aí! Então, aos 40 anos, ele assumiu um risco. Moisés deixou a zona de segurança e tentou fazer algo maior por sua própria conta em favor do seu povo: matou um egípcio enquanto defendia um hebreu. Qual foi a consequência de seu próprio esforço humano? Faraó quis matá-lo e, por isso, e Moisés teve de deixar para trás tudo aquilo que conhecera e que vivera.
Nos 40 anos seguintes de exílio no deserto, Moisés nunca se esqueceu de suas experiências no Egito. Moisés passou a ser como um gato que, ao se sentar uma vez em fogão quente, fica determinado a nunca mais subir em fogão novamente. Moisés havia aprendido uma lição muito importante: o Egito não era o seu lugar! E ele conseguiu superar as experiências do passado. Não havia mais zona de conforto. Ele precisava colocar a fé em ação e perseverar diante de novos desafios!
Quais são as experiências do passado que você precisa superar? Deixe o Egito, deixe a zona de segurança, coloque sua vida nas mãos de Deus e persevere pelo poder da fé. Novos desafios estão à sua frente, um novo ano se abre para você. Então, decida superar suas experiências do passado confiando que Deus o fortalecerá, que Deus o sustentará, que Deus o guiará e você vai perseverar pelo poder da fé!
Para perseverar pelo poder da fé…
2. Supere as situações de CONFORTO do PRESENTE
“Disse ainda o Senhor: Eu tenho visto a opressão do meu povo no Egito e tenho ouvido o seu clamor, por causa dos seus mestres de obras. Conheço bem o sofrimento do meu povo! […] Agora venha, e eu o enviarei ao faraó, para tirar o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.” (Êxodo 3.7,10)
Triste é o dia em que uma pessoa se sente completamente satisfeita com a vida que está levando, com os pensamentos que está tendo, com as obras que está realizando. A zona de segurança, de conforto, de satisfação, sempre impede o desejo de realizar algo maior para Deus. Após deixar o Egito, Moisés passou os 40 anos seguintes no deserto de Midiã, cuidando de rebanhos. Vida mansa, vida tranquila, uma perfeita zona de segurança. Ele acabou por se acostumar com o seu novo estilo de vida. O deserto de Midiã tornou-se outra zona de segurança para Moisés.
Perceba como sua vida era fácil naquele lugar: Jetro o acolheu e fez dele um membro de sua família; Moisés tomou uma das filhas de Jetro por esposa e tiveram um filho; Uma vez que Jetro não tinha filhos, somente filhas, Moisés tornou-se o seu herdeiro legítimo.
Por que Moisés iria querer abandonar tudo isso? Ele havia forjado uma nova vida para si, e, embora não fosse um palácio, sua vida era muito confortável. Só que os planos de Deus são diferentes dos nossos planos! Deus não queria Moisés acomodado em sua nova vida, Ele queria mais! Ele chama Moisés para ser o libertador do seu povo!
Diante do novo desafio que Deus tinha para a vida de Moisés, ele precisaria perseverar pelo poder da fé. O novo desafio lhe traria novos obstáculos, novos problemas, dores e sofrimentos novos. Sua fé seria testada. Porém, para viver algo diferente, Moisés precisaria superar sua situação de conforto e perseverar pelo poder da fé!
Deus está nos desafiando, também, a que deixemos as situações de conforto de nossa vida presente para sermos canais de libertação na vida de muitas outras pessoas! Vivemos uma vida medíocre, no entanto, queremos experimentar grandes coisas do Senhor! Isso é impossível!
No ano da fé experimente coisas que você nunca experimentou na sua vida, mas esteja disposto a superar sua situação de conforto. Liberte-se e deixe Deus fazer os seus milagres através da sua vida. Para isso, você vai precisar perseverar pelo poder da fé!
Para perseverar pelo poder da fé…
3. Supere a INSEGURANÇA do FUTURO
“Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir ao faraó e tirar os filhos de Israel do Egito? Eu não sou a pessoa certa para essa tarefa.” (Êxodo 3.11)
Quando Deus chamou Moisés por meio da sarça ardente e lhe disse para deixar sua situação de conforto e voltar para o Egito para cumprir a missão de sua vida, Ele se sentiu totalmente desqualificado! Moisés se sentiu inseguro com relação a si mesmo e seu futuro. Havia muitas perguntas e muitas dúvidas no coração de Moisés:
 Quem sou eu para ir ao faraó?… (3:11)
 O que vou dizer a eles?… (3:13)
 Eles não vão acreditar em mim… (4:1)
 Nunca fui bom para falar… (4:10)
 Tenho muita dificuldade em me expressar… (4:10)
Toda vez que Moisés apresentava uma objeção ao chamado de Deus, a resposta de Deus era perfeita. Mas Moisés ainda estava com medo! Para alegria de Moisés, Deus não aceitou os seus “NÃOS” como resposta para o seu chamado. Embora com medo, Moisés finalmente fez a única coisa que nos ajuda quando estamos indecisos com relação ao nosso futuro: Ele confiou em Deus, naquele que conhece o nosso futuro nos mínimos detalhes. Ele decidiu perseverar pelo poder da fé!
Quando Moisés decidiu confiar em Deus, ele concordou em atender ao Seu chamado, deixando sua zona de conforto e voltando para o Egito. A consequência disso tudo foi que os filhos de Israel foram libertos das mãos destruidoras de faraó.
Não murmure e nem se subestime. Deus o chama neste dia para ser um novo gigante da fé. Supere a insegurança do futuro e confie incondicionalmente em Deus. Persevere pelo poder da fé. Você nunca estará sozinho no caminhada dos novos desafios que Deus estabeleceu para sua vida. Observe o que Ele disse a Moisés:
“Deus lhe respondeu: Eu estarei com você…” (Êxodo 3.12a)
Conclusão:
Moisés não queria deixar o Egito, pois era tudo o que ele conhecia. Mas se não tivesse saído de lá, jamais teria conhecido a experiência da sarça ardente. Ele não queria deixar o deserto de Midiã. Mas se não tivesse deixado o deserto, jamais teria visto Deus abrir o Mar Vermelho ou libertar o seu povo. Jamais teria conversado com Deus face a face.
Por 40 anos, Moisés se beneficiou com tudo o que o Egito tinha a oferecer. Mas só depois que deixou o Egito pela primeira vez foi que começou a aprender o que realmente era importante. E foram necessários outros 40 anos no deserto para Moisés descobrir como Deus pretendia usá-lo. Até lá, ele foi quebrantando e refeito por Deus. Aprendeu a ser humilde.
Muitas pessoas tem tanto medo de assumir um risco que passam a vida toda no Egito, na terra do INSUFICIENTE. Poucas pessoas se dispõem a sair de sua zona de segurança e, consequentemente, entram no deserto, na terra do SUFICIENTE.
Mas Deus quer mais para nós! Ele quer que nós deixemos o deserto e entremos na terra prometida, a terra do MAIS DO QUE SUFICIENTE.
Moisés decidiu encarar todos os desafios que Deus tinha para sua vida. Moisés decidiu perseverar pelo poder da fé, deixando a sua zona de conforto para desfrutar das coisas sobrenaturais e extraordinárias que Deus já havia liberado sobre a sua vida. Porque perseverou pelo poder da fé, Moisés desfrutou dessa incrível experiência:
“O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo.” (Êxodo 33.11)
Para perseverar pelo poder da fé…
1. Supere as EXPERIÊNCIAS do PASSADO
2. Supere as situações de CONFORTO do PRESENTE
3. Supere a INSEGURANÇA do FUTURO

 

Rolar para o topo