Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Josué – O Passo da Conquista

“PASSOS DE FÉ” | 04/07
JOSUÉ – O PASSO DA CONQUISTA

mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos

“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” (Josué 1.1,2)

Assim como Josué, somos chamados a conquistar pela fé pessoas e lugares designados por Deus. E, de acordo com o que a Palavra de Deus ensina, o que precisamos fazer para dar passos de conquistas?

Para dar passos de conquistas…

1. CREIA que somos VENCEDORES nas batalhas.

“Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.” (Josué 6.1,2)

Jericó foi a primeira cidade que Josué conquistou após a morte de Moisés e o recomeço das conquistas para alcançar a terra prometida quando o povo de Israel saiu do Egito. Depois de 40 anos no deserto, por conta de uma geração incrédula, agora havia chegado a hora de conquistar a promessa. Josué foi um dos poucos que ficaram vivos para desfrutar dessa conquista por causa da sua fé nas promessas que Deus havia feito ao Seu povo. Somente a declaração de Deus sobre o que Ele nos dará é suficiente para vencer as batalhas que enfrentamos. Com fé inabalável, Josué enfrentou os desafios e as batalhas que se interpunham no caminho do cumprimento da promessa divina.

Para dar passos de conquistas…

2. OBEDEÇA toda a ORIENTAÇÃO dada por Deus.

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.” (Josué 1.7)

“Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente. Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor.” (Josué 6.3-6)

A obediência precede as conquistas. Toda vez que o povo não seguia todas as orientações de Deus, eles perdiam as batalhas. A obediência é a prova da nossa fé após ouvir a Deus. Uma Palavra liberada por Deus é o caminho para avançarmos nas conquistas que Ele nos garantiu.

Para dar passos de conquistas…

3. VIVA em SANTIDADE.

“Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.” (Josué 7.13)

O povo havia vencido a primeira batalha para a conquista da terra prometida e estavam entusiasmados por tudo que viram Deus fazer. O povo foi para a segunda batalha certo de que venceria, até por que a cidade que iria ser conquistada era muito menor que Jericó. Mas, para surpresa de Josué, eles não conquistaram no primeiro momento porque havia no meio do povo um infiel, um homem que não viveu em temor diante de Deus levando todo um povo novamente a derrotas. Se não nos santificarmos, perderemos batalhas e prejudicaremos o avanço de povo de Deus.

Conclusão:

Somos do Reino vencedor e temos um rei vencedor, consequentemente somos mais que vencedores. O que nos faz viver como derrotados e com batalhas perdidas? A vida de Josué nos inspira e nos chama para um alinhamento do nosso chamado através da fé, da obediência e da santidade.

Rolar para o topo