Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vida Enraizada

“40 DIAS – VIDA DE DISCÍPULO” | 05/06
VIDA ENRAIZADA

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho e Pra. Tatiana Ramos

“Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.” (Colossenses 2.6-7)

Nestes versículos, Paulo nos exorta a manter uma conexão com Cristo, semelhante àquela que experimentamos no momento da nossa conversão. Ele nos encoraja a permanecermos enraizados em Cristo, estabelecendo nossas vidas nele como uma árvore firme com raízes profundas.

Um discípulo que vive uma vida enraizada não se preocupa com a tempestade, mas navega nela. Não teme o mar revolto; ele anda sobre as águas. Não se apavora com a seca porque sabe que os seus frutos nunca cessarão. Sendo assim, o que podemos aprender sobre vida enraizada? O que uma vida enraizada em Cristo requer dos Seus discípulos?

Uma vida enraizada requer…

1. Um coração HUMILDE.

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2.5-8)

Um coração humilde não faz um discípulo enraizado ser melhor que ninguém, mas faz dele uma pessoa diferente das demais. A humildade é uma virtude essencial para uma vida plena e significativa. É ela quem promove uma conexão verdadeira com Deus e com as pessoas.

Uma vida enraizada requer…

2. Uma FÉ verdadeira.

“Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: ‘Vimos o Senhor!’. Mas ele lhes disse: ‘Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei’. Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: ‘Paz seja com vocês!’. E Jesus disse a Tomé: ‘Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia’. Disse-lhe Tomé: ‘Senhor meu e Deus meu!’. Então Jesus lhe disse: ‘Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram’.” (João 20.24-29)

Oito dias depois, Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, e desta vez Tomé estava presente. Quando confrontado, Tomé reconheceu a divindade de Jesus declarando: Senhor Meu e Deus meu! Em seguida, Jesus reafirmou que Tomé precisou ver para crer, mas felizes são aqueles que não viram e creram. Jesus está disposto a trabalhar em nossa incredulidade, mas não suporta uma fé falsa. Discípulos enraizados possuem uma fé genuína, capaz de crer de forma inabalável mesmo na ausência de sinais visíveis. A Bíblia diz: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. […] Sem fé é impossível agradar a Deus…” (Hebreus 11.1,6a).

Uma vida enraizada requer…

3. Prontidão para SERVIR.

“[Jesus] levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. […] Quando terminou de lavar- lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.” (João 13.4-5;12-15)

Jesus, mesmo sabendo que era o Filho de Deus, cingiu-se com uma toalha, deitou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos. Jesus mostrou aos seus discípulos que, no Reino de Deus, maior é aquele que está pronto a servir.

“A grandeza no Reino de Deus não é medida por quantas pessoas estão a seu serviço, mas a quantas pessoas você está servindo.” (Hernandes Dias Lopes)

Um discípulo que vive uma vida enraizada em Cristo nunca deve se envergonhar de fazer nenhuma coisa que Ele tenha feito. Se Jesus serviu como um escravo inferior, um discípulo enraizado nEle deve estar pronto para fazer o mesmo.

“Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20.28)

“A prontidão para servir está no DNA de um discípulo enraizado em Jesus.”

Conclusão:

Sua vida já está enraizada em Cristo? Suas palavras, ações e atitudes do dia a dia dão mostras de que realmente você vive uma vida enraizada em Jesus? Uma vida enraizada não abre mão de um coração humilde, de uma fé verdadeira e de prontidão para servir.

Rolar para o topo