Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Levante e Reaja para Recomeçar a Vida

LEVANTE E REAJA PARA RECOMEÇAR A VIDA

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito, até mesmo o massacre dos profetas. Jezabel, imediatamente, enviou um mensageiro para ameaçar Elias, dizendo: Os deuses vão castigar você por isso. Vou me vingar de você! Juro que amanhã, à esta hora, você estará tão morto quanto aqueles profetas. Quando Elias percebeu a situação, fugiu para Berseba, no extremo sul de Judá. Deixou seu ajudante ali e caminhou mais um dia no deserto. Chegou até um zimbro, sentou-se à sombra e pediu para morrer: Basta, ó Eterno! Leva a minha vida. Estou pronto para descer à sepultura com meus antepassados! Exausto caiu no sono debaixo do zimbro. De repente, um anjo o acordou e disse: Levante-se e coma! Olhando em redor, para sua surpresa, deparou, perto da sua cabeça, com um pão assado sobre brasas e um jarro de água. Ele comeu e voltou a dormir. O anjo do Eterno voltou, acordou-o e disse: Levante-se e coma um pouco mais. Você tem uma longa viagem pela frente. Ele se levantou, comeu, bebeu e partiu. Sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até chegar a Horebe, o monte de Deus. Chegando lá, entrou numa caverna e dormiu. A palavra do Eterno veio a ele: O que você está fazendo aqui, Elias?” (1º Reis 19.1-9)

Não foi apenas a ameaça de Jezabel que levou Elias ao descontentamento. Outros fatores o levaram a desejar a morte ao invés de continuar sendo usado poderosamente por Deus. Quais foram esses fatores?

♦ Elias olhou para as CIRCUNSTÂNCIAS ao invés de olhar para DEUS

“Jezabel, imediatamente, enviou um mensageiro para ameaçar Elias, dizendo: Os deuses vão castigar você por isso. Vou me vingar de você! Juro que amanhã, à esta hora, você estará tão morto quanto aqueles profetas.” (1º Reis 19.2-3)

♦ Elias AFASTOU-SE de pessoas próximas quando mais PRECISAVA delas

“Quando Elias percebeu a situação, fugiu para Berseba, no extremo sul de Judá. Deixou seu ajudante ali e caminhou mais um dia no deserto.” (1º Reis 19.3)

♦ Elias estava ESGOTADO física e emocionalmente

“Chegou até um zimbro, sentou-se à sombra e pediu para morrer: Basta, ó Eterno! Leva a minha vida. Estou pronto para descer à sepultura com meus antepassados! Exausto caiu no sono debaixo do zimbro. De repente, um anjo o acordou e disse: Levante-se e coma!” (1º Reis 19.4,5)

♦ Elias MASCAROU a sua vida com a AUTO-PIEDADE

“Chegou até um zimbro, sentou-se à sombra e pediu para morrer: Basta, ó Eterno! Leva a minha vida. Estou pronto para descer à sepultura com meus antepassados! Exausto caiu no sono debaixo do zimbro. […] Ele se levantou, comeu, bebeu e partiu. Sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até chegar a Horebe, o monte de Deus. Chegando lá, entrou numa caverna e dormiu. A palavra do Eterno veio a ele: O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho dedicado a minha vida inteiramente ao Senhor dos Exércitos de Anjos. O povo de Israel abandonou sua aliança, destruiu os lugares de adoração e matou seus profetas. Sou o único que restou, e agora estão querendo tirar a minha vida também!” (1º Reis 19.4,8-10)

Elias recebeu a palavra de Deus, levantou-se, obedeceu e reagiu. Sua vida recomeçou. Suas experiências após o seu recomeço mostram o poder de Deus na vida daqueles que se levantam e reagem para viverem uma nova história. Sendo assim, o que podemos aprender com o recomeço de Elias?

Levante e reaja para recomeçar a vida…

1. Porque Deus deseja RECONSTRUIR a sua história

“O Eterno disse: Volte pelo caminho por onde veio, através do deserto, até Damasco. Chegando lá, você deverá ungir Hazael rei sobre a Síria. Depois será a vez de ungir Jeú, filho de Ninsi, rei de Israel. Por fim, você deverá ungir Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder você como profeta.” (1º Reis 19.15-17)

A fim de reconstruir a história do seu povo, Deus libera uma palavra através do profeta Jeremias: “Mas a vocês trarei restauração para curar o incurável…” (Jeremias 30.17)

2. Porque Deus deseja USÁ-LO PODEROSAMENTE

“Cinquenta discípulos dos profetas ficaram observando de longe quando os dois pararam na margem do Jordão. Elias pegou sua capa, enrolou-a e bateu na água. O rio dividiu-se, e os dois atravessaram sobre o chão seco.” (2º Reis 2.7-8)

A bíblia diz: “O Espírito do Eterno, o Senhor, está sobre mim porque o Eterno me ungiu. Ele me enviou para pregar as boas-novas aos pobres, curar os de coração partido, anunciar liberdade aos cativos e o perdão a todos os prisioneiros. O Eterno me enviou para anunciar o ano de sua graça – a celebração da data em que Deus destruiu os nossos inimigos – e consolar todos os que choram; para cuidar das necessidades de todos os que sofrem em Sião e entregar a eles flores de esperança, em vez de cinzas, mensagens de alegria, em vez de notícias de calamidade, um coração de louvor, em vez de espírito angustiado. O nome deles será mudado para Carvalhos de Justiça, plantados pelo Eterno para mostrar a sua glória.” (Isaías 61.1-3)

3. Porque Deus deseja que você deixe um LEGADO de grande valor

“… Elias disse a Eliseu: O que posso fazer por você antes de eu ser levado embora? Peça o que quiser. Eliseu disse: Quero a sua vida duplicada na minha. Quero ser um homem de Deus igual a você. Elias disse: É um pedido difícil. Mas, se você vir quando eu for levado embora, receberá o que pediu. […] Foi o que aconteceu…” (2º Reis 2.9-11)

“Elias disse a Eliseu: O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? Respondeu Eliseu: Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético.” (2º Reis 2.9)

Jabez foi um homem que recebeu este nome por causa das dores da sua mãe. Mas ele não quis deixar um legado de dores para sua geração. Por isso, Jabez fez uma oração que mudou completamente a sua história de vida e que permitiu às futuras gerações desfrutarem de um legado de grande valor: “Jabez orou ao Deus de Israel: Abençoa-me. Sim, abençoa-me! Dá-me terras, grandes extensões de terra. Protege-me com a tua presença. Livra-me do mal. E Deus atendeu ao seu pedido.” (1º Crônicas 4.10)

Conclusão:

Deus não desistiu de nós! Deus não desistiu da nossa vida. Hoje, Ele está nos dando uma oportunidade de escolha: ou levantamos e reagimos para recomeçar a vida, ou continuamos desfrutando o gosto amargo dos problemas da nossa existência debaixo da sombra dos nossos zimbros ou dentro das nossas cavernas escuras e sem vida. Qual será a sua escolha?

Levante e reaja para recomeçar a vida…
1. Porque Deus deseja RECONSTRUIR a sua história
2. Porque Deus deseja USÁ-LO PODEROSAMENTE
3. Porque Deus deseja que você deixe um LEGADO de grande valor

Rolar para o topo