Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Libere o seu Potencial

SÉRIE “UM NOVO AMANHECER” 01|04
LIBERE O SEU POTENCIAL
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Alguns momentos da nossa vida são marcados por fortes experiências, sejam elas extraordinárias ou muito dolorosas. E, diante de momentos marcantes, podemos acabar achando que não é mais possível viver sonhos e expectativas novas.
Que expectativas você tem ainda sobre a sua vida? O que você sonhou que um dia ficou adormecido em uma gaveta, seja do guarda-roupa ou da alma? Será que algo novo ainda pode acontecer? Não deixe que as suas experiências passadas o impeçam de vivenciar o melhor momento da sua vida. Todos os dias vemos o sol nascendo, mas quando de fato o novo sol vai raiar sobre a nossa alma? É possível desfrutar do novo Deus.
Está em suas mãos a capacidade para despertar um novo tempo! Quando você alinha as suas emoções e as coloca diante de Deus, quando você desperta o seu espírito para adorar a Deus, você recebe em suas mãos as chaves para um novo tempo.

A sua vida é a história das suas decisões!

Você precisa tomar decisões em sua vida que não sejam parecidas com o seu passado, mas compatíveis com o seu futuro. Nessa série seremos ministrados nos seguintes temas:
• Libere o seu potencial
• Assuma o seu destino
• Rompa os seus limites
• Crie expectativas sobre o seu futuro
Hoje, vamos receber uma mensagem de Deus que vai despertá-lo a liberar o seu potencial. Para tanto, quero usar um texto escrito pelo apóstolo Paulo aos crentes da igreja de Corinto:
“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”. (1ª Coríntios 2.9)
A palavra “preparou”, que o apóstolo Paulo usou nesse versículo, refere-se a um costume oriental, onde os reis, antes de ingressarem em suas viagens, enviavam pessoas para nivelar as estradas e torná-las transitáveis. Deus está preparando a nossa vida, retirando todas as impurezas, tudo o que atrapalha, todo tipo de esforço desnecessário, para que sejamos aperfeiçoados e maximizados para uma vida extraordinária. O que ainda na sua vida o atrapalha a experimentar o melhor de Deus? Existe uma força dentro de nós que é capaz de mudar o mundo. Ativamos esse potencial quando experimentamos um relacionamento profundo com Deus.
Olhando para o capítulo 17 do primeiro livro de Samuel, podemos aprender com a experiência de Davi como é possível liberar o nosso potencial e viver a vida exponencial que Deus tem para nós.
Para liberar o seu potencial…
1. DESTRUA os RÓTULOS que você recebeu.
“Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e como seu coração é mau; você veio só para ver a batalha.” (1º Samuel 17.28)

Pessoas nos rotulam. Deus nos dá uma identidade!

Enquanto Eliabe rotulava a Davi como alguém presunçoso e incapaz, Davi estava agindo baseado na identidade que ele tinha em Deus. Eliabe era invejoso. Ele não se alegrou com a postura corajosa de Davi. A felicidade Davi foi a sua tristeza. O sucesso de Davi foi seu fracasso. A vitória de Davi foi sua derrota.
Em seu orgulho Eliabe não podia aceitar que Davi recebesse as honras daquela vitória. Afinal, Davi não passava de um simples pastor de ovelhas, enquanto ele, Eliabe, era soldado e guerreiro. Na sua visão egoísta os holofotes deveriam estar sobre ele, e não sobre Davi. Como Eliabe não tinha coragem suficiente para enfrentar Golias, ele colocou em dúvida a motivação de Davi.
Ele rotulou Davi como alguém incapaz. No entanto, Eliabe se esqueceu de algo. Ele se esqueceu que Deus é especialista em quebrar rótulos. Davi tinha sérios motivos para se sentir menor e desprezado:
Era o filho caçula (o irmão mais novo era sempre deixado de lado);
Não era tão grande quanto seus irmãos;
Não tinha voz ativa nas questões da família;
Foi esquecido pelo pai;
Tinha um corpo frágil.
No entanto, Davi nunca acreditou nas mentiras que disseram sobre sua vida. Ao contrário, ele sabia quem era em Deus. Você sabe que é em Deus? Você sabe onde está firmada a sua identidade? Tem muita gente que não sabe quem é em Deus. Tem muita gente acreditando naquilo que as pessoas disseram sobre ela. Tem muita gente aceitando os rótulos mentirosos que lhe deram no passado.

O pior da mentira não é ouvi-las, mas acreditar nelas.

Os rótulos são distorções da nossa verdadeira identidade. Quando você destrói os rótulos e libera o seu verdadeiro potencial, as suas conquistas revelarão quem você verdadeiramente é. Portanto, corte a corda da mentira e libere o seu potencial!

As palavras das pessoas são sementes, mas a Palavra de Deus é decreto!

Para liberar o seu potencial…
2. ENCARE os seus DESAFIOS com CORAGEM.
“Davi disse a Saul: Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele.” (1º Samuel 17.32)
Davi decidiu encarar o gigante com coragem. A semelhança de Davi, não corremos do gigantes. Nós corremos para os gigantes. Os nossos desafios precisam ser encarados com coragem. Como você tem reagido diante de grandes desafios? As suas maiores oportunidades estão escondidas por trás de grandes desafios. Os gigantes não nasceram para abatê-lo, mas para elevá-lo. O que você tem passado de desafiador nesse tempo? Encare seus desafios e libere o seu potencial! Alguém disse o seguinte:

Eu aprendi a voar quando me tiraram o chão!

Corte a corda do medo para liberar o seu potencial.
Para liberar o seu potencial…
3. Permita que Deus TOQUE em seu PASSADO e o CONDUZA para O CRESCIMENTO.
“Davi, entretanto, disse a Saul: Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo.” (1º Samuel 17.34-35)
Qual é a parte mais importante do seu passado? A parte mais importante do seu passado é onde você foi tocado por Deus. A parte mais importante é aquela onde as coisas não ficaram fáceis pra você, mas naquela situação, Deus o fez forte! Enquanto Davi era deixado de lado pela sua casa, era esquecido no campo como um simples tocador de ovelhas, Deus estava tocando em sua vida para transformá-lo no homem que ele seria.
Entenda que tudo o que aconteceu com você pode ser transformado em processo de crescimento. Deus não planeja a sua dor, mas somente Ele pode dar destino às suas lágrimas, porque Ele não desperdiça nenhum sofrimento. A sua maior dor no passado pode ser o maior ministério no presente! Paulo escreveu o seguinte aos crentes de Roma:
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28)
Deus não está em silêncio, Ele está trabalhando! Sendo assim, corte a corda do sofrimento e libere o seu potencial!
Para liberar o seu potencial…
4. Seja DEPENDENTE de Deus.
“O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu. Diante disso Saul disse a Davi: Vá, e que o Senhor esteja com você.” (1º Samuel 17.37)
Você só poderá liberar o seu potencial se a sua identidade for encontrada em Deus. Assim como Davi, os seus desafios o obrigam a enxergar a sua verdadeira identidade. Às vezes tentamos nos fazer de heróis, achando que temos capacidade de superar as situações da vida sozinhos e acabamos destruídos e incapacitados para dar qualquer passo.
Davi não fez treinamento básico no exército. Sua força e treinamento vieram do fato de saber quem Deus é. Qual tem sido a sua fonte de força e coragem? Onde você tem apoiado a sua confiança? A confiança em si mesmo o afasta de Deus.
Reconheça suas fraquezas e mostre-se dependente de Deus, e não existirá gigante que o abaterá. Nenhum dos homens habilidosos do exército de Saul foi capaz de derrotar Golias. Estamos numa situação em que enfrentamos desafios maiores do que nós mesmos. Davi não confiou na sua própria força, capacidade ou habilidade. Ele não era um guerreiro e estrategista e nem se propôs a isso. Davi simplesmente reivindicou servir a um Deus poderoso que era poderosamente capaz de acabar com aquele gigante. Sendo assim, corte a corda da independência e libere o seu potencial!
Para liberar o seu potencial…
5. Seja INFLUENCIADO pelas REFERÊNCIAS CERTAS.
“Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado. Assim tirou tudo aquilo, e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.” (1º Samuel 17.38-40)
Você não vai liberar o seu potencial andando com gente mal resolvida. Pessoas são chaves. Escolha as pessoas certas e você entrará pela porta certa. Não ande com as pessoas do seu passado, mas com as pessoas do seu futuro. A armadura de Saul não servia para Davi. Durante a sua vida, você será desafiado a vestir-se de alguns modelos que não tem a ver com você e nem com o projeto de Deus para a sua vida.
A armadura de Saul estava contaminada pelo orgulho, inveja, soberba, altivez, espírito de rebeldia, ira profunda e vingança. Esse não é o modelo que Deus desejava para a vida de Davi e nem para sua vida. Não tente ser quem você não é. Você é a melhor pessoa para ser você mesmo. Busque referências que o ajudarão a se tornar aquilo que Deus lhe fez para ser. Paulo disse o seguinte:
“Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.” (1ª Coríntios 11.1)
Seja um imitador dos discípulos de Cristo! Portanto, corte a corda dos relacionamentos destrutivos!
Conclusão:

Deus transformará o seu potencial em realização!

“E Davi disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos.” (1º Samuel 17.45-47)
O que Deus começou a fazer em sua vida, Ele vai completar, até que o seu potencial seja revelado. Deus não quer apenas lhe dar vitórias. Deus deseja transformá-lo em vitorioso. Foi assim que aconteceu com Davi:
“Retirando uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão. Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou. Davi correu e se pôs de pé sobre ele; e desembainhando a espada do filisteu acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela. Quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram.” (1º Samuel 17.49-51)

O seu sucesso revelará quem é o seu Deus!

“Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares.” (1º Samuel 18.7)
Para liberar o seu potencial…
1. DESTRUA os RÓTULOS que você recebeu.
 Corte a corda da MENTIRA
2. ENCARE os seus DESAFIOS com CORAGEM.
 Corte a corda do MEDO
3. Permita que Deus TOQUE em seu PASSADO e o CONDUZA para O CRESCIMENTO.
 Corte a corda do SOFRIMENTO
4. Seja DEPENDENTE de Deus.
 Corte a corda da INDEPENDÊNCIA
5. Seja INFLUENCIADO pelas REFERÊNCIAS CERTAS.
 Corte a corda dos RELACIONAMENTOS DESTRUTIVOS

 

Rolar para o topo