Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Tempo de Recomeçar

TEMPO DE RECOMEÇAR
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Certo sábado, quando Jesus ensinava numa sinagoga, apareceu uma mulher enferma por causa de um espírito impuro. Andava encurvada havia dezoito anos e não conseguia se endireitar. Ao vê-la, Jesus a chamou para perto e disse: Mulher, você está curada de sua doença! Então ele a tocou e, no mesmo instante, ela conseguiu se endireitar e começou a louvar a Deus.” (Lucas 13.10-13)
Entra ano e sai ano e, por mais que alguns tentem evitar, é praticamente impossível deixar de se fazer algum balanço; seja da vida pessoal, espiritual ou profissional. Triste é que muitos descobrem que pouca coisa mudou. Há casos em que a coisa piorou, ou por negligência pessoal; ou por motivos alheios à vontade ou em consequência de atitudes ou de pecados do passado.
No texto que lemos, Jesus está ensinando na sinagoga quando entra uma mulher encurvada, com a coluna torta, que passara dezoito anos olhando para o chão, atormentada por um espírito de enfermidade. Ano após ano, aquela mulher entrava naquela sinagoga encurvada e não conseguia se consertar. A rotina de dor, angústia e sofrimento era uma realidade na sua vida. Tudo o que aquela mulher precisava era de uma chance para recomeçar. E o tempo de recomeçar chegou para aquela mulher.
Assim como aquela mulher, talvez você esteja vivendo uma rotina de dores, lutas, enfermidades e sofrimentos que têm ofuscado brilho de dias melhores. Você já não consegue mais encontrar uma luz no fim do túnel. Talvez você esteja encurvado pela tristeza de não encontrar mais sentido para sua vida. Mas, também, assim como aquela mulher, chegou o tempo de recomeçar para você. Hoje é o tempo de recomeçar! Então, de acordo com o texto que lemos e com a experiência daquela mulher, o que você precisa fazer para recomeçar?
É tempo de recomeçar, então…
1. Não deixe a ESPERANÇA morrer
“Certo sábado, quando Jesus ensinava numa sinagoga, apareceu uma mulher enferma por causa de um espírito impuro. Andava encurvada havia dezoito anos e não conseguia se endireitar.” (v.10-11)
Qual é o lado positivo do verso que acabamos de ler? É que aquela mulher nunca parou de tentar melhorar. Há dezoito anos que ela não conseguia se endireitar. O que dá a entender que, dentro desse tempo todo, ela ainda nutria o desejo de se libertar daquela enfermidade. Ainda havia uma faísca de esperança. E de onde vinha essa esperança? De ouvir falar no nome de Jesus. Ela entrou no ambiente onde Jesus estava e não deixou a sua esperança morrer. Ela sabia que Jesus poderia trazer um tempo de recomeço para sua vida.
E você, há quanto tempo você está sofrendo? Quais são as lutas que insistem em não deixar a sua vida? Quais são os dilemas que têm trazido tristeza ao seu coração há muito tempo? Hoje é tempo de recomeçar! Jesus está aqui, e onde Jesus está a esperança de recomeçar não pode morrer. Você não pode sair daqui sem expectativas de um recomeço, você não pode sair daqui da mesma forma ou pior do que quando chegou. Você precisa ter um encontro com Jesus e não deixar a esperança morrer em seu coração.
Seja persistente! Não entregue os pontos! Não perca a oportunidade! Não diga que pra você não tem mais jeito. Hoje é o tempo do seu recomeço. Portanto, não deixe a esperança morrer!
É tempo de recomeçar, então…
2. Nunca perca a sua FÉ
“Esta mulher, uma filha de Abraão, foi mantida presa por Satanás durante dezoito anos. Não deveria ela ser liberta, mesmo que seja no sábado?” (v.16)
Lucas nos diz que ela era “uma filha de Abraão”, ou seja, uma mulher de fé. Ela nunca perdeu sua fé. Nunca deixou de acreditar que Deus, a qualquer momento, poderia virar a sua sorte. Mesmo diante de um problema que a atormentava há dezoito anos, aquela mulher alimentava sua fé em Jesus.
O fato de enfrentarmos problemas não deve ser motivo para duvidarmos que Deus existe e que Ele se importa conosco. Muito pelo contrário, os problemas desta vida são uma oportunidade para exercitarmos nossa fé em Jesus! Em Jesus, não somos livres dos problemas, mas somos livres nos problemas, porque Ele está conosco. O salmista sabia dessa verdade:
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo. A tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23.4)
A vida não é um conto de fadas. Ela tem os seus dias de vale da sombra da morte. Entretanto, havia certeza no coração do salmista de que mesmo no dia ruim, mesmo no dia da enfermidade, mesmo no dia do luto, mesmo no dia do desemprego, mesmo no dia da perda o Senhor estava com ele. Sua fé no Senhor estava em dia! Ele nunca perdeu a sua fé. Infelizmente, somos “experts” em exercitar a nossa fé em tantas coisas que não podem produzir nada de bom em nossa vida, mas temos muita dificuldade de exercitar a fé naquele que pode todas as coisas, naquele que tem todo poder no céu e na terra: Jesus! O apóstolo Paulo, agradecendo o cuidado e as ofertas da igreja de Filipos, fez a seguinte declaração de fé em Jesus:
“… Aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4.11-13)
Para recomeçar a vida, alimente sua fé em Jesus. Ele nunca o desapontará. Ele nunca o decepcionará! Lembre-se que Ele prometeu aos seus discípulos que estaria com eles diariamente até o fim dos tempos. E a mesma promessa alcança a sua vida também!

Não há como recomeçar a vida sem alimentar a fé em Jesus!

É tempo de recomeçar, então…
3. Receba e Celebre o seu MILAGRE
“Ao vê-la, Jesus a chamou para perto e disse: Mulher, você está curada de sua doença! Então ele a tocou e, no mesmo instante, ela conseguiu se endireitar e começou a louvar a Deus.” (v.12-13)
Há um fato muito interessante aqui. Jesus a chamou para perto. Naquele tempo e naquela cultura, as mulheres sentavam nos últimos lugares da sinagoga e, praticamente, não eram notadas, ainda mais uma mulher com aquela enfermidade. Mas nada foge do olhar atento de Jesus. Nenhum sofrimento passa despercebido dos olhos do Mestre. Nenhuma rejeição fica sem o registro da visão do Rei dos reis.
Aquela mulher atendeu ao chamado de Jesus, Ele a tocou e, no mesmo instante, ela ficou totalmente curada. Seu passo seguinte foi celebrar o milagre recebido. O texto diz que ela começou a exaltar, a elogiar, a louvar a Deus! Tudo começou porque Ela ouviu o chamado de Jesus e não endureceu o seu coração. A Bíblia diz:
“Assim como diz o Espírito Santo: hoje, se vocês ouvirem a voz de Deus, não endureçam o coração…” (Hebreus 3.7-8)
Jesus viu aquela mulher em meio a tantas outras pessoas naquela sinagoga e Ele vê você também aqui nesta noite. Ele está chamando você para perto, Ele está chamando você para recomeçar a vida, mas a decisão de atender ao chamado é única e exclusivamente sua. Se você atender ao chamado de Jesus, você receberá o primeiro e grande milagre da sua vida: a salvação, a vida eterna. Você já sairá daqui vivendo o tempo do recomeço e com certeza vai celebrar a sua nova vida em Cristo Jesus! Por isso…

Receba e celebra o seu milagre entregando sua vida para Jesus!

Conclusão:
Aquela mulher teve uma única oportunidade de recomeçar a vida, e ela não a desperdiçou! Depois daquele dia, Jesus não voltou mais àquela sinagoga. Um novo dia raiou na vida daquela mulher e ela pôde olhar para cima e reconhecer a oportunidade que Deus lhe deu para RECOMEÇAR.
É tempo de recomeçar, então…
1. Não deixe a ESPERANÇA morrer
2. Nunca perca a sua FÉ
3. Receba e Celebre o seu MILAGRE
Hoje é tempo de recomeçar! Não perca a oportunidade de recomeçar a vida entregando-se para Jesus, colocando nele toda a sua esperança, alimentando cada dia mais a sua fé nele, recebendo e celebrando, dia após dia, os seus milagres.

 

Rolar para o topo