Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Livre-se do Engano (22/03/2015 – noite)

LIVRE-SE DO ENGANO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Quando Jesus saiu, correu para ele um homem, que se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?… Jesus lhe perguntou: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus… Conheces os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe… Ele, porém, lhe respondeu: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude… Olhando para ele, Jesus o amou e disse-lhe: Uma coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me… Mas ele, abatido por essas palavras, retirou-se triste, porque possuía muitos bens.” (Marcos 10.17-22)
De todas as pessoas que vieram a Cristo, esse homem é o único que saiu pior do que chegou. Ele foi amado por Jesus, mas, mesmo assim, desperdiçou a maior oportunidade da sua vida por decidir viver no engano. Ele tinha tudo para ser feliz, mas seu coração ainda estava vazio. Seu dinheiro, seu nome, sua reputação, não conseguia preencher o vazio interior da sua alma. Por isso, foi procurar a Jesus.
Quando foi a Jesus, estava ansioso por encontrar algo que não encontrou em nenhum outro lugar. Nada satisfazia seus anseios. Ser rico não bastava, ser honesto não adiantava, ser um cumpridor de boas obras não era suficiente, ser um bom religioso não lhe garantia a vida eterna, ele precisava de algo a mais que o fizesse se sentir plenamente satisfeito.
Ele não tinha a convicção de possuir a vida eterna, a despeito de viver uma vida correta aos olhos dos homens. Ele queria ser salvo. No entanto, a despeito do fato de ter vindo à pessoa certa, de ter abordado o tema certo, de ter recebido a resposta certa, ele tomou a decisão errada. Ele decidiu continuar vivendo enganado. Ele amou mais a sua riqueza que a Deus, mais a terra do que o céu, mais os prazeres transitórios desta vida do que a salvação da sua alma.
Sendo assim, quais foram os enganos que fizeram que esse jovem rico saísse da presença de Jesus pior do que chegou? Quais eram os enganos desse jovem que poder ser os seus?
1. Ele estava ENGANADO a respeito da SALVAÇÃO.
Ele viu a salvação como uma questão de mérito e não como um presente da graça de Deus. Ele perguntou:
“Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Marcos 10.17)
Seu desejo de ter a vida eterna era sincero, mas estava enganado quanto à maneira de alcançá-la. Ele queria obter a salvação por obras e não pela graça. A salvação não consiste daquilo que fazemos para Deus, mas do que Deus fez por nós na cruz do calvário. A obra de salvação não é a partir do homem que faz, mas sim a partir do Deus que fez.
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9)
2. Ele estava ENGANADO a respeito da sua vida RELIGIOSA.
Ele era um bom religioso que cumpria os mandamentos da lei.
“Conheces os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe… Ele, porém, lhe respondeu: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude… Olhando para ele, Jesus o amou e disse-lhe: Uma coisa te falta… ” (Marcos 10. 19-21a)
Este jovem conhecia e guardava todos os mandamentos desde a sua infância. Jovem inteligente, mas que ficou atordoado com uma colocação de Jesus: ainda te falta uma coisa. O jovem rico pensou que guardava a lei, mas havia quebrado os dois principais mandamentos da lei: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo. De nada valia todo conhecimento religioso que havia naquele jovem. Seu conhecimento religioso não lhe dava segurança alguma, só gerava dentro dele uma crise ainda maior.

AQUELE JOVEM NÃO PRECISAVA DE UMA RELIGIÃO, ELE PRECISAVA DE JESUS.

Talvez você entrou aqui nesta noite achando que sabe tudo, que conhece tudo, que já tem tudo, que já possui até mesmo um certo conhecimento religioso. Talvez você entrou aqui, dizendo que já tem até mesmo uma religião. No entanto, Jesus está dizendo a você: AINDA TE FALTA UMA COISA.
3. Ele estava ENGANADO a respeito de quem tinha a PRIMAZIA em seu CORAÇÃO.
“Uma coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me… Mas ele, abatido por essas palavras, retirou-se triste, porque possuía muitos bens.” (Marcos 10.21-22)
Jesus não estava condenando as riquezas como pensam alguns, mas estava apresentando o perigo quando alguma coisa toma o primeiro lugar na vida de alguém. O jovem procurou Jesus a fim de resolver seu problema espiritual, mas quando Jesus lhe disse o que precisava fazer, ficou muito triste, e saiu pesaroso.
As riquezas tinham ocupado o lugar de Deus no coração daquele jovem. Quando isso acontece com alguém, de fato a infelicidade passa a ser o principal sentimento nutrido no coração. O que é que tem tomado o lugar de Deus no seu coração? Quais são os ídolos do seu coração que você precisa renunciar para alcançar a vida eterna? A vida eterna começa com Deus no centro do nosso coração.
Conclusão:
Hoje, Jesus está aqui, pertinho de você. A Salvação está ao seu lado. Não faça como aquele jovem. Não saia da presença de Jesus pior do que você chegou. Não escolha continuar sendo enganado por conceitos falsos. Hoje é o seu grande dia.

A salvação é de GRAÇA e pela GRAÇA. Você não MERECE, mas assim mesmo JESUS te OFERECE.

Rolar para o topo