Invista em seu Relacionamento com a sua Igreja Local (19/03/2015 – quinta)

Série: INVISTA – 04/05
INVISTA EM SEU RELACIONAMENTO COM SUA IGREJA LOCAL
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
Em continuidade à série INVISTA, hoje vamos dar ênfase na importância de investir na igreja local, participando e servindo com alegria, por entender que a igreja é um presente de Deus para nos ajudar e fortalecer na caminhada com Ele. Veremos que para nos abençoar Deus se utiliza de métodos, pessoas e diferentes meios, mas o mais extraordinário deles é a igreja. Mais especificamente a igreja local. Por meio dela somos abençoados e nos tornamos abençoadores ao valorizarmos o privilégio dessa comunhão, e o quanto perdemos se desprezarmos ou negligenciarmos a nossa participação.
A igreja é um meio de graça para nos comunicar as bênçãos de Deus e, consequentemente, às pessoas ao nosso redor, crentes ou não. Há muitos benefícios que recebemos por participar da igreja. Por isso, é e fundamental importância que você invista em seu relacionamento com sua igreja local.
Invista em seu relacionamento com sua igreja local pois…
1. A Igreja tem as CHAVES do REINO dos CÉUS
“Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus.” (Mateus 16.19)
Ter as chaves significa ter autoridade para abrir uma porta e permitir o acesso para determinado lugar ou esfera. Representa a autoridade exclusiva da igreja para pregar o evangelho de Cristo por meio de seus membros. Isso a torna a instituição mais relevante sobre a terra, pois é a única que tem a mensagem e o poder que podem abrir as portas do reino dos céus aos homens, transformá-los e mudar seu destino eterno. Quanto mais membros a igreja local tem, maior será o seu potencial para evangelizar, enviar missionários e exercer misericórdia para com os necessitados.
As nossas células, espalhadas por todo o bairro e cidade, estão abrindo as portas do reino dos céus para cumprir a grande comissão. Por isso eu digo que vale a pena investir no relacionamento com a igreja local, pois somente ela tem as chaves do Reino dos céus para aqueles que estão perdidos sem Jesus.
Invista em seu relacionamento com sua igreja local pois…
2. A Igreja é um lugar de PROTEÇÃO
“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados.” (Hebreus 10.25-26)
A comunhão na igreja é necessária para que ninguém se afaste e desvie da fé. Abandonar a comunhão é a pior atitude que o crente pode tomar. Devemos cuidar uns dos outros à medida que a volta de Cristo se aproxima, para nos mantermos em comunhão e para que ninguém se isole e seja destruído por viver em pecado. A Célula é um ambiente dessa comunhão protetora e de intimidade para nos manter unidos e firmes.
Outro elemento de proteção espiritual da igreja é a autoridade para disciplinar os filhos de Deus, com o objetivo de levá-los à restauração de vida, à reconciliação uns com os outros, impedir que o pecado se espalhe contaminando os demais e, proteger a pureza da igreja e a honra de Cristo. A Bíblia diz:
“Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.” (Mateus 18.15-17)
Estarmos juntos, cuidando uns dos outros, nos coloca sob proteção e sob disciplina. Se a igreja como corpo não disciplinar os membros visando o bem, o Senhor mesmo o fará. Vale a pena investir no relacionamento com a igreja local, pois ela é um lugar de cuidado e de proteção.
Invista em seu relacionamento com sua igreja local pois…
3. Igreja é um lugar de ENCORAJAMENTO
“E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.” (Filipenses 1.14)
As lutas do apóstolo Paulo tiveram efeito positivo na igreja de Filipos. Na comunhão da igreja local nos encorajamos mutuamente a permanecer firmes na luta contra o pecado e o Diabo, compartilhando experiências de vida, admoestando e desafiando. Na igreja estabelecemos relacionamentos significativos de amizade e discipulado, em que um incentiva o outro a não desistir e a avançar para o crescimento.
Nos cultos recebemos palavras vindas diretamente de Deus para nos guiar e corrigir. A igreja é uma comunidade de amor, um presente de Deus para nos ajudar em nossa caminhada diária. Faça um alto investimento em seu relacionamento com sua igreja local, pois, segundo a Bíblia e as experiências que vivenciamos, ela é um lugar de encorajamento.
Invista em seu relacionamento com sua igreja local pois…
4. A Igreja é um lugar da MANIFESTAÇÃO de Deus através DONS ESPIRITUAIS
A riqueza espiritual que existe no corpo de Cristo é algo imensurável. Ela nos é transmitida pelo exercício da diversidade dos dons espirituais que ele distribuiu a cada um. Quando os dons são usados na comunhão da igreja, as bênçãos acontecem.

  • Devemos servir uns aos outros na igreja com os dons que cada um recebeu de Cristo:

“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (1ª Pedro 4.10)

  • A edificação do corpo de Cristo é um processo que depende do compartilhamento dos dons que recebemos de Deus e que se manifestam quando a igreja está reunida:

“Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.” (1ª Coríntios 14.26)
Somente na igreja, e não individualmente, alcançamos o propósito maior de Deus para nós. Por isso ele estabeleceu na igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para aperfeiçoar os crentes para o serviço cristão, para edificação do corpo, para nos levar ao máximo:
“Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” (Efésios 4.13)
Cada um de nós precisa do dom que Deus concedeu ao outro para cumprirmos o Seu propósito. Por isso, a igreja é o lugar da manifestação de Deus através dos dons espirituais.
Conclusão:
Somente seremos crentes maduros e frutíferos se estivermos em plena comunhão com o corpo de Cristo, que é a igreja. Temos a certeza de bênçãos ao andarmos em união, como disse o salmista:
“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.” (Salmos 133.1-3)
Pergunto: Como você enxerga o seu nível de envolvimento e comprometimento com a Igreja Memorial? Você tem investido de verdade neste relacionamento?
Invista em seu relacionamento com sua igreja local pois…
1. A Igreja tem as CHAVES do REINO dos CÉUS
2. A Igreja é um lugar de PROTEÇÃO
3. Igreja é um lugar de ENCORAJAMENTO
4. A Igreja é um lugar da MANIFESTAÇÃO de Deus através DONS ESPIRITUAIS

 

Rolar para o topo