Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Moisés – O Passo do Relacionamento

“PASSOS DE FÉ” | 02/07
MOISÉS – O PASSO DO RELACIONAMENTO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Pela fé, Moisés abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a ira do rei, pois permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.” (Hebreus 11.27)

Quando olhamos para a vida de Moisés, vemos alguém que chegou em um relacionamento profundo com Deus e que nos inspira a também chegar lá! Sendo assim, o que precisamos fazer para trilhar o caminho do relacionamento?

Para trilhar o caminho do relacionamento…

1. CONHEÇA QUEM DEUS É.

“Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo. ‘Que impressionante!’, pensou. ‘Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto’. O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: ‘Moisés, Moisés!’. ‘Eis-me aqui’, respondeu ele. Então disse Deus: ‘Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa’. Disse ainda: ‘Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó’. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.” (Êxodo 3.1-6)

Moisés é chamado por Deus pelo nome. Isso mostra que foi iniciativa de Deus revelar-se quem ele era a Moisés e, partir dessa revelação, construir um relacionamento pessoal, íntimo e profundo com ele. Moisés descobriu que o conhecimento de quem Deus é enriqueceu a sua compreensão espiritual. Para Moisés conhecer a Deus ele teve alguns referenciais. Antes de Deus ser o Deus de Moisés, Ele foi o Deus de seu pai, de Abraão, de Isaque e de Jacó. Precisamos de referenciais que nos apontem o caminho para conhecermos quem Deus é!

Para trilhar o caminho do relacionamento…

2. CONHEÇA O PODER DE DEUS.

“Ele foi enviado pelo próprio Deus para ser líder e libertador deles, por meio do anjo que lhe tinha aparecido na sarça. Ele os tirou de lá, fazendo maravilhas e sinais no Egito, no mar Vermelho e no deserto durante quarenta anos.” (Atos 7.35,36)

Assim como Moisés foi capacitado por Deus, todos os que trilham o caminho do relacionamento podem buscar a orientação e o fortalecimento no poder de Deus para enfrentar os desafios. Existe mais de Deus para se conhecer do que simplesmente saber quem Ele é! Deus quer que você conheça e experimente o Seu poder.

Para trilhar o caminho do relacionamento…

3. CONHEÇA O CARÁTER DE DEUS.

“Ele manifestou os seus caminhos a Moisés; os seus feitos, aos israelitas.” (Salmos 103.7)

O povo de Israel conhecia os feitos e o poder de Deus, mas a Moisés foi revelado algo mais profundo. Israel conheceu o que Deus fazia, Moisés conheceu o porquê Deus fazia. Diante das diferentes situações pelas quais passou, Moisés conheceu o caráter de Deus diante delas.

Para trilhar o caminho do relacionamento…

4. CONHEÇA A GLÓRIA DE DEUS.

“Então, Moisés disse: Peço-te que me mostres a tua glória. Deus respondeu: Eu farei passar toda a minha bondade diante de você e proclamarei o meu nome, o Senhor, na sua presença. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão. Ele acrescentou: Você não poderá ver a minha face, porque nenhum ser humano pode me ver e continuar vivo. O Senhor prosseguiu: Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, sobre uma rocha. Quando a minha glória passar, eu o porei em uma fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. Em seguida, tirarei a mão e você verá as minhas costas, mas a minha face ninguém poderá ver.” (Êxodo 33.18-23)

Assim como Moisés ansiava por experimentar a glória de Deus, somos convidados a buscar uma comunhão mais íntima com o Criador, permitindo que Sua glória transforme nossos corações e relacionamentos. Conhecer a glória de Deus é essencial para trilhar o caminho do relacionamento.

Conclusão:

Você está disposto a dar esse passo do relacionamento nesta manhã? Então, faça como Moisés procurando conhecer quem Deus é, procurando conhecer o Seu poder, o Seu caráter e a Sua glória. E qual será o resultado?

“Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. Ali ele foi transfigurado diante deles. A sua face brilhou como o sol, e as suas roupas se tornaram brancas como a luz. Naquele mesmo momento, apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.” (Mateus 17.1-3)

Assim como seu pai, Abraão, Isaque e Jacó um dia foram referenciais para ele; agora o próprio Moisés tornou-se um referencial para muitos. Você também não quer ser um referencial de fé dando esse passo de relacionamento com Deus?

Rolar para o topo