Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vida Consagrada

“40 DIAS – VIDA DE DISCÍPULO” | 03/06
VIDA CONSAGRADA

mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos e pelo Pr. Acyr Júnior

“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo. Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” (1 João 2.1-6)

A imitação de Cristo é a prova de que pertencemos a Ele. Cristo não é apenas o nosso Mestre; é também o nosso exemplo. Portanto, qualquer pessoa que diga que é um cristão, que é um discípulo de Jesus, deve viver como Ele viveu.

“Não podemos ter o desejo de permanecer em Jesus, a menos que nos comportemos como Ele.”

A vida consagrada de Jesus deve ser imitada pelos seus discípulos. Por isso, vamos mergulhar em algumas palavras liberadas por Jesus que nos ajudarão a entender que a vida consagrada de um discípulo requer a tomada de algumas importantes decisões. Quais são os requerimentos dessa vida consagrada de um discípulo de Jesus?

Uma vida consagrada requer…

1. Prontidão em RENUNCIAR.

“E disse Jesus aos seus discípulos: se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16.24)

Jesus declara essas palavras em um momento em que os seus discípulos ainda não compreendiam o Seu propósito de resgatar a humanidade através do seu sacrifício na cruz. Jesus, então, repreende Pedro e exige dos seus discípulos prontidão em renunciar.

Uma vida consagrada requer…

2. Andar de acordo com os VALORES de uma nova vida.

“De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8.36)

Quando Jesus nos chama para o discipulado, para viver uma vida consagrada, Ele deseja que andemos de acordo com acordo com os valores de uma nova vida. Para ser discípulo de Jesus é preciso nascer de novo e viver conforme os parâmetros desse novo nascimento. A maneira como as pessoas decidem viver demonstra em que valores elas estão fundamentadas. No contexto do versículo que lemos, Jesus deixa claro que, se a vida estiver pautada em nós, perderemos; mas, se ela estiver pautada nEle, ou seja, nos valores de uma nova vida, ganharemos.

Uma vida consagrada requer…

3. PUREZA de coração.

“Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” (Mateus 5.8)

A pureza é uma qualidade que deve resplandecer na vida de um discípulo que aspira por consagração. Ser puro de coração não se trata apenas de uma aparência externa, mas de um estado interior. É uma pureza que penetra nossos pensamentos, motivações e desejos. Essa pureza de coração começa com a sinceridade diante de Deus. É reconhecer nossas fraquezas, falhas e pecados, permitindo, assim, que a graça divina opere em nós. À medida em que buscamos pureza de coração, encontramos transformação que só o amor redentor de Jesus pode oferecer.

Conclusão:

Jesus, enquanto esteve entre nós, viveu uma vida consagrada. Jesus estava sempre pronto a renunciar, andou de acordo com os valores do Reino de Deus e viveu como um homem puro de coração. Um verdadeiro discípulo de Jesus, que anseia por uma vida consagrada, deve imitar Seu exemplo.

Você está pronto a renunciar, a abrir mão para ser um verdadeiro discípulo de Jesus? Você tem o desejo de andar de acordo com os valores da nova vida que Jesus lhe deu? Será que a forma como você vive mostra que você tem pureza de coração? Se sua resposta for positiva, você está no caminho certo para viver uma vida consagrada.

Rolar para o topo