Moisés – Uma Fé que Vê o Invisível

SÉRIE “FÉ PARA RECOMEÇAR” | 02/08
MOISÉS – UMA FÉ QUE VÊ O INVISÍVEL

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.” (Hebreus 11.27)

“Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei. Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível. Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas. Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.” (Hebreus 11.23-29)

Moisés tinha uma fé que via o invisível e sabia que Deus era suficientemente capaz de fazer tudo aquilo que Ele havia prometido. Ele sabia que Deus não os abandonaria, que Deus não os deixaria. Moisés tinha uma fé que o fazia crer que Deus cumpriria de forma extraordinária cada uma de suas promessas. Isso é ter uma fé que vê o invisível.

“Uma fé que vê o invisível não se move pelas circunstâncias, mas pelas promessas de Deus.”

À semelhança de Moisés e do povo hebreu, Deus não se esqueceu de nós! Sendo assim, o que podemos aprender com Moisés sobre uma fé que vê o invisível?

Uma fé que vê o invisível…

1. Recusa o que é APARENTE para viver o que é ETERNO

“Pela fé Moisés, já adulto, recusou os privilégios da casa real egípcia. Preferiu a vida dura com o povo de Deus, em vez de se entregar à vida fácil de pecados com os opressores. Ele preferiu o sofrimento no arraial do Messias à riqueza dos egípcios, porque enxergava adiante, antecipando a recompensa.” (Hebreus 11.24-26 AM)

Uma fé que vê o invisível…

2. Crê que a PRESENÇA de Deus é SUFICIENTE

“Disse Moisés ao Senhor: Tu me ordenaste: ‘Conduza este povo’, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’. Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo. Respondeu o Senhor: Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso.” (Êxodo 33.12-14)

Sobre essa presença, a Bíblia diz:

“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1.9)

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41.10)

“Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Hebreus 13.5)

“… O Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará.” (Deuteronômio 31.6)

Uma fé que vê o invisível…

3. Vence os OBSTÁCULOS na DIREÇÃO e no PODER de Deus

“Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.” (Hebreus 11.29)

Conclusão:

A fé torna o invisível real. Creia que Deus está presente na sua vida e tudo vai acabar bem. Assim como Moisés, tenha uma fé que seja capaz de ver o invisível mesmo que as circunstâncias à sua volta não sejam favoráveis, mesmo que o tempo seja de medo, dor, sofrimento, angústia, perda, luto ou enfermidade. Preste atenção nesta linda expressão bíblica a respeito da fé de Moisés:

“Desde então, não surgiu nenhum profeta igual a Moisés em Israel, a quem o Eterno conhecesse face a face.” (Deuteronômio 34.10 AM)

Aceite o desafio de viver pela fé em Deus, uma fé capaz de ver o invisível, uma fé que não se move pelas circunstâncias, uma fé que recusa os prazeres deste mundo, uma fé que reconhece que a presença de Deus é suficiente, uma fé que vence todas as coisas na direção e no poder de Deus.

Uma fé que vê o invisível…
1. Recusa o que é APARENTE para viver o que é ETERNO
2. Crê que a PRESENÇA de Deus é SUFICIENTE
3. Vence os OBSTÁCULOS na DIREÇÃO e no PODER de Deus

Rolar para o topo