Noé – Uma Fé que Gera um Novo Começo

SÉRIE “FÉ PARA RECOMEÇAR” | 01/08
NOÉ – UMA FÉ QUE GERA UM NOVO COMEÇO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hebreus 11.7)

“Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas e escolheram para si aquelas que lhes agradaram. Então disse o Senhor: Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos. Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos. O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração. Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais grandes, os animais pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito. A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência. Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta, Deus disse a Noé: Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra. Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior. Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos. E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento. Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.” (Gênesis 6.1-22)

A vida de Noé nos mostra que podemos ter esperança em um novo começo para nós e para nossa família. Para o mundo sem Deus, tudo estava perdido, mas para Noé e sua família, havia promessas de um futuro glorioso. Assim, também, Deus tem um novo começo para você e sua família, um futuro glorioso para aqueles que têm uma fé que gera novos começos. Deus diz a você nesta manhã:

“Sei o que estou fazendo. Já planejei tudo, e o plano agora é cuidar de vocês! Não os abandonarei. Meu plano é dar a vocês o futuro pelo qual anseiam.” (Jeremias 29.11 AM)

Nunca havia chovido sobre a Terra. Para regá-la, Deus enviava um vapor que subia do chão. Portanto, quem acreditaria que as águas viriam de cima? Noé sofreu muitos escárnios por aproximadamente 120 anos em que pregou o arrependimento e a justiça. Nesses anos todos, ninguém, exceto a sua família, acreditou na sua pregação, vindo a ser salva da destruição que veio pelo Dilúvio. Isso só foi possível porque Noé tinha uma fé capaz de gerar um novo começo. E o que podemos aprender com a experiência de fé de Noé?

Uma fé que gera um novo começo…

1. Revela uma vida JUSTA e que ANDA com Deus

“… Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.” (Gênesis 6.9)

“Andar com Deus e viver na prática da Sua justiça é o que nos dá a certeza de que podemos viver novos começos!”

“A fé que gera um novo começo requer que sejamos justos, íntegros e que andemos com Deus.”

Uma fé que gera um novo começo…

2. Revela uma vida que OBEDECE mesmo diante das ADVERSIDADES

“Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. […] Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.”
(Gênesis 6.11,22)

Uma fé que gera um novo começo…

3. Revela uma vida que ZELA em SALVAR a sua FAMÍLIA

“Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.” (Gênesis 6.18)

“Então o Senhor disse a Noé: Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração. […] Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos entraram na arca, por causa das águas do Dilúvio. […] Todos os seres vivos foram exterminados da face da terra; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca.” (Gênesis 7.1,7,23)

Conclusão:

Que homem de fé foi Noé! Uma fé capaz de gerar um novo começo! Creio que este é um dos momentos mais lindos e marcantes na história de vida de Noé e de sua família:

“Então Noé saiu da arca com sua mulher e seus filhos e as mulheres deles. […] Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez. Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão.” (Gênesis 8.18-22)

Noé abriu a porta da arca e contemplou com seus próprios olhos aquilo que havia sido gerado com fé: um novo começo para ele, para sua família e para sua descendência. Noé oferece uma celebração de gratidão a Deus, e o Senhor faz com ele uma nova aliança! Deus não quer dar a você apenas um novo começo. Ele deseja fazer uma nova aliança contigo. Mas, para que isso aconteça, você precisar desenvolver uma fé que acredite em Sua Palavra e em Sua direção! O nosso Deus é um Deus de novos começos! A Bíblia diz:

“… Mergulhe de cabeça no temor do Eterno. É lá que seu futuro está garantido e sua esperança não será frustrada.” (Provérbios 23.18 AM)

Uma fé que gera um novo começo…
1. Revela uma vida JUSTA e que ANDA com Deus
2. Revela uma vida que OBEDECE mesmo diante das ADVERSIDADES
3. Revela uma vida que ZELA em SALVAR a sua FAMÍLIA

Rolar para o topo