Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Moisés – Uma Vida de Superação

SÉRIE “IMPROVÁVEIS” | 01/08
MOISÉS – UMA VIDA DE SUPERAÇÃO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Moisés, o servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como o Senhor dissera. Ele o sepultou em Moabe, no vale que fica diante de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe onde está o seu túmulo. Moisés tinha cento e vinte anos de idade quando morreu; todavia, nem os seus olhos nem o seu vigor se enfraqueceram.” (Deuteronômio 34.5-7)

“Em Israel nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face, e que fez todos aqueles sinais e maravilhas que o Senhor o tinha enviado para fazer no Egito, contra o faraó, contra todos os seus servos e contra toda a sua terra. Pois ninguém jamais mostrou tamanho poder como Moisés nem executou os feitos temíveis que Moisés realizou aos olhos de todo o Israel.” (Deuteronômio 34.10-12)

“Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: O Senhor o repreenda!” (Judas 1.9)

Como podemos saber que Moisés foi um homem improvável? Ele foi lançado num rio quando bebê, cresceu no Egito, mas quando tinha 40 anos tentou libertar Israel no seu braço e assassinou um egípcio. Isso o fez viver como fugitivo por mais 40 anos. Eu pergunto: você usaria um assassino com 80 anos para ser o libertador de uma nação cativa? Com certeza que não. Moisés não era um líder natural. Nada nas passagens bíblicas indica que ele tenha conduzido ou liderado pessoas nos primeiros 80 anos de sua vida. Entretanto, Deus não preparou Moisés de um dia para o outro. Não foi por meio de um acontecimento, mas por meio de um processo. Deus prepara os seus guerreiros com processos, não com fórmulas instantâneas.

Moisés era um homem improvável, que precisou passar pelos processos de Deus sem perder o vigor e a visão. Por isso, ele terminou bem. Ele poderia ter desistido, abandonado o seu chamado. Ele tinha até motivos para fazer isso. Entretanto, Moisés superou tudo o que precisava superar para ser tudo o que Deus queria que ele fosse! Talvez você tenha todos os motivos do mundo para desistir, para abandonar o que Deus tem para você. Mas Deus tem todos os motivos para fazer de você uma ferramenta de libertação, restauração e cura através da sua vida de superação. Como isso é possível? Vamos aprender através da experiência de um homem chamado Moisés.

Para viver uma vida de superação…

1. Prevaleça sobre os seus PRÓPRIOS MEDOS.

“Moisés, porém, respondeu a Deus: Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito? […] Moisés perguntou: Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: Qual é o nome dele? Que lhes direi?” (Êxodo 3.11,13)

“Moisés respondeu: E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O Senhor não lhe apareceu’? Disse, porém, Moisés ao Senhor: Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! […] Respondeu-lhe, porém, Moisés: Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa.” (Êxodo 4.1,10,13)

Moisés precisou prevalecer sobre o medo relacionado a ele mesmo, mas Deus lhe respondeu assegurando a Moisés o Seu propósito. Moisés precisou prevalecer sobre o medo relacionado a Deus, mas o Senhor o encorajou com a Sua presença. Moisés precisou prevalecer sobre o medo relacionado com os outros, mas Deus demonstrou a ele o Seu poder e comprometimento. Moisés precisou prevalecer sobre o medo relacionado à sua capacidade, mas Deus forneceu a ele um parceiro. Moisés precisou superar suas próprias limitações.

Para viver uma vida de superação…

2. Liberte-se do seu PASSADO.

“Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.” (Hebreus 11.24-25)

Moisés não ficou acomodado no Egito, apesar de tudo o que possuía ali. Mais tarde, depois de 40 anos vivendo na dependência do sogro, Moisés superou a acomodação e destruiu as pontes que o ligavam a Jetro. Moisés decidiu libertar-se do seu passado para avançar para o seu futuro.

“Quem não se liberta do seu passado não está apto para viver o novo de Deus!”

Para viver uma vida de superação…

3. Decida abandonar a sua INDEPENDÊNCIA de Deus e das pessoas.

“E o Senhor disse a Moisés: Reúna setenta autoridades de Israel, que você sabe que são líderes e supervisores entre o povo. Leve-os à Tenda do Encontro, para que estejam ali com você.” (Números 11.16)

“Então Moisés lhe declarou: Se não fores conosco não nos envies.” (Êxodo 33.15)

O tempo todo Deus orientou Moisés a não andar sozinho. Em um determinado período de sua vida, Moisés até achou que poderia fazer tudo sozinho. Ele era profeta, líder, juiz, médico. Ele passava 24 horas resolvendo os problemas das pessoas. Ao mesmo tempo Moisés nos ensina a nunca perdermos a dependência de Deus. Inclusive o povo observava o tempo em que Moisés passava com Deus e isso transformava mais do que qualquer sermão. Enfim, Moisés aprendeu a ouvir e a obedecer a voz de Deus.

“A independência de Deus leva as pessoas ao fracasso, ainda que tenha cara de sucesso.”

Para viver uma vida de superação…

4. Não tolere MURMURAÇÕES.

“Moisés ouviu gente de todas as famílias se queixando, cada uma à entrada de sua tenda.” (Números 11.10)

“Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e Arão, e toda a comunidade lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!” (Números 14.2)

Moisés passou 40 anos no deserto com um povo que só sabia reclamar. Porém, Ele se recusou a ser contaminado pelas murmurações daquela gente. Moisés resolveu não tolerar murmurações. Isso foi de grande valia no seu processo de superação. Alguém disse o seguinte:

“Você se torna escravo daquilo que você tolera.”

Para viver uma vida de superação…

5. Vença toda e qualquer INCREDULIDADE.

“O Senhor respondeu a Moisés: Estará limitado o poder do Senhor? Agora você verá se a minha palavra se cumprirá ou não.” (Números 11.23)

“A dúvida é natural do ser humano, mas a incredulidade é uma escolha.”

Moisés enfrentou mar, fome, sede, frio, viagens, desertos e desafios incontáveis. Sem dúvida, foi um dos homens que mais enfrentou e venceu situações denominadas “impossíveis”. Além das situações impossíveis, Moisés teve que vencer toda e qualquer incredulidade. Nos capítulos 13 e 14 do livro de Números, encontramos Moisés escolhendo e enviando doze espiais à terra de Canaã. Dois espias voltaram com um relatório otimista, mas dez espiais voltaram com um relatório pessimista que contagiou todo o povo de Israel. Moisés precisou vencer a incredulidade dos dez espias e a incredulidade do povo de Israel potencializada pelo relatório desses espias.

“Cuidado, pois a incredulidade é altamente contagiosa.”

Conclusão:

Para viver uma vida de superação…
1. Prevaleça sobre os seus PRÓPRIOS MEDOS.
2. Liberte-se do seu PASSADO.
3. Decida abandonar a sua INDEPENDÊNCIA de Deus e das pessoas.
4. Não tolere MURMURAÇÕES.
5. Vença toda e qualquer INCREDULIDADE.

Rolar para o topo