Não Ande Ansioso
NÃO ANDE ANSIOSO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: Que vamos comer? ou que vamos beber? ou que vamos vestir? Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.25-34)
“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.” (Filipenses 4.4-9)
A Bíblia trata do tema da ansiedade com muita seriedade e responsabilidade. Jesus sabia que padeceríamos de muitas aflições nesse mundo e não nos deixou sem orientação para lidar com elas. Assim como uma bússola nos aponta o caminho quando estamos perdidos, assim a Palavra de Deus nos orienta, fornecendo direcionamentos importantes para todas as questões da nossa vida. Se você está vivendo momentos difíceis, lutando contra a ansiedade, observe essas “bússolas da fé” que podem ajudá-lo em toda a sua jornada, principalmente em momentos de grandes inquietações:
Não ande ansioso…
1. Você tem um Pai que cuida de você.
“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6.26)
Deus nos ama. Ele se importa. Ele cuida de nós. Nós temos um Pai e podemos levar nossas questões a Ele: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1ª Pedro 5.7).
Não ande ansioso…
2. Esteja conectado a pessoas que amam a Deus.
“A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra. O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar.” (Provérbios 12.25-26)
Não se isole! Não se afaste da sua célula! Uma das estratégias do diabo é fazer com que a gente se afaste das pessoas, pois sempre ficamos mais vulneráveis quando estamos sozinhos. Quando estamos conectados a pessoas que amam a Deus podemos ser fortalecidos, encorajados, animados e revigorados para continuar a jornada.
Não ande ansioso…
3. Viva um dia de cada vez.
“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34)
Faça um esforço para não gastar energia com coisas que você não pode resolver e com coisas que você nem sabe se vão acontecer. Muitos motivos que nos deixam ansiosos nunca chegarão a acontecer de fato. São preocupações futuras que só existem na nossa mente. Quantas vezes você já se preocupou com coisas que nunca vieram a acontecer? O futuro não nos pertence. Não podemos acrescentar nem um dia a nossa própria vida. Jesus disse: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mateus 6.27).
Não ande ansioso…
4. Priorize o que possui valor eterno.
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)
O que tem ocupado o topo da sua lista de prioridades? Um bom teste para se fazer quando estivermos ansiosos com alguma coisa é perguntar: Qual a relevância disso daqui a dez anos? A verdade é que grande parte das preocupações que consomem a nossa saúde não possuem valor eterno. Por isso, reorganize suas prioridades. Deus sabe que precisamos resolver questões importantes na nossa agenda essa semana. Deus sabe que precisamos de comida, roupa, água, emprego… A Bíblia vai dizer: “…pois o vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas.” (Mateus 6.32b).
Não ande ansioso…
5. Intensifique sua vida de oração.
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4.6)
Transforme a sua preocupação em oração. Quanto mais você orar menos preocupado você ficará. Invista sua vida numa vida secreta de oração, em momentos devocionais diários de rendição e entrega a Deus. Ore por tudo. Ore sempre. Ore em todas as ocasiões. Ore quando estiver com vontade e quando não estiver. Se estiver contente, ore. Se estiver angustiado, ore ainda mais. Jesus nos forneceu a fórmula quando estava no Getsêmani: “Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente.” (Lucas 22.44a).
Conclusão:
A palavra de Deus ao seu coração nesta manhã é esta: não ande ansioso. Ao invés de andar ansioso, procure colocar em prática tudo aquilo que a Palavra de Deus ensina.
Não ande ansioso…
1. Você tem um Pai que cuida de você.
2. Esteja conectado a pessoas que amam a Deus.
3. Viva um dia de cada vez.
4. Priorize o que possui valor eterno.
5. Intensifique sua vida de oração.