Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Não Se Entregue à Depressão

SÉRIE “EMOÇÕES ALINHADAS” | 05/05
NÃO SE ENTREGUE À DEPRESSÃO

mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos

A depressão pode ser ativada por situações em que as pessoas interpretam como um tempo de desamparo e solidão constante. Dentre os muitos sintomas que revelam depressão, gostaria de destacar os seguintes:

1º Sintoma – DESESPERANÇA crônica.

2º Sintoma – SAUDOSISMO mórbido.

3º Sintoma – DESÂNIMO quanto ao futuro.

Passar pela depressão não significa falta de fé, mas é, muitas vezes, não sabermos lidar com nossas perdas e dores. Vamos acumulando dores e, depois de um excesso de dores guardadas e não processadas, esses sentimentos aparecem em forma de depressão. Mas, como é possível lidar com a depressão? De acordo com a Palavra de Deus, o que podemos fazer para não nos entregarmos à depressão?

Para não se entregar à depressão…

1. Vença o SILÊNCIO.

“Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres.” (Mateus 26.37-39)

O que pode ajudar uma pessoa deprimida é compartilhar com pessoas próximas o que está acontecendo em sua alma. Jesus, ao se sentir angustiado, deprimido, compartilhou com seus discípulos e pediu a sua companhia. O primeiro passo para sair desse estado deprimido é compartilhar a sua dor e pedir ajuda.

“O desabafo é uma necessidade vital para a assepsia da alma.”

Para não se entregar à depressão…

2. Tenha expectativa para o FUTURO.

“Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam.” (Lamentações 3.24-25)

A Palavra de Deus é uma motivação diária que temos porque sempre nos convida a esperar o melhor do alto e nos revela dias melhores em situações que vivemos os nossos piores dias. O Pai sempre termina suas falas com esperança e Nele nós podemos confiar. Permita-se lembrar dos momentos difíceis do passado, viva o presente por meio do poder do sangue de Jesus e fique na expectativa do futuro que Deus prometeu a você. A depressão não lhe roubará as promessas. Em Deus você será preparado para os seus melhores dias. Creia.

Para não se entregar à depressão…

3. Viva UM DIA de cada vez.

“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” (Lamentações 3.22-23)

Jesus nos disse que bastava o mal de cada dia. Não devemos levar para o amanhã o que experimentamos hoje. Você não pode deixar que a depressão dite seu olhar. Viva o hoje. Já estamos entristecidos por dores passadas, se nos enchermos de tristezas possíveis para o amanhã, não teremos força para vencer o hoje e nem o possível amanhã. Viva um dia de cada vez.

Conclusão:

Todos esses passos são possíveis quando…
• Vencemos o silêncio,
• Temos expectativas para o futuro,
• Vivemos um dia de cada vez.

Rolar para o topo