Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Pescadores de Homens

PESCADORES DE HOMENS

mensagem pregada pelo Pr. marcelo Coelho Fernandes

“Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: ‘Vá para onde as águas são mais fundas’, e a todos: ‘Lancem as redes para a pesca’. Simão respondeu: Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes. Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. […] Então Jesus disse a Simão: Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens.” (Lucas 5.1-7,10)

“O bom é o inimigo do excelente.”

Pedro foi um homem rude pescador, transformado por Jesus no grande líder dos discípulos tanto antes de sua queda como depois de sua restauração. Ele foi o grande instrumento de Deus para abrir a porta do Evangelho tanto para os judeus como para os gentios. Jesus o tirou de trás das redes e fez dele um pescador de homens e um pastor de ovelhas. Da mesma forma, Jesus deseja nos tirar de trás das redes da nossa zona de conforto e fazer de nós pescadores de homens. Através do texto que lemos, que lições podemos aprender com Jesus?

Pescadores de homens…

1. Não desperdiçam OPORTUNIDADES.

“Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.” (Lucas 5.1,2)

Quando Jesus viu a multidão que O apertava para ouvir a Palavra de Deus, Ele ficou profundamente comovido. Por isso, Ele não desperdiçou a oportunidade e buscou imediatamente uma maneira de transmitir ao povo a Palavra.

Pescadores de homens…

2. Estão sempre DISPONÍVEIS para Jesus.

“Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.” (Lucas 5.3)

Para cumprir a Sua tarefa de salvar os perdidos, o Senhor quer usar pessoas que já foram salvas por Ele. Naquele tempo Ele estava junto ao lago para dar o pão da vida aos famintos. Ele usou homens e também o barco de Pedro para levar a Sua Palavra às pessoas.

Pescadores de homens…

3. Focam no que realmente IMPORTA.

“Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.” (Lucas 5.2,3)

Esses pescadores estavam ocupados com suas atividades do dia-a-dia, eles estavam realizando uma tarefa necessária, eles estavam lavando as redes. Isso faz parte do trabalho de um bom pescador. Apesar disso, o Senhor Jesus tirou-os desse trabalho necessário e fez com que seus olhares se voltassem para um trabalho muito mais importante e urgente.

Pescadores de homens…

4. Possuem uma visão de EXPANSÃO.

“Tendo acabado de falar, disse a Simão: ‘Vá para onde as águas são mais fundas’, e a todos: ‘Lancem as redes para a pesca’. Simão respondeu: Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes.” (Lucas 5.4,5)

Em uma outra versão, a ordem de Jesus a Pedro foi: agora saiam mais para o fundo. Há uma visão de expansão em águas mais profundas. Existem pessoas que precisam de Jesus que estão além da nossa visão natural. Por isso, é necessário que os pecadores de homens tenham uma visão de expansão.

Há um argumento decisivo para avançar e tentar alcançar ainda mais pessoas, e este argumento é a Palavra de Deus, que nos ordena que devemos ir. Jesus prometeu: “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.18-20).

Pescadores de homens…

5. Creem que a COLHEITA é certa e abundante.

“Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.” (Lucas 5.6,7)

Quando as redes foram lançadas no nome de Jesus, um milagre aconteceu. Um cardume de peixes começou a pular dentro das redes. Eles nunca tinham visto isso antes. Era algo extraordinário. O barco em que estavam não conseguiu comportar a quantidade de peixes. As redes se romperam devido à grande quantidade de peixes.

Conclusão:

O mesmo chamado liberado por Jesus aos seus discípulos no passado é liberado aos seus discípulos hoje: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens.” (Lucas 5.10).

Pescadores de homens…
1. Não desperdiçam OPORTUNIDADES.
2. Estão sempre DISPONÍVEIS para Jesus.
3. Focam no que realmente IMPORTA.
4. Possuem uma visão de EXPANSÃO.

5. Creem que a COLHEITA é certa e abundante.

Rolar para o topo