Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Não Vai Terminar Assim

NÃO VAI TERMINAR ASSIM

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me! Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: Quero. Seja purificado! Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado. Em seguida Jesus o despediu, com uma severa advertência: Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho.” (Marcos 1.40-44)

A partir da experiência do encontro de Jesus com esse homem leproso podemos aprender algumas verdades fundamentais que nos levarão a entender e crer que a nossa história de vida não vai terminar assim. Quais são essas verdades?

Sua vida não vai terminar assim porque…

1. Jesus permite a sua APROXIMAÇÃO.

“Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me!” (Marcos 1.40)

Jesus permite a aproximação de um homem leproso que não podia aproximar-se de ninguém. Além de ser uma doença mais profunda que a pele, que separava a pessoa dos seus relacionamentos interpessoais, que deixava marcas profundas, a lepra era contagiosa. Certa vez, quando os mestres da Lei viram Jesus viram Jesus comendo com os pecadores, acharam um absurdo e perguntaram aos seus discípulos por que Ele estava fazendo aquilo. Jesus ouviu essa indagação e respondeu o seguinte:

“… Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Marcos 2.17)

Sua vida não vai terminar assim porque…

2. Jesus se enche de COMPAIXÃO por você.

“Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão…” (Marcos 1.41)

Marcos nos leva até o coração de Jesus e revela o que o levou a agir na vida daquele homem. Literalmente, a tradução desse verso seria assim: “tocando em suas entranhas ou em seu íntimo”. Jesus se enche de compaixão porque Ele é a disposição de Deus para ajudar o homem sem esperança. Em Jesus, Deus fez uma ponte entre Ele e os excluídos. Você é muito importante para Jesus e, por isso, ele se enche de compaixão, estende a mão em seu favor e lhe diz: sua vida não vai terminar assim. Ele fez isso na vida de outras pessoas:

“Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes.” (Mateus 14.14)

“Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Mateus 9.36)

“Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela. Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: Não chore.” (Lucas 7.12,13)

“Jesus, parando, chamou os cegos e perguntou-lhes: O que vocês querem que eu lhes faça? Responderam eles: Senhor, queremos que se abram os nossos olhos. Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram.” (Mateus 20.32-34)

Sua vida não vai terminar assim porque…

3. Jesus é a SOLUÇÃO para sua vida.

“… Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: Quero. Seja purificado! Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado.” (Marcos 1.41,42)

Jesus atendeu prontamente ao clamor do leproso. Seu toque e sua palavra trouxeram cura. Aquilo que era um problema sem solução na vida daquele homem encontrou solução na pessoa de Jesus. O que era impossível para os homens era possível para Jesus. Sua história não precisa terminar assim porque Jesus é a solução para sua alma aflita, triste e sem esperança. Hoje, Ele está estendendo a mão em sua direção, tocando em suas feridas e liberando uma palavra de vida!

Conclusão:

O que o leproso fez para experimentar a aproximação, a compaixão e a solução de Jesus?

• Ele demonstrou grande DETERMINAÇÃO.

“Um leproso aproximou-se dele…” (Marcos 1.40)

• Ele demonstrou profunda HUMILDADE.

“… e suplicou-lhe de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me.” (Marcos 1.40)

• Ele demonstrou verdadeira FÉ.

“… Se quiseres, podes purificar-me.” (Marcos 1.40)

Sua vida não precisa terminar assim. A despeito de quem você seja ou da dor que esteja vivendo, Jesus permite que você se aproxime dele, Jesus se enche de compaixão pela sua vida porque você é muito importante para Ele. Jesus se coloca como a única solução para sua vida. Tudo o que depende de Jesus para sua vida não terminar assim já está pronto. Agora depende de você. Ele aguarda sua grande determinação, sua profunda humildade e sua fé verdadeira. Hoje é o dia de você dizer a Jesus e a você mesmo: minha vida não vai terminar assim.

Rolar para o topo