Nunca Esqueça das Lições do Deserto

DESERTO – UM LUGAR PARA OUVIR DEUS | 08/08
NUNCA ESQUEÇA DAS LIÇÕES DO DESERTO
mensagem pregada pelo Min. André Severo
“Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais. E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem. Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus. E guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres. Porque o Senhor teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas; terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel. Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre. Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu. Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno; para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, e se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, se eleve o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira; que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem; e digas no teu coração: a minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia. Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do Senhor teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis. Como as nações que o Senhor destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do Senhor vosso Deus.” (Deuteronômio 8.1-20)
1ª Lição – Não esquecer é OBEDECER
No texto que lemos, existem três versículos que resumem a mensagem de Moisés:
“Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais. […] E guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres. […] Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno.” (Deuteronômio 8:1,6,11)
Moisés exorta o povo a não esquecer-se do Senhor. Esquecer-se de Deus é deixar de guardar ou cumprir os mandamentos, juízos e os estatutos do Senhor. Deus está em sua Palavra e não adianta aproximarmo-nos dele com linguagem de bajulação sem obediência. A bíblia diz:
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 7.21)
O verdadeiro amor para com Deus é demonstrado pela obediência. Jesus disse:
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.” (João 14.23,24)

“Quem ama jamais esquece! Quem ama obedece! Quem ama agrada!”

2ª Lição – Não esquecer é RECORDAR o que Deus fez
“E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.” (Deuteronômio 8.2)
Qual foi o objetivo de Deus em conduzir o povo pelo caminho do deserto? Moisés revela:
“E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.” (Deuteronômio 8.3)
Existe um detalhe muito importante: o amor, o cuidado e a disciplina de Deus durante este período. Preste atenção neste relato de Moisés:
“Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus.” (Deuteronômio 8.4,5)
Faça da declaração do povo de Deus a sua declaração hoje:
“Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.” (Salmo 126.3)
3ª Lição – Não esquecer é RECONHECER o que Deus fará
“Porque o Senhor teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas; terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel. Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre.” (Deuteronômio 8.7-9)

“Deus nunca nos dá algo que não presta. Ele é o Deus da qualidade!”

Deus diz que a terra é um presente da sua parte. Podemos confirmar esta verdade através do texto bíblico:
“Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu.” (Deuteronômio 8.10)
Deus, porém, reconhecendo quem é o homem, sabe muito bem que, quando somos abençoados, vivendo momentos de fartura, temos a tendência de ser ingratos. Esquecemos a fonte do nosso sucesso e nossa prosperidade. Geralmente acontece o seguinte:
 Esquecemos de CUMPRIR os MANDAMENTOS de Deus
“Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno.” (Deuteronômio 8.11)
 Esquecemos que DEUS é quem nos tem ABENÇOADO
“Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, e se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, se eleve o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.” (Deuteronômio 8.12-14)
 Esquecemos as BÊNÇÃOS do PASSADO
“Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira; que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem.” (Deuteronômio 8.15,16)
 Esquecemos do PODER de Deus
“E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.” (Deuteronômio 8.17,18)
 Esquecemos que DEUS é o SENHOR da nossa HISTÓRIA
“Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do Senhor teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis. Como as nações que o Senhor destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do Senhor vosso Deus.” (Deuteronômio 8.19,20)
Conclusão:
Cuidado com o esquecimento! Ele pode provocar desastres e perdas irreparáveis. O esquecimento de Deus e das suas bênçãos gera sofrimento e dor. O segredo é que ainda que nos esqueçamos de Deus, Ele jamais se esquece de nós. A Bíblia diz:
“Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.” (Isaías 49.15)
Seja no deserto ou não, nunca se esqueça das lições que Deus tem lhe ensinado. Não esquecer é obedecer a Deus. Não esquecer é recordar o que Deus já fez. Não esquecer é reconhecer que ele ainda tem muita coisa para fazer em sua vida e através da sua vida. Estas são as lições do deserto da vida que você nunca pode esquecer!

 

Rolar para o topo