O Caminho da Cura Emocional
SÉRIE “SALMOS – APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA O DIA A DIA” | 04/07
O CAMINHO DA CURA EMOCIONAL
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: Onde está o seu Deus? Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava. Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar. Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim. Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida. Direi a Deus, minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo? Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: Onde está o seu Deus? Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmos 42)
Nesta composição, o salmista nos revela por que a sua alma estava abatida, em que estado ela se encontrava e qual o caminho que ele percorreu para receber cura emocional. Quais são os fatores que levam o ser humano a ficar doente nas suas emoções?
As emoções adoecem quando…
• O homem fica privado da COMUNHÃO com Deus.
“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” (Salmos 42.1,2)
• O homem se sente ABANDONADO por Deus.
“Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: Onde está o seu Deus? […] Direi a Deus, minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo? Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: Onde está o seu Deus?” (Salmos 42.3,9-10)
• O homem vive preso ao PASSADO.
“Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava.” (Salmos 42.4)
• Um problema leva o homem a OUTRO PROBLEMA.
“A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar. Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim.” (Salmos 42.6,7)
Como estão as suas emoções, saudáveis ou enfermas? A sua alma está abatida? Como você chegou aqui nessa manhã? Assim como o salmista apontou os motivos pelos quais as emoções adoecem, ele, também, no mesmo Salmo, aponta o caminho para a cura emocional.
Para trilhar o caminho da cura emocional…
1. Abra o seu CORAÇÃO para Deus.
“Direi a Deus, minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?” (Salmos 42.9)
Para trilhar o caminho da cura emocional…
2. Reafirme para você mesmo o AMOR soberano de Deus.
“Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim. Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.” (Salmos 42.7,8)
Para trilhar o caminho da cura emocional…
3. Transforme o seu lamento em CÂNTICO.
“Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção…” (Salmos 42.8)
Para trilhar o caminho da cura emocional…
4. Alimente sua FÉ com as bênçãos recebidas no passado.
“Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava. Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmos 42.4-5)
Para trilhar o caminho da cura emocional…
5. Sacie sua SEDE em Deus.
“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? […] Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmos 42.1-2,11)
Conclusão:
O caminho da cura emocional na vida de quem…
• Abre o coração para Deus;
• Reafirma para si mesmo o amor soberano de Deus;
• Transforma o seu lamento em cântico;
• Alimenta sua fé com as bênçãos recebidas no passado;
• Sacia sua sede em Deus.