Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Discipulado que Alinha a Vida

O DISCIPULADO QUE ALINHA A VIDA

mensagem pregada pelos pastores Acyr Júnior e Marcelo Coelho

“O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre.” (Lucas 6.40)

O discipulado de Jesus é um padrão que deve ser seguido por todos aqueles que desejam ser seus discípulos. Portanto, para cumprir todo propósito estabelecido por Deus sobre nós, precisamos alinhar a nossa vida ao discipulado de Jesus. E quais são as características desse discipulado que alinha a vida?

O discipulado que alinha a vida…

1. É aquele que exige RENÚNCIA para seguir Jesus.

Jesus, logo que começou seu ministério, chamou os primeiros discípulos. Aqui vemos claramente a principal habilidade que um discípulo de Jesus precisa ter:

“Caminhando junto ao mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André. Eles lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Jesus lhes disse: — Venham comigo, e eu os farei pescadores de gente. Então eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Pouco mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, o irmão dele. Eles estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e Jesus os chamou. Então eles, no mesmo instante, deixaram o barco e seu pai e seguiram Jesus.” (Mateus 4.18-22)

O discipulado que alinha a vida…

2. É aquele que nos leva a NEGAR nossa própria VONTADE.

Muitos começam a seguir Jesus, mas poucos continuam na caminhada até o fim. A maioria fica pelo caminho, porque seguir a Jesus é confrontador e transformador. Só consegue acompanhar Jesus quem nega a sua vontade:

“Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” (Mateus 16.24-26)

“Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.” (João 6.38)

“Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres.” (Mateus 26.39)

O discipulado que alinha a vida…

3. É aquele que nos faz viver sob a INFLUÊNCIA de Jesus.

Você já deve ter ouvido várias vezes falar sobre o jugo suave de Jesus. Mas será que você entende o que isto quer dizer? O jugo suave de Jesus é a sua influência, o seu domínio, o seu comando sobre a vida de alguém. Preste atenção nestas palavras de Jesus:

“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)

Jesus está nos fazendo dois convites. Cada convite vem acompanhado de uma promessa. A maioria das pessoas fica no primeiro convite e, consequentemente, na primeira promessa.

• Convite: IR ATÉ JESUS. Promessa: ALÍVIO.

• Convite: TOMAR O JUGO DE JESUS. Promessa: DESCANSO.

Conclusão:

O discipulado que alinha a vida…
1. É aquele que exige RENÚNCIA para seguir Jesus.
2. É aquele que nos leva a NEGAR nossa própria VONTADE.
3. É aquele que nos faz viver sob a INFLUÊNCIA de Jesus.

Rolar para o topo