Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Supere as Adversidades

SÉRIE “SALMOS – APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA O DIA A DIA” | 02/07
SUPERE AS ADVERSIDADES

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho

“Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! São muitos os que dizem a meu respeito: Deus nunca o salvará! Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam. Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios. Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo.” (Salmos 3.1-8)

Ao analisarmos o salmo que lemos, percebemos que ele retrata alguém que estava enfrentando um momento de adversidade. O Salmo 3 é o primeiro atribuído a Davi. Ele escreveu este Salmo depois de fugir de Jerusalém, quando seu filho Absalão tomou o trono (2 Samuel 15-18). Não é fácil para um pai perder o seu trono para o filho e ser perseguido por Ele. É uma dor tremenda e Davi escreve este Salmo que é considerado um lamento pessoal. É um apelo ao livramento de Deus em uma situação de adversidade. Conforme esta revelação da Palavra, como podemos superar as adversidades?

Para superar as adversidades…

1. ADMITA que você tem um problema.

“Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim!” (Salmos 3.1)

Para superar as adversidades…

2. Fique LONGE de pessoas PESSIMISTAS.

“São muitos os que dizem a meu respeito: Deus nunca o salvará!”. (Salmos 3.2)

“Pessoas que superam as adversidades abandonam o modo fatalista de viver.”

Para superar as adversidades…

3. SAIBA quem é o seu DEUS.

“Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.” (Salmos 3.3)

Para superar as adversidades…

4. DESFRUTE do cuidado do Senhor.

“Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém.” (Salmos 3.5)

Conclusão:

“Nenhuma adversidade é maior do que o seu Deus.”

Independentemente dos desafios que enfrentamos, Deus é infinitamente maior e capaz de nos guiar, fortalecer e nos dar vitória. Ao reconhecermos essa verdade, encontramos esperança e confiança, sabendo que não estamos sozinhos e que podemos confiar em Sua fidelidade. Então, diante das adversidades, lembre-se de que o seu Deus é maior e está ao seu lado, pronto para lhe conceder vitória sobre as suas adversidades.

Rolar para o topo