Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Encontro que Reacende a Esperança (29/03/2015 – noite)

O ENCONTRO QUE REACENDE A ESPERANÇA
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Jesus desceu do monte, e muitas multidões o seguiram. Então um leproso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse: Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: sim, eu quero. Você está curado. No mesmo instante ele ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse: escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.” (Mateus 8.1-4)
Ao terminar o sermão do monte, Jesus se depara com um leproso ao pé da montanha. Acho muito interessante observarmos esta história de perto. Jesus vinha falando às pessoas acerca de como viver na terra de forma digna. Jesus inicia o capítulo sete falando acerca do julgamento ao próximo.
No capítulo seguinte, acontece o inesperado. Ele vê um homem que se aproximava dele em meio à multidão. Esse homem era leproso! Sem nome, sem identidade, sem nada. Esse texto é um dos textos mais brilhantes e mais tocantes do novo testamento. Ele é mais do que um fato, é um símbolo, um emblema da nossa vida. Esse texto nos apresenta a miséria extrema a que um homem pode chegar. Ele pinta com cores vivas a dolorosa situação em que um ser humano pode se encontrar.
A esperança havia acabado! Até que uma notícia extraordinária chega àquele lugar: Jesus, o Nazareno, estava passando pela Galileia. A esperança daquele homem se reacende ele e, agora, só havia um desejo em seu coração: encontrar-se com Jesus, aquele que poderia mudar sua história.
Da mesma forma, eu e você estamos aqui nesta noite para reacender a esperança de algo em nossa vida que um dia se apagou. O Jesus que encontrou-se com aquele leproso é o mesmo que está aqui, nesta noite, e deseja encontrar-se com você também.
Então, o que faremos para reacender a esperança em meio ao encontro com Jesus?
Para reacender a esperança…
1. Coloque diante de Jesus toda a sua NECESSIDADE.
“Então um leproso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse: Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.” (v. 2)
Aquele homem, depois de receber a notícia de que Jesus passaria pela Galileia, inicia um plano para se encontrar com Jesus. Imagino como aquele homem deve ter ficado para conseguir romper o bloqueio da aldeia e se lançar aos pés de Jesus. Mas em seu coração ele estava convicto de que Jesus poderia curá-lo.
A lepra no Antigo Testamento era um símbolo da ira de Deus contra o pecado. Todos que possuíam esta enfermidade eram considerados, pelos rabinos, que estavam sendo castigados por Deus. A lepra não era apenas uma doença dermatológica, ela atacava a pele, o sangue e os ossos do doente até ele perder as extremidades do corpo. Semelhantemente, o pecado não é algo superficial; ele procede do coração e contamina todo o corpo.
Aquele homem estava sendo afetado em todos os seus sentidos e faculdades, e você também pode estar sendo afetado em todos os seus sentidos e faculdades por causa do pecado. O pecado atinge a mente, o coração e a vontade. Ele atinge os pensamentos, os desejos, a consciência e a alma. Por isso aquele homem resolveu colocar toda a sua necessidade diante de Jesus. E você, não quer colocar todas as suas necessidades diante de Jesus?
Para reacender a esperança…
2. Creia que Jesus pode CURAR sua vida.
“… Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser…” (v. 2)
Aquele homem, possivelmente, já havia ouvido falar de Jesus e de seu poder, pois ele vai, de forma convicta, à sua presença. Se observarmos sua fala perceberemos a total clareza deste argumento. Talvez aquele homem poderia ser um frequentador do templo ou da sinagoga antes da lepra! Talvez aquele homem ouvira rumores sobre Jesus e seus feitos! Na verdade, quando Jesus chegava a um lugar, sua fama chegava primeiro.
Aquele homem vence tudo e todos para receber a cura de Jesus. Sabem por quê? Porque a Lei de Moisés proibia terminantemente a qualquer um que fosse imundo de se aproximar de outras pessoas. A lei dizia que ele precisava gritar: Imundo, imundo, para avisar que era leproso.
Assim é o pecado. Primeiro ele afasta você de Deus, depois ele afasta você das pessoas através do ódio, das mágoas e do ressentimento. Depois, ele o afasta de si mesmo através dos complexos, culpas, medos e frustrações.
Mas aquele leproso tinha enchido seu coração de esperança e Fé. Tinha a convicção de que Jesus podia curá-lo!
A minha pergunta nessa noite aqui é: você tem a convicção de que Jesus pode curá-lo hoje? Há esperança em você a respeito disso ou você entrou aqui sem esperança, sem convicção e sem fé? Creia que Jesus pode curar sua vida!
Para reacender a esperança…
3. Creia que Jesus pode SALVAR sua vida.
“… Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: Sim, eu quero. Você está curado.” (v. 3)
Como já disse no tópico anterior, a lepra representava no Antigo Testamento que o homem possivelmente estava em pecado. Então, para o leproso, não representava apenas uma cura física, mas uma salvação da sua alma. Para ele, era a oportunidade de receber uma nova vida! Se a lepra significava afastamento de tudo, especialmente de Deus, o pecado de hoje também é afastamento de tudo e, especialmente, de Deus!
Sendo assim, podemos compreender que Jesus, não só curou aquele homem fisicamente, mas, também, salvou a sua vida! Jesus trouxe para ele tudo que ele havia perdido. Deu a ele a oportunidade de uma nova escolha.
Se a lepra de ontem era a representação do pecado, o pecado de hoje é a representação da lepra. E Jesus não quer só curar você fisicamente, mas ele, também, quer salvar você e lhe dar uma nova vida.
Conclusão:
Em que momento da sua vida a sua esperança foi apagada? Onde você perdeu a sua esperança? O que aconteceu na sua vida para que você ficasse completamente sem esperança? O mais importante não é o que passou. O mais importante é o que você fará hoje. O mais importante é a decisão corajosa que você vai tomar hoje.
O mesmo Jesus que passou pela vida daquele homem leproso e reacendeu a sua esperança, é o mesmo Jesus que está passando por aqui e deseja reacender a sua esperança também.
Para reacender a esperança…
1. Coloque diante de Jesus toda a sua NECESSIDADE.
2. Creia que Jesus pode CURAR sua vida.
3. Creia que Jesus pode SALVAR sua vida.

 

Rolar para o topo