Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Hábito de Jesus de Agradecer

SÉRIE “HÁBITOS DE JESUS” | 04/05
O HÁBITO DE JESUS DE AGRADECER

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1ª Tessalonicenses 5.18)

O hábito de agradecer era uma prática comum na vida de Jesus. Desde a sua infância, ele cresceu em um ambiente judaico, onde a gratidão era uma virtude altamente valorizada. O hábito de agradecer era uma parte central da vida de Jesus. Ele ensinava e praticava a gratidão. A sua gratidão era um sinal de sua humildade e confiança em Deus, e é um exemplo a ser seguido por todos os que buscam uma vida plena e significativa.

A partir das experiências vividas por Jesus, em que circunstâncias Ele tinha o hábito de agradecer? Como podemos aprender com Jesus sobre o hábito de agradecer? O que a atitude de gratidão de Jesus tem a nos revelar?

O hábito de Jesus agradecer revela…

1. Sua confiança na PROVISÃO do Pai.

“Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes. Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado.” (João 6.11,12)

Jesus pegou os pães e peixes, e, antes de reparti-los, agradeceu a Deus porque confiava na Sua provisão. Milagrosamente, todos são alimentados, e ainda sobram doze cestos cheios de pães e peixes. Você é alguém que confia na provisão do Pai ou vive na murmuração, ansiedade e preocupação com as coisas desta vida? Aquele que tem um coração agradecido nunca desconfia do que Deus pode fazer por ele. A Bíblia fala que Davi era um homem que tinha o hábito de agradecer a Deus porque confiava plenamente em Sua provisão. Em uma de suas composições, o rei Davi escreveu o seguinte: “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.” (Salmo 37.25).

O hábito de Jesus agradecer revela…

2. Sua submissão à VONTADE do Pai.

“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.” (Mateus 26.26-28)

O capítulo 26 de Mateus narra os eventos que levaram à crucificação de Jesus. Em meio a toda essa turbulência, Jesus mantém sua fé em Deus e sua determinação em cumprir a vontade divina. Ele ora ao Pai no Jardim do Getsêmani, pedindo que se afaste dele o cálice da morte, mas convicto de que estava disposto a se submeter à vontade de Deus.

Precisamos aprender a ser gratos a Deus pela oportunidade que Ele nos dá de fazermos parte dos seus planos, ainda que isso nos custe muito caro, ainda que isso nos faça enfrentar crises, perdas e sofrimentos. O hábito de agradecer a Deus está intimamente ligado a submissão à Sua vontade. Se você está disposto a viver uma vida de gratidão a Deus, deve estar disposto também a ser submisso à Sua vontade.

O hábito de Jesus agradecer revela…

3. Sua profunda INTIMIDADE com o Pai.

“Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves…” (João 11.41,42)

Jesus está diante do túmulo de Lázaro e pede que as pessoas removam a pedra daquele sepulcro. A pedra é removida e Jesus ergue seus olhos para o céu e inicia a sua oração agradecendo ao Pai por sempre o ouvir. Perceba que a sentença indica uma ação passada: “porque me ouviste”. Sendo assim, podemos concluir que Jesus, ainda em Betânia, ao receber a notícia da enfermidade de Lázaro, já havia conversado com o Pai, por isso, sabia bem o que aconteceria nos próximos dias. Isso revela para nós que Jesus tinha uma profunda intimidade com o Pai.

Quanto mais profundo for o seu relacionamento com o Pai, mais grato você será. O hábito de agradecer a Deus revela seu nível de relacionamento com Ele.

Conclusão:

Como está sua vida de gratidão a Deus? Você tem o hábito de agradecer a Deus por todas as coisas? Precisamos aprender a agradecer ao Pai por quem Ele é e, também, pelas coisas que Ele faz. Deus é bom o tempo todo. Sua Palavra diz que a sua benignidade dura para sempre e que a sua bondade e misericórdia nos seguem todos os dias da nossa vida.

O hábito de agradecer a Deus continuamente revela que…
 Você confia em Sua PROVISÃO;
 Você é SUBMISSO à Sua vontade;
 Você tem profunda INTIMIDADE com Ele.

Rolar para o topo