Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Impacto do Evangelho

SÉRIE “O REAL EVANGELHO”
O IMPACTO DO EVANGELHO – 5/5

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? Então saíram da cidade e foram para onde ele estava. […] Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: Ele me disse tudo o que tenho feito. Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias. E por causa da sua palavra, muitos outros creram. E disseram à mulher: Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo.” (João 4.28-30;39-42)

Assim como foi na vida da mulher samaritana, o evangelho deve nos impactar de tal forma que desperte em nós um senso de urgência de que outras pessoas experimentem o que nós experimentamos. Como podemos observar na experiência da mulher samaritana, o Evangelho de Jesus Cristo é o único que concede salvação, transforma realidades e promove experiências sobrenaturais.

Olhando para Atos, capítulo 16, versos de 10 a 34, podemos aprender lições preciosas a respeito do impacto do Evangelho. Por que é tão urgente e importante pregar o Evangelho? Por que chegamos à conclusão de que o Evangelho é, de fato, impactante na vida das pessoas?

O impacto do Evangelho…

1. É um ato da GRAÇA SOBERANA de Deus

Atos 16 fala sobre a conversão de três pessoas da cidade de Filipos totalmente diferentes umas das outras, provendo um verdadeiro retrato da eficácia e do poder do Evangelho de transformar vidas.

 A conversão de LÍDIA

“No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que se haviam reunido ali. Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.” (Atos 16.13,14)

 A libertação da JOVEM POSSESSA

“Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações. Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação. Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela! No mesmo instante o espírito a deixou.” (Atos 16.16-18)

 A conversão do CARCEREIRO

“O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Então levou-os para fora e perguntou: Senhores, que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa. E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados.” (Atos 16.29-33)

O impacto do Evangelho…

2. Alcança TODOS OS TIPOS de pessoas

 Deus salva TRÊS RAÇAS diferentes

 Deus salva TRÊS CLASSES SOCIAIS diferentes

 Deus salva pessoas de CULTURAS diferentes

Lídia era prosélita, uma gentia que vivia uma cultura religiosa piedosa dos judeus. A jovem escrava vivia no misticismo mais tosco e o carcereiro acreditava que César era o Senhor.

O impacto do Evangelho quebra os muros das culturas diferentes e alcança todos os tipos de pessoas. Pobres e ricos, religiosos e místicos, ateus e possessos podem ser alcançados pelo impacto do Evangelho. A Bíblia fala sobre o desejo de Deus:

“Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.” (1ª Timóteo 2.3-6)

O impacto do Evangelho…

3. Promove diferentes EXPERIÊNCIAS transformadoras

Lídia era uma mulher piedosa. A jovem escrava era prisioneira de Satanás. O carcereiro era adepto da religião do Estado. Deus nos salva de formas diferentes. Por isso, não podemos transformar a nossa experiência em um modelo para os outros. Embora essas três pessoas tivessem experiências igualmente genuínas, cada uma delas vivenciou uma experiência distinta. Todas se arrependeram. Todas foram transformadas. A Bíblia diz através do apóstolo Paulo:

“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê…” (Romanos 1.16)

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2ª Coríntios 5.17)

O impacto do Evangelho…

4. É poderoso para SALVAR aqueles que se ARREPENDEM

Lídia era uma mulher temente a Deus, uma mulher de oração, mas ainda não era convertida. Deus abriu o seu coração, ela ouviu e atendeu, porque o impacto do Evangelho é poderoso para salvar aquele que se arrepende. O carcereiro foi alcançado pelo impacto do Evangelho após um terremoto. À beira do suicídio, ele pergunta a Paulo: que farei para ser salvo. Então, ele se arrependeu, creu em Jesus e deu provas da sua transformação, porque o impacto do Evangelho é poderoso para salvar aquele que se arrepende. A Bíblia diz:

“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor…” (Atos 3.19,20)

“No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.” (Atos 17.30)

“O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” (2ª Pedro 3.9)

Conclusão:

Será que o Evangelho que vivemos faz diferença na vida de outras pessoas? Será que ele é capaz de causar impacto em uma cidade inteira? Ou será que ainda precisamos viver, de verdade, o real evangelho que é profundo, durável, acessível e que satisfaz? Precisamos sair daqui hoje convictos de que precisamos viver o real Evangelho de Jesus Cristo, aquele que causa impacto na vida das pessoas ao nosso redor. Certa vez disseram o seguinte sobre alguns crentes que estavam vivendo o real Evangelho:

“Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui…” (Atos 17.6)

A nossa vida deve causar um alvoroço na vida de outras pessoas por causa do impacto do Evangelho. Deus ainda continua contando conosco para que outras mulheres samaritanas e outras cidades sejam transformadas pelo impacto do Evangelho.

O impacto do Evangelho…
1. É um ato da GRAÇA SOBERANA de Deus
2. Alcança TODOS OS TIPOS de pessoas
3. Promove diferentes EXPERIÊNCIAS transformadoras
4. É poderoso para SALVAR aqueles que se ARREPENDEM

Rolar para o topo