Olhando para Dentro com Arrependimento

SÉRIE “QUAL É A DIREÇÃO DOS SEUS OLHOS?”
OLHANDO PARA DENTRO COM ARREPENDIMENTO – 4/5

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Salmo 51.1-5)

A Bíblia traz o registro do descontentamento de Deus com relação às atitudes de Davi: “… Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor.” (2º Samuel 11.27)

O que podemos aprender com Davi sobre arrependimento? O que devemos fazer ao olharmos para dentro com arrependimento?

Ao olhar para dentro com arrependimento…

1. Tenha CONVICÇÃO do seu pecado

“Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.” (Salmo 51.3)

Num outro Salmo composto por Davi, ele disse o seguinte: “Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas…” (Salmo 32.5)

Ao olhar para dentro com arrependimento…

2. CONFESSE o seu pecado a Deus

“Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Salmo 51.4)

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.” (Provérbios 28.13)

“Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa do meu pecado.” (Salmo 38.18)

Ao olhar para dentro com arrependimento…

3. Tenha uma NOVA ATITUDE para com Deus

“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmo 51.17)

“O homem que não percebe que precisa de perdão não é cristão.”

Conclusão:

Davi olhou para dentro si com arrependimento e foi restaurado por Deus! Seu arrependimento foi autêntico, verdadeiro e produziu frutos. Quais foram os resultados do arrependimento de Davi?

 Restauração da ALEGRIA da salvação

“Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. […] Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.” (Salmo 51.8,12)

 Desejo de viver para GLÓRIA de Deus

“Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti. Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça. Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.” (Salmo 51.13-15)

Qual é a direção dos seus olhos? O convite de Deus para todos nós hoje é que olhemos para dentro de nós mesmos com arrependimento para que sejamos tratados, curados e restaurados por Ele.

Ao olhar para dentro com arrependimento…
1. Tenha CONVICÇÃO do seu pecado
2. CONFESSE o seu pecado a Deus
3. Tenha uma NOVA ATITUDE para com Deus

Rolar para o topo