O Maior Presente de Todos
O MAIOR PRESENTE DE TODOS
mensagem pregada pelos Pastores Marcelo Coelho Fernandes e Acyr Júnior nos dois cultos simultâneos
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.” (João 3.16 AM)
Todos nós gostamos de ganhar presentes. Presentes trazem alegria, presentes trazem satisfação, presentes trazem um senso de valor. Mas é interessante que, no decorrer do tempo, a alegria, a satisfação e o senso de valor desses presentes vão se acabando. Não há presente material que promova uma alegria que dure para sempre. Não existe nenhum presente que possa satisfazê-lo plenamente durante todos os dias da sua vida. Presentes desta terra perdem o seu valor com o passar do tempo.
Mas hoje quero apresentar a você um presente, que é o maior de todos os presentes. Um presente que traz alegria e satisfação permanentes, um presente cujo valor não se perde com o passar dos dias. Esse presente é uma pessoa e o seu nome é Jesus, o filho de Deus! O texto bíblico diz que Deus amou o mundo de tal maneira que decidiu lhe dar o maior de todos os presentes, o que Ele tinha de melhor, o seu único Filho. E esse mundo não era merecedor desse maravilhoso presente!
O que motivou o coração de Deus quando Ele decidiu dar esse presente? Ele não queria que eu e você fôssemos condenados à morte eterna por causa dos nossos pecados. Por isso, Ele deu Jesus de presente a todos nós! Crendo em Jesus, estamos livres da condenação dos nossos pecados e recebemos de Deus a vida plena e eterna. Paulo, escrevendo aos crentes de Roma, ratifica essa verdade:
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.” (Romanos 8.1,2)
Recusar um presente de alguém é algo muito constrangedor! Por isso, hoje, não recuse o maior de todos os presentes que Deus está dando a você: Jesus! Só Ele é capaz de livrá-lo da condenação dos seus pecados e dar-lhe vida plena e eterna. E, além da vida eterna, o maior de todos os presentes nos garante outras bênçãos maravilhosas.
Em Jesus, o maior de todos os presentes, Deus nos dá…
1. Uma nova IDENTIDADE
Infelizmente, muitas pessoas estão sofrendo de crise de identidade. Sua verdadeira identidade tem sido roubada pela pressão da mídia, pela falha ou abuso dos pais, pelas amizades ou pela cultura dos nossos dias. A identidade do ser humano dos nossos dias tem sido formada muito mais pelas coisas que ele possui do que por aquilo que ele é como pessoa. Entretanto, a boa notícia é que, quando aceitamos o maior de todos os presentes, Jesus, recebemos de Deus uma nova e verdadeira identidade. A bíblia diz:
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2ª Coríntios 5.17)
Isso não significa que já somos perfeitos ou que não cometemos erros, mas significa que recebemos uma nova identidade, não mais baseada em nossas falhas ou pecados, nem numa doença que temos ou tivemos, mas baseada no que somos aos olhos de Deus. Para Ele, começamos uma nova história em nossa vida e, ao contrário do mundo, Ele diz que somos muito valiosos, amados e importantes, a ponto de dar a vida do próprio filho para nos salvar e para nos trazer para perto dele. A Bíblia afirma que agora somos verdadeiros filhos de Deus:
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome.” (João 1.12)
Todos nós temos áreas que sabemos que precisamos mudar, mas não conseguimos. Tentamos melhorar, tentamos mudar, mas simplesmente não conseguimos. Deus sabe disso muito bem, por isso, com a nossa nova identidade de filhos de Deus ele inclui, também, uma segunda bênção maravilhosa.
Em Jesus, o maior de todos os presentes, Deus nos dá…
2. Uma nova CAPACIDADE
Junto com o novo nascimento, nós recebemos de Deus um novo poder, uma nova força, uma nova capacidade para mudar e viver em vitória. Agora, nós não dependemos apenas da força de vontade humana. Nós temos um novo poder dentro de nós e é o Espírito Santo de Deus! A Bíblia diz:
“… porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” (Romanos 5.5)
“Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” (Filipenses 2.13)
Talvez você já tenha tentado mudar a sua vida sozinho, mas viu que não foi capaz e o resultado foi cansaço e frustração. Talvez você pense que precisa mudar a sua vida primeiro para depois aceitar o presente de Deus para sua vida. Não acredite nessa mentira! Sem Jesus isso nunca será possível! Somente com o Espírito Santo, que é dado por Deus quando aceitamos seu presente chamado Jesus, é que somos capacitados para mudar:
“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2ª Timóteo 1.7)
Em Cristo Jesus, Deus nos deu uma nova identidade, mas, também, uma nova capacidade, que nos enche de poder para que a nossa vida possa ser transformada dia após dia.
Em Jesus, o maior de todos os presentes, Deus nos dá…
3. Uma COMUNIDADE de AMOR
Nós não fomos feitos para passarmos por esta vida sozinhos e sem apoio. Na verdade, a razão pela qual Deus criou nos criou é que Ele queria formar uma grande família. A Bíblia diz:
“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.” (Efésios 1.4,5)
Por causa de seu amor, o plano imutável de Deus sempre foi o de nos adotar em sua própria família, trazendo-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo. A ideia é pertencer, e não apenas acreditar. A igreja é uma família. Não é uma organização apenas, ou um clube, ou um empreendimento religioso. A igreja é uma família de muitos filhos que serão cada vez mais iguais a Jesus. Deus criou esta família para o nosso cuidado, para nos dar suporte e prover uma base de apoio para o nosso crescimento. A maioria das pessoas não percebe a necessidade de ser parte da família da igreja, mas o fato é que sem esta família nós somos alguém sem nenhum apoio e sem fundamento. Assim como uma criança precisa de pais e irmãos para crescer saudável, precisamos uns dos outros.
Há 30 anos a Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina existe para ser esta igreja-família, que cuida e edifica a vida uns dos outros. Entendemos que este apoio mútuo funciona muito melhor se acontecer no âmbito de grupos pequenos. Hoje somos uma igreja que possui muitas células, e, através delas, vive o amor de Deus e se empenha para transformar o mundo. Deus é, realmente, um Pai maravilhoso que se preocupa com todos os detalhes da vida dos seus filhos. Por isso, em Jesus, o maior de todos os presentes, Deus nos dá uma comunidade de amor.
Em Jesus, o maior de todos os presentes, Deus nos dá…
4. Um novo DESTINO
“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6.23)
“Que Deus nós temos! E como somos felizes em tê-lo, o Pai do nosso Senhor Jesus! Pelo fato de Jesus ter ressuscitado dos mortos, recebemos uma vida nova e temos tudo na vida, até mesmo um futuro no céu, que começa agora! Deus está atento a nós e ao futuro. O dia em que vocês terão tudo isso está chegando: vida restaurada e integral!” (1ª Pedro 1,3-5 AM)
O destino daqueles que aceitaram o maior de todos os presentes, chamado Jesus, é o céu! Esse pode ser o seu novo destino também! Basta não recusar o presente dado por Deus a você: Jesus! Lembram do verso no início da mensagem? Deus deu Jesus, o maior de todos os presentes, para que ninguém pereça, mas tenha a vida eterna. O destino daqueles que aceitam o presente de Deus, chamado Jesus, é o céu!
A Bíblia diz que o céu é o lugar onde o próprio Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima, onde não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, nem sofrimento. Esse é o destino de todos aqueles que decidiram aceitar Jesus, o maior de todos os presentes, como seu salvador!
Conclusão:
Deus, o Pai, nos amou tanto, nos amou de tal maneira, que nos deu o maior de todos os presentes, Jesus, para que, crendo nele, não perecêssemos, mas tivéssemos a vida plena, abundante e eterna. Em Jesus, o maior de todos os presentes, Deus também nos dá…
1. Uma nova IDENTIDADE
Você se torna filho de Deus
2. Uma nova CAPACIDADE
Você recebe o Espírito Santo
3. Uma COMUNIDADE de AMOR
Você é inserido em uma nova família
4. Um novo DESTINO
Você sabe que vai morar no céu
O que você vai fazer com o presente que Deus está lhe dando hoje? Como você vai responder a tão grande amor? Deus está lhe dando o maior de todos os presentes, Jesus. Você vai aceitá-lo ou rejeitá-lo!