O Poder de um Recomeço

O PODER DE UM RECOMEÇO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito, até mesmo o massacre dos profetas. Jezabel, imediatamente, enviou um mensageiro para ameaçar Elias, dizendo: Os deuses vão castigar você por isso. Vou me vingar de você! Juro que amanhã, à esta hora, você estará tão morto quanto aqueles profetas. Quando Elias percebeu a situação, fugiu para Berseba, no extremo sul de Judá. Deixou seu ajudante ali e caminhou mais um dia no deserto. Chegou até um zimbro, sentou-se à sombra e pediu para morrer: Basta, ó Eterno! Leva a minha vida. Estou pronto para descer à sepultura com meus antepassados! Exausto caiu no sono debaixo do zimbro. De repente, um anjo o acordou e disse: Levante-se e coma! Olhando em redor, para sua surpresa, deparou, perto da sua cabeça, com um pão assado sobre brasas e um jarro de água. Ele comeu e voltou a dormir. O anjo do Eterno voltou, acordou-o e disse: Levante-se e coma um pouco mais. Você tem uma longa viagem pela frente. Ele se levantou, comeu, bebeu e partiu. Sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até chegar a Horebe, o monte de Deus. Chegando lá, entrou numa caverna e dormiu. A palavra do Eterno veio a ele: O que você está fazendo aqui, Elias?” (1º Reis 19.1-9)

O grande profeta Elias precisava recomeçar a vida. À semelhança de Elias, talvez você esteja precisando recomeçar a vida. Qual foi a Jezabel que fez a sua vida paralisar? Quais foram os problemas, as lutas, as dificuldades, as perdas, os medos que fizeram com que você desistisse de viver a vida que Deus sonhou para você? Será que, assim como Elias, você está tomado de medo, pavor e vontade de fugir e morrer?

Então, quais são as lições preciosas que você pode aprender com a experiência de Elias? O que o poder do seu recomeço revela a você, às pessoas ao seu redor e ao mundo?

O poder de um recomeço revela…

1. A inciativa de Deus em RESTAURAR a sua vida

“Quando Elias percebeu a situação, fugiu para Berseba, no extremo sul de Judá. Deixou seu ajudante ali e caminhou mais um dia no deserto. Chegou até um zimbro, sentou-se à sombra e pediu para morrer: Basta, ó Eterno! Leva a minha vida. Estou pronto para descer à sepultura com meus antepassados! Exausto caiu no sono debaixo do zimbro. De repente, um anjo o acordou e disse: Levante-se e coma! Olhando em redor, para sua surpresa, deparou, perto da sua cabeça, com um pão assado sobre brasas e um jarro de água. Ele comeu e voltou a dormir. O anjo do Eterno voltou, acordou-o e disse: Levante-se e coma um pouco mais. Você tem uma longa viagem pela frente. Ele se levantou, comeu, bebeu e partiu. Sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até chegar a Horebe, o monte de Deus. Chegando lá, entrou numa caverna e dormiu. A palavra do Eterno veio a ele: O que você está fazendo aqui, Elias?” (1º Reis 19.1-9)

Elias havia desistido de viver, mas Deus não havia desistido da vida de Elias. Quando lemos o texto percebemos que, por três vezes, Deus tem a iniciativa de restaurar a vida de Elias e dar a ele um recomeço.

Há um poder extraordinário liberado para aqueles que recomeçam a sua história de vida! Por isso Deus o acorda nesta noite e lhe diz: Levante-se e coma, porque eu tenho uma restauração completa para sua vida! O poder de um recomeço revela a iniciativa de Deus em restaurar a sua vida!

O poder de um recomeço revela…

2. O cuidado de Deus em dar um NOVO PROPÓSITO à sua vida

“O Eterno disse: Volte pelo caminho por onde veio, através do deserto, até Damasco. Chegando lá, você deverá ungir Hazael rei sobre a Síria. Depois, será a vez de ungir Jeú, filho de Ninsi, rei de Israel. Por fim, você deverá ungir Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder você como profeta.” (1º Reis 19.15-17)

Deus, através do seu cuidado,  não queria apenas restaurar a sua vida, mas dar um novo propósito a ela. Era com se Deus dissesse a ele: Eu sei Elias que você me serviu a vida toda, eu reconheço os meus feitos através da sua vida, aliás, eu o conheço muito melhor que você mesmo. Eu até entendo seus medos e sua vontade de morrer. E é por isso que, além de restaurar a sua vida, quero dar a ela um novo propósito, um novo significado.

“Ninguém pode receber o que Deus tem especificamente para você.”

O poder de um recomeço revela…

3. A soberania de Deus em MANIFESTAR-SE através da sua vida

“… Elias disse a Eliseu: O que posso fazer por você antes de eu ser levado embora? Peça o que quiser. Eliseu disse: Quero a sua vida duplicada na minha. Quero ser um homem de Deus igual a você.” (2º Reis 2.9)

Quando estava chegando o tempo de ser levado aos céus, Elias perguntou a Eliseu o que poderia fazer por ele. Eliseu não titubeou e desejou a vida de Elias duplicada em sua vida própria vida. Eliseu desejou ser um homem de Deus como Elias. Em outra tradução diz que Eliseu desejou que Elias fizesse dele o principal herdeiro do seu espírito profético. O seu recomeço tem o poder de revelar a soberania de Deus em manifestar-se através da sua vida.

“O seu recomeço com Deus tem um poder extraordinário.”

Conclusão:

O recomeço na vida de Elias permitiu que ele reajustasse a rota da sua existência e reconhecesse o poder de um recomeço revelado na iniciativa de Deus em restaurar a sua vida, no cuidado de Deus em dar um novo propósito à sua vida e na soberania de Deus em manifestar-se através da sua vida. Há poder na vida daqueles que recomeçam com Deus! Por isso, hoje é o dia do seu recomeço com Deus!

O poder de um recomeço revela…
1. A inciativa de Deus em RESTAURAR a sua vida
2. O cuidado de Deus em dar um NOVO PROPÓSITO à sua vida
3. A soberania de Deus em MANIFESTAR-SE através da sua vida

Rolar para o topo