Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Presente da Cruz (02/11/2014 – manhã)

O PRESENTE DA CRUZ
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
Presente é um símbolo visual do amor. Cada um de nós já teve oportunidades de dar e receber presentes. Ganhamos presentes esperados, outros inesperados, uns agradáveis, outros decepcionantes, principalmente aqueles que ganhamos nos amigos ocultos.
Em nossa sociedade consumista, tem se desejado ganhar muitos presentes mais do que doar e, na mesma proporção em que são ganhos, são desprezados e já há procura e desejo de ganhar e ter outros. Um exemplo bem claro pode se observar nas atitudes de nossos filhos: ganham presentes de aniversário e nem usufruem dele, e já nos pedem o próximo da lista.
Queremos receber, acumular presentes e não mais o vemos como símbolo do amor do outro por nós e, sim, uma obrigação do outro em nos satisfazer em nossos desejos e invejas ou uma compra de perdão por não darmos aquilo que não pode ser comprado. Assim somos nós seres humanos, esquecemos que presente não se paga e nem se exige.
Há uma ilustração em que uma pessoa ao receber o presente, antes mesmo de saber o que era, coloca a mão no bolso e pega sua carteira para pagar o presente; a pessoa que ofereceu o presente se entristece porque o outro quis pagar algo que não havia preço, porque era símbolo do amor e, como o amor não há preço, só deve haver gratidão pelo presente recebido. Quantos de nós vivemos a pagar por coisas que são presentes, quantos de nós teimosamente tentamos comprar o amor de Deus, tentando sermos bonzinhos, éticos.
A Bíblia diz em Romanos 6:23 que o que recebemos de natural da vida é a morte, mas Deus quis nos presentear, mesmo sem merecermos, o presente da vida, que é a cruz. Esse presente é pago sim, mas por Jesus. Nessa manhã iremos refletir sobre o presente da cruz e qual o efeito na vida daquele que o recebe.
Quem recebe o presente da cruz…
1 | Muda seu jeito de SER
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” (Romanos 3.23)
A palavra ser significa ter a natureza de. Fomos criados para ser a imagem e semelhança de Deus, mas a tentação de receber mais ou desejar ter o que não se precisa, nos fez perder e deturpar nossa natureza e nossa existência. A Bíblia diz em Romanos 3:23 que todos nós nos tornamos pecadores e separados ficamos daquele que nos criou. Nos tornamos seres independentes, desejamos nós mesmos nos presentear, nos auto sustentar. Só o que recebemos com isso ao final, foi morte, destruição, frustação, fracasso.
Mas Deus não desistiu de sua criação e se de seus propósitos. Ele resolve nos dar um novo presente e que dessa vez nos daria imunidade para não mas sermos contaminados pela astúcia do inimigo de Deus, Satanás. Ele nos deu a cruz. E ao receber a cruz, recebemos nossa essência de volta, retornamos e nos reconciliamos com nosso criador. A cruz muda nossa natureza de rebeldes e nos transforma em filhos obedientes. No livro “SER É O BASTANTE” diz: “Viver a margem da cruz é uma opção contra a vida; é de fato um exercício ao suicídio”.
Mas o contrário dessa afirmação também é verdadeiro, quem recebe o presente da cruz, recebe vida, vida sem fim e com abundância, com qualidade. A cruz nos presenteia com a nossa essência de ser criaturas que existem para glória de Deus.
Quem recebe o presente da cruz…
2 | Muda seu jeito de VIVER
“Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues… e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” (Romanos 6.16-18)
Antes da cruz vivíamos do nosso jeito, agimos por nossa conta e quem mandava em nossas decisões eram nossos desejos. Quem é alcançado pelo presente da cruz, além de voltar a se relacionar com seu criador, muda a maneira que vive para si e para o outro. Quem é alcançado pela cruz aprende que viver é conviver, e na convivência restaurada pela cruz.
Não há mais necessidade de adorar outros deuses, que nada mais é, adoração a si mesmo, porque agora já foi impactado e rendido a maior prova de amor, um Deus todo santo, que vai ao encontro de filhos rebeldes, para oferecer o presente da cruz, quando ainda éramos totalmente rebeldes a Ele.
Não há mais necessidade de adulterar, porque já não é controlado por impulsos temporários de prazer, porque na cruz todos as suas necessidades são saciadas.
A inveja e a cobiça não tem vez, porque a cruz nos faz entender quem somos e por isso não somos picados pela necessidade de ter para ser porque já sabemos que somos.
Não precisamos mais matar o outro para possuir, porque a cruz me faz respeitar e ver o outro não como aquele atrapalho para minhas conquistas e sim um companheiro que compartilhamos conquistas. Não preciso mais roubar, porque já tenho o que preciso e na cruz de nada tenho falta.
No livro “QUAL É SUA OBRA?” O autor diz: “somente pode escolher os melhores caminhos, aqueles que têm suas necessidades básicas supridas”.
A cruz nos liberta da escravidão do pecado, da escravidão de nos saciarmos, porque ser presenteado pela cruz muda a maneira de viver e de enxergar a vida e os outros.
Quem recebe o presente da cruz…
3 | Muda seu jeito de SUPORTAR as DORES temporárias da vida
“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” (Romanos 8.18)
A Bíblia diz que as aflições que passamos agora nem se pode comparar o que viveremos na eternidade. A cruz nos dá esperança que dias melhores virão, a cruz está vazia, mas o túmulo também. A cruz nos ensina que Jesus declarou a morte da morte. Que por mais que passemos por túmulos, será apenas por um período de tempo, porque a cruz venceu a morte.
A Bíblia diz se esperarmos por Jesus somente para esta vida, somos os mais miseráveis dos homens. Deus nos presenteia com a cruz, que tem valores eternos e muitas vezes como Esaú preferimos trocá-la por presentes e alívios temporários. Receber o presente da cruz não significa ausência de dores, mas força para suportá-la, porque para você ter esse presente, Jesus suportou terríveis dores para que as nossas dores fossem dissipadas.

“Deus não é glorificado pelas nossas dores, mas, sim, por nossa postura positiva enquanto sofremos.”

Conclusão:
No início da mensagem falei que presente é o símbolo do amor, o símbolo de Deus para demonstrar seu amor por nós é a cruz. O que você fará com esse presente que Ele lhe oferece? Você e eu temos algumas opções: ignorá-lo e continuar recebendo o salário diário da morte, recebê-lo, mas não usufruir das modificações que ele proporciona ou recebê-lo e viver a vida que Deus tem para você!
Quem recebe o presente da cruz…
1 | Muda seu jeito de SER
2 | Muda seu jeito de VIVER
3 | Muda seu jeito de SUPORTAR as DORES temporárias da vida
Se você ainda não recebeu este presente, você pode fazer hoje, você só precisa reconhecer que necessita dele. Se você já recebeu esse presente, mas ainda não faz parte da comunidade de fé através do batismo, você também pode fazer isso hoje. Se você já recebeu esse presente, já pertence à Igreja de Cristo, mas o tem deixado de lado, está precisando relembrar, desfrutar do presente da cruz, levante-se agora e vamos orar, confessar e renovar o nosso amor por Jesus, aquele que nos presenteou com a cruz.

Rolar para o topo