Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Um Olhar Diferente para as Tempestades da Vida (02/11/2014 – noite)

SÉRIE: FÉ PARA MUDAR – 01/05
UM OLHAR DIFERENTE PARA AS TEMPESTADES DA VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: Vamos para o outro lado… Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam… Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água… Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: Mestre, não te importas que morramos? … Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: Aquiete-se! Acalme-se! O vento se aquietou, e fez-se completa bonança… Então perguntou aos seus discípulos: Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? … Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4.35-41, NVI)
Jesus passou o dia ensinando à beira-mar sobre o reino de Deus. Ao final da tarde, ele deu ordem para os discípulos para entrarem no barco e passarem para a outra margem, para a região de Gadara. Enquanto atravessaram o mar, Jesus, cansado do dia, dormiu e uma tempestade terrível os surpreendeu, enchendo de água o barco. Os discípulos apavorados clamaram a Jesus. Ele repreendeu o vento, o mar e os discípulos. E aqueles homens apavorados com a fúria dos ventos ficaram maravilhosos diante do que Jesus realizou.
Na vida, quantos de nós também não somos surpreendidos pelas tempestades? As tempestades da vida são inesperadas. É um acidente, uma enfermidade, uma crise, um desemprego. Elas não mandam telegramas, elas chegam a nossa vida sem mandar recado e sem pedir licença. As tempestades chegam de forma tão intensa e perigosa que deixam as estruturas da nossa vida abalada. As tempestades põem no chão aquilo que levamos anos para construir:

  • É um casamento edificado com abnegação e amor, que se desfaz pela tempestade da infidelidade conjugal;
  • É um sonho nutrido na alma com tanta dedicação que se transforma num pesadelo;
  • É uma doença incurável que de repente abala a família;
  • É um acidente trágico que ceifa a vida de um ente querido;
  • É um divórcio traumático que deixa o cônjuge ferido e os filhos amargurados;
  • É uma profunda decepção com alguém que você confiava;
  • É uma amizade construída pelo cimento dos anos que naufraga pela tempestade da traição.

As tempestades da vida são perigosas e destruidoras! Elas são inadiministráveis. Não tem como administrá-las com nossas próprias forças. Elas são maiores que as nossas forças. Os discípulos se esforçaram para contornar o problema, mas eles nada puderam fazer. Seus esforços não puderam resolver os problemas. O problema era maior do que a capacidade deles de resolver. Há problemas que nos deixam com uma profunda sensação de impotência. Não temos força para resistir à fúria dos ventos e a força das ondas.
No entanto, quando o problema é maior do que a nossa força, quando não temos capacidade e estratégias para superá-los, precisamos olhar com fé para Deus e depender dele. Porque quando a tempestade está fora do nosso controle, certamente ela não está fora do controle de Deus.
Como você tem olhado para as tempestades da sua vida? Com um olhar de pavor? Com um olhar cético? Com um olhar de incertezas? Com um olhar de desesperança? Com um olhar de desanimo? Com um olhar de fracasso? Se a realidade da sua vida tem essas características alistadas, você precisa de fé para mudar a realidade da visão que você tem das suas tempestades.
Hoje, eu quero lhe ajudar a olhar para suas tempestades com um olhar diferente. Um olhar que exercite sua fé. Uma fé capaz de mudar sua visão e entendimento com relação às coisas que você tem vivido!
Exercite uma FÉ PARA MUDAR olhando para as tempestades da vida como uma…
1 | Oportunidade para EXPERIMENTAR MILAGRES.
Enquanto Jesus dormia, os discípulos se esforçaram para contornar o problema, mas eles nada puderam fazer. Seus esforços não puderam resolver o problema. Foi então que no limite do homem, Deus revela o poder de Jesus.
“Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: Aquieta-se! Acalme-se! O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.” (v.39)
Se não houvesse a tempestade, não aconteceria o milagre. Às vezes é preciso acontecer uma tempestade para que aconteça o milagre. Se você está enfrentando alguma tempestade na vida… Creia que você é um sério candidato a experimentar um milagre. Jesus tem poder para repreender os problemas que nos atacam, a enfermidade que nos assola, a crise que nos cerca, as aflições que nos oprimem. Jesus tem poder para acalmar a tempestade que assola sua vida.
Exercite uma FÉ PARA MUDAR olhando para as tempestades da vida como uma…
2 | Oportunidade para REVELAR a QUALIDADE da sua FÉ.
A qualidade da fé dos discípulos foi revelada por essa tempestade.
“Então perguntou aos seus discípulos: Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?” (v.40)
Revelamos a qualidade e o tamanho da nossa fé quando somos provados pelo Senhor. Os discípulos apesar de tudo o que ouviram, e viram e experimentaram “ainda” tinham uma “pequena fé”. As tempestades têm uma função pedagógica. Elas exigem que exercitemos a fé que possuímos.

  • Onde não há testes, não há aprendizagem.
  • Onde não há aprendizagem, não há crescimento.
  • Onde não há crescimento, não há fé.

Um velho ditado árabe diz: “Somente sol e nenhuma tempestade produz um deserto”
Se a gente nunca tivesse um dia de tempestade, nossa vida seria seca. Nunca teria a oportunidade de amadurecer na fé através das lutas do dia a dia.
Exercite uma FÉ PARA MUDAR olhando para as tempestades da vida como uma…
3 | Oportunidade para APRENDER ALGO NOVO sobre Jesus.
“Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (v.41)
Eles já sabiam que Jesus tinha poder e autoridade para perdoar pecados, curar enfermos e expulsar demônios. Naquela tempestade, os discípulos aprenderam que Jesus tinha autoridade sobre a natureza. Aprenderam algo novo. As tempestades sempre trazem algo novo a respeito de Deus. É na tribulação que conhecemos melhor quem é Deus. Jó viveu essa experiência ao dizer:
“Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem.” (Jó 42.5)
No sofrimento, aprendemos coisas a respeito de Deus que não podemos aprender de nenhuma outra forma. Por isso Ele não impede que enfrentemos as tempestades; Porém ali descobrimos que Ele embarcou no nosso barco para acalmar o temporal da nossa vida.
Conclusão:
Exercite uma FÉ PARA MUDAR olhando para as tempestades da vida como uma…
1 | Oportunidade para EXPERIMENTAR MILAGRES.
2 | Oportunidade para REVELAR a QUALIDADE da sua FÉ.
3 | Oportunidade para APRENDER ALGO NOVO sobre Jesus.

Rolar para o topo