Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Segredo do Contentamento

O SEGREDO DO CONTENTAMENTO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“No dia vinte e quatro do nono mês, no segundo ano do reinado de Dario, a palavra do Senhor veio ao profeta Ageu: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Pergunte aos sacerdotes sobre a seguinte questão da Lei: Se alguém levar carne consagrada na borda de suas vestes, e com ela tocar num pão, ou em algo cozido, ou em vinho, ou em azeite ou em qualquer comida, isso ficará consagrado?’. Os sacerdotes responderam: Não. Em seguida perguntou Ageu: Se alguém ficar impuro por tocar num cadáver e depois tocar em alguma dessas coisas, ela ficará impura? Sim, responderam os sacerdotes, ficará impura. Então disse Ageu: É o que acontece com este povo e com esta nação, declara o Senhor. Tudo o que fazem e tudo o que me oferecem é impuro. Agora prestem atenção: de hoje em diante reconsiderem. Como eram as coisas antes que se colocasse pedra sobre pedra no templo do Senhor? Quando alguém chegava a um monte de trigo procurando vinte medidas, havia apenas dez. Quando alguém ia ao depósito de vinho para tirar cinquenta medidas, só encontrava vinte. Eu destruí todo o trabalho das mãos de vocês, com mofo, ferrugem e granizo, mas vocês não se voltaram para mim, declara o Senhor. A partir de hoje, dia vinte e quatro do nono mês, atentem para o dia em que os fundamentos do templo do Senhor foram lançados. Reconsiderem: Ainda há alguma semente no celeiro? Até hoje a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado fruto. Mas, de hoje em diante, abençoarei vocês.” (Ageu 2.10-19)

Introdução:

Toda falta de alegria, todo descontentamento tem uma causa, e a causa mais profunda de todo descontentamento é o pecado, o pecado da incredulidade. O segredo do contentamento está em abrir mão um a um dos seus pecados de estimação. Enquanto você não estiver disposto a descartá-los, continuará vivendo uma vida de descontentamento, embora pense que esteja vivendo uma vida de contentamento. O profeta Ageu, através do texto que lemos, nos aponta três motivos pelos quais eu e você precisamos desesperadamente descartar os nossos pecados se quisermos viver uma vida de satisfação, plenitude e contentamento.

Para viver uma vida de contentamento, entenda que…

1. O pecado é altamente CONTAGIOSO.

“Se alguém levar carne consagrada na borda de suas vestes, e com ela tocar num pão, ou em algo cozido, ou em vinho, ou em azeite ou em qualquer comida, isso ficará consagrado? Os sacerdotes responderam: Não.” (Ageu 2.12)

“Em seguida perguntou Ageu: Se alguém ficar impuro por tocar num cadáver e depois tocar em alguma dessas coisas, ela ficará impura? Sim, responderam os sacerdotes, ficará impura.” (Ageu 2.13)

O que Deus queria comunicar ao povo através do profeta com essas imagens postas na forma de perguntas? Com a primeira pergunta, esperava-se que o povo concluísse que a santidade não é transferível; consagração não é automático ou por indução. De maneira mais clara, Deus está dizendo que colocar algo puro em contato com algo impuro não altera o estado do que é impuro. Com a segunda pergunta, esperava-se que o povo reconhecesse que a impureza é transferível; corrompe-se por indução. De maneira mais clara, Deus está dizendo que colocar algo impuro em contato com algo puro altera o estado do que é puro.

O pecado é altamente contagioso. É muito mais fácil sermos contaminados por ele do que servirmos para combatê-lo. Portanto, cuidado com amizades, namoros, ambientes, internet, smartphones, passatempos, negócios, etc. Ninguém é forte o suficiente que não possa ser contaminado pelo pecado. Paulo, combatendo o falso ensino de que não há ressurreição, disse: “… Se não há ressurreição, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos!. Não se deixem enganar pelos que dizem essas coisas, pois as más companhias corrompem o bom caráter. Pensem bem sobre o que é certo e parem de pecar. Pois, para sua vergonha, eu lhes digo que alguns de vocês não têm o menor conhecimento de Deus.” (1ª Coríntios 15.32-34).

Para viver uma vida de contentamento, entenda que…

2. O pecado gera CORRUPÇÃO.

“Então disse Ageu: É o que acontece com este povo e com esta nação, declara o Senhor. Tudo o que fazem e tudo o que me oferecem é impuro.” (Ageu 2.14)

O povo dos dias de Ageu estava trabalhando na construção do templo e oferecendo seus sacrifícios em um altar improvisado, mas aquelas atitudes cúlticas não o tornava mais santo e puro aos olhos de Deus. Muito pelo contrário, a atitude do povo, a impureza do povo e a morte espiritual do povo é que contaminava o culto a Deus. Por fora, tudo bonito e bem arrumado, mas, por dentro, havia uma corrupção generalizada causada pelos seus pecados. O povo estava ali para o trabalho e para o sacrifício, mas o coração não estava lá no culto e na obra do SENHOR. Deus não quer o trabalho e o sacrifício de ninguém que não venha de um coração inteiramente dedicado. Deus quer o coração, pois é no coração que guardamos as coisas que mais amamos. Davi, quebrantado pelo pecado cometido, escreveu o seguinte: “Fingimentos te desagradam, uma atuação impecável nada é para ti. Quando meu orgulho é despedaçado é que adoro a Deus de verdade. O coração quebrantado, disposto a amar, não escapa, nem por um minuto, da percepção de Deus.” (Salmos 51.16-17 AM).

“Uma vez contagiados pelo pecado, todos nós somos corrompidos por ele.”

Para viver uma vida de contentamento, entenda que…

3. O pecado causa sérios PREJUÍZOS.

Deus é gracioso e mais uma vez colocou o povo para pensar. Poucas coisas são mais espirituais do que o nosso raciocínio quando dirigido pelos parâmetros de Deus. Foi por isso que Deus colocou o povo para pensar. Eles deveriam considerar o quanto o pecado, contrário do que se imagina, causa sérios prejuízos. O profeta faz duas advertências.

NEGLIGENCIAR a glória de Deus causa sérios prejuízos.

“Agora prestem atenção: de hoje em diante reconsiderem. Como eram as coisas antes que se colocasse pedra sobre pedra no templo do Senhor? Quando alguém chegava a um monte de trigo procurando vinte medidas, havia apenas dez. Quando alguém ia ao depósito de vinho para tirar cinquenta medidas, só encontrava vinte.” (Ageu 2.15,16)

Fechar os olhos para a DISCIPLINA de Deus causa sérios prejuízos.

“Quando alguém chegava a um monte de trigo procurando vinte medidas, havia apenas dez. Quando alguém ia ao depósito de vinho para tirar cinquenta medidas, só encontrava vinte. Eu destruí todo o trabalho das mãos de vocês, com mofo, ferrugem e granizo, mas vocês não se voltaram para mim, declara o Senhor.” (Ageu 2.16,17)

Conclusão:

Após fazer o povo refletir no passado recente, para que dessa forma revissem seu caminho e retornassem imediatamente com alegria para Deus no presente, o SENHOR, através do profeta Ageu, fez o povo olhar com esperança para o futuro: “A partir de hoje, dia vinte e quatro do nono mês, atentem para o dia em que os fundamentos do templo do Senhor foram lançados. Reconsiderem: Ainda há alguma semente no celeiro? Até hoje a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado fruto. Mas, de hoje em diante, abençoarei vocês.” (Ageu 2.18-19).

Qual é o segredo do contentamento? É descartar, de uma vez por todas, os pecados de estimação. O pecado é altamente contagioso, então, afaste-se de toda forma de mal. O pecado corrompe tudo o que Deus fez de bom, inclusive a fé. O pecado causa sérios prejuízos, porque seu objetivo é apenas arruinar a vida do homem!

Rolar para o topo