O Valor de Adorarmos Juntos

SÉRIE “JUNTOS PARA PERTENCER” | 03/05
O VALOR DE ADORARMOS JUNTOS

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Alegrei-me com os que me disseram: Vamos à casa do Senhor!” (Salmos 122.1)

“Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.” (Salmos 27.4)

“Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome.” (Salmos 34.3)

Há um valor inestimável quando, juntos, celebramos ao Senhor. Preste atenção a este outro convite feito pelo salmista em mais uma de suas composições:

“Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra! Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres. Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio. Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.” (Salmos 100.1-5)

Quando se trata do valor de adorarmos juntos, sou levado a pensar na igreja dos filipenses. Filipenses é a carta da alegria. No capítulo 4, Paulo faz suas últimas recomendações à igreja de Filipos. Nestas recomendações, Paulo ensina o que é preciso fazer para os irmãos descobrirem o valor de adorarem juntos. Estas recomendações ainda estão em vigor e servem para que possamos, também, descobrir o valor de adorarmos juntos.

Para descobrir o valor de adorarmos juntos…

1. AME e DEMONSTRE amor pelos irmãos.

“Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa…” (Filipenses 4.1)

A adoração é um estilo de vida onde o ingrediente principal é o amor. Quem não ama e nem demonstra amor pelos irmãos está totalmente fora do contexto de uma adoração em conjunto aceita por Deus. O amor entre os irmãos revela o valor da adoração em comunidade.

Para descobrir o valor de adorarmos juntos…

2. Seja um agente de RECONCILIAÇÃO entre os irmãos.

“O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor. Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.” (Filipenses 4.2,3)

Precisamos aprender a exercer na igreja o ministério da reconciliação. Precisamos ser agentes de aproximação das pessoas. A igreja é um corpo, e cada membro desse corpo deve trabalhar para promover harmonia com os demais para que haja edificação de todos e uma adoração genuína.

Para descobrir o valor de adorarmos juntos…

3. Seja uma pessoa MODERADA com seus irmãos.

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.” (Filipenses 4.4,5)

Moderação é uma disposição amável e honesta com outras pessoas, a despeito das suas faltas. Note que Paulo diz que devemos ser moderados porque o Senhor está perto. A razão desse espírito de moderação não é fraqueza, mas porque o Senhor está perto e virá para defender a nossa causa. Então, podemos e devemos ser moderados com os nossos irmãos. Essa atitude revelará o valor de adorarmos juntos.

Para descobrir o valor de adorarmos juntos…

4. Supere a ANSIEDADE e viva a PAZ DE DEUS.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6,7)

A ansiedade o afasta dos relacionamentos. Sabendo disso, Paulo dá uma ordem aos crentes filipenses e apresenta a solução. Se ansiedade é uma doença, a oração é o remédio. Paulo continua dando as suas recomendações dizendo que, pela oração, a paz de Deus ocupa o lugar que antes a ansiedade tomava conta. A oração aquieta o nosso interior e muda o mundo ao nosso redor. Por meio dela, nos elevamos a Deus e trazemos o céu à terra.

Para descobrir o valor de adorarmos juntos…

5. Ajude os irmãos a VENCEREM suas DORES.

“Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações.” (Filipenses 4.14)

Os crentes filipenses renovaram sua bondade para com o apóstolo de duas maneiras: ajudando financeiramente e partilhando sua aflição. Era uma igreja que contribuía para a obra missionária como fruto de um profundo amor pela vida do missionário. A igreja se importava, não somente com a obra, mas também com o obreiro e suas lutas, tribulações e dores.

Conclusão:

Se ainda precisamos descobrir o valor de adorarmos juntos é porque não sabemos o que isso significa. E o que precisamos fazer para descobrirmos esse valor?

Para descobrir o valor de adorarmos juntos…
1. AME e DEMONSTRE amor pelos irmãos.
2. Seja um agente de RECONCILIAÇÃO entre os irmãos.
3. Seja uma pessoa MODERADA com seus irmãos.
4. Supere a ANSIEDADE e viva a PAZ DE DEUS.
5. Ajude os irmãos a VENCEREM suas DORES.

Rolar para o topo