Resolva Todas as Suas Pendências

SÉRIE “NOVOS AVANÇOS” | 05/07
RESOLVA TODAS AS SUAS PENDÊNCIAS

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” (Mateus 5.23-24)

O personagem bíblico que vai nos inspirar a resolver todas as nossas pendências se chama José. Ele, apesar de ser bem sucedido em tudo o que fazia, levou para o palácio as pendências de relacionamento que tinha com os seus irmãos desde pequeno. José era odiado pelos seus irmãos, pois era o filho predileto do seu pai. Por esse motivo, foi vendido pelos seus irmãos para uma caravana de mercadores ismaelitas que o levaram para o Egito. Depois de passado muito tempo, o Faraó fez de José o governador do Egito, o homem mais importante daquela nação. Quando chegou o tempo da fome, seus irmãos foram ao Egito para comprar comida sem saberem que José estava vivo. As primeiras reações de José revelam o quanto seu coração estava cheio de pendências relacionais para resolver. Quais foram os sinais que revelaram que José estava cheio de pendências em seus relacionamentos?

• Ele ABORTOU sua família no coração.

“Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai.” (Gênesis 41.51)

José espiritualizou o seu problema e ainda colocou Deus na história. Deus não tinha nada a ver com as escolhas de José. Não era Deus quem estava tirando do coração de José o amor pela sua família, eram as suas pendências, suas dores, suas mágoas, seus medos e sua revolta.

• Ele fez uso da MENTIRA e do DESCASO.

“José reconheceu os seus irmãos logo que os viu, mas agiu como se não os conhecesse…” (Gênesis 42.7a)

Toda alma ferida, cheia de pendências relacionais, não se deixa revelar. É uma alma muito bem mascarada, que faz uso da mentira e do descaso. A pior roupa para o ser humano tirar é a roupa da alma. Estamos inseridos numa cultura de aparências, que nos prepara para não dizer a verdade.

• Ele teve uma reação AGRESSIVA.

“… e lhes falou asperamente: De onde vocês vêm…” (Gênesis 42.7b)

Ao contrário de emoção, saudade e choro, o que subiu ao coração de José quando viu seus irmãos foi amargura e raiva. José havia guardado dentro de si, por todos aqueles anos, tudo que seus irmãos lhe haviam feito. Como você reage quando se encontra com alguém que o feriu? A sua resposta revelará se você ainda tem pendências no seu coração.

• Sua vida estava presa ao PASSADO.

“Lembrou-se então dos sonhos que tivera a respeito deles e lhes disse: Vocês são espiões! Vieram para ver onde a nossa terra está desprotegida.” (Gênesis 42.9)

José lembrou-se do seu passado. Seu passado estava diante dele como um filme. Sua vida ainda estava ao seu passado. Passado não resolvido é presente que comparece no seu relacionamento, no seu casamento, na sua relação com seus filhos, comparece na sua relação com Deus.

• Ele DESCONFIAVA das pessoas.

“Se vocês são homens honestos, deixem um dos seus irmãos aqui na prisão, enquanto os demais voltam, levando trigo para matar a fome das suas famílias. Tragam-me, porém, o seu irmão caçula, para que se comprovem as suas palavras e vocês não tenham que morrer.” (Gênesis 42.19,20)

Assim que José disse que seus irmãos não passavam de espiões, imediatamente, eles se defenderam, alegando serem homens honestos. Porém, José não demonstrou confiança neles. Este é mais um sintoma de alguém que tem pendências relacionais: não consegue confiar nas pessoas. Temos dificuldades de confiar em pessoas, porque pessoas nos feriram no passado.

José permitiu-se resolver suas pendências relacionais com seus irmãos a partir da intercessão do seu irmão Judá em favor do seu irmão Benjamim. A intercessão de Judá é um excelente modelo de como o Espírito Santo pode sondar nossas dores e tratar dos nossos traumas mais profundos. Quando Judá encerra sua intercessão, começa o processo de resolução de todas as pendências na vida de José. Sendo assim, a partir da experiência de José, como você pode resolver todas as suas pendências relacionais?

Para resolver todas as suas pendências…

1. Abra o CORAÇÃO e conte toda a VERDADE.

“A essa altura, José já não podia mais conter-se diante de todos os que ali estavam, e gritou: Façam sair a todos! Assim, ninguém mais estava presente quando José se revelou a seus irmãos.” (Gênesis 45.1)

Neste ponto José decidiu abrir o coração e contar toda a verdade. Chega de dissimulação. O filho ferido começou a se abrir aos que o tinham vendido para o Egito. Todo processo de restauração da alma se dá quando decidimos abrir o coração com alguém e contar toda verdade. Enquanto estivermos fechados a isso, pouca coisa poderá ser feita resolver nossas pendências.

Para resolver todas as suas pendências…

2. Expresse os seus SENTIMENTOS sem RESERVA.

“E ele se pôs a chorar tão alto que os egípcios o ouviram, e a notícia chegou ao palácio do faraó.” (Gênesis 45.2)

José permitiu que os sentimentos mais profundos viessem à tona. Ele chorou toda a dor que um dia não pôde ou não tenha conseguido expressar. Jesus era o Filho de Deus mas, quando perdeu seu amigo Lázaro, ele chorou, pois tinha sentimentos, como todos nós temos.

Para resolver todas as suas pendências…

3. Diga o nome da sua DOR.

“Cheguem mais perto, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito!” (Gênesis 45.4)

José deu nome à sua dor: “eu sou aquele que vocês venderam ao Egito”. Esse era o nó ainda presente em sua alma. As nossas feridas têm nomes específicos e, às vezes, relutamos em nomeá-las. Mas, sem essa compreensão, não podemos resolver as nossas pendências.

Para resolver todas as suas pendências…

4. Tome a iniciativa da RECONCILIAÇÃO.

“Então ele se lançou chorando sobre o seu irmão Benjamim e o abraçou, e Benjamim também o abraçou, chorando. Em seguida beijou todos os seus irmãos e chorou com eles. E só depois os seus irmãos conseguiram conversar com ele.” (Gênesis 45.14,15)

José tomou a iniciativa da reconciliação. Ele abraçou, beijou e chorou com todos os seus irmãos. Seu coração estava livre de toda aquela amargura inicial e dos sentimentos de vingança. Depois do abraço, do beijo e do choro, a Bíblia diz que os irmãos de José conseguiram conversar com ele. O que vocês imaginam que eles disseram a José? No mínimo, eles pediram perdão, pois não havia outra coisa a dizer.

Conclusão:

Assim que o Espírito Santo começa a operar em nosso coração, é comum vermos os sinais do seu agir, ou seja, as evidências de que a nossa alma está sendo curada e todas as nossas pendências estão sendo resolvidas. Também a partir da experiência de José, quais são esses sinais de que nossas pendências estão sendo resolvidas?

• REAPROXIMAÇÃO.

“Cheguem mais perto, disse José a seus irmãos…” (Gênesis 45.4)

O primeiro sinal de que José estava conseguindo resolver todas as suas pendências é este: ele começou a reaproximar-se dos seus irmãos. As barreiras começaram a ruir. Ele não teria feito isso se não estivesse aberto ao conserto e sem muitos dos sentimentos hostis antes travavam a sua alma.

• Ver o OFENSOR de maneira DIFERENTE.

“Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá…” (Gênesis 45.5)

O mesmo José, que tinha acusado seus irmãos de espiões, expressando-se de um modo tão amargo e cheio de ira, agora diz a eles para não se afligirem. A verdade é que estamos diante de um homem que ficou com a alma limpa, sem aqueles ressentimentos do passado.

• Enxergar o PROPÓSITO de Deus.

“… pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.” (Gênesis 45.5)

José começou a enxergar o seu passado e a sua história sob uma perspectiva não mais da carne, mas de Deus. O olhar não era mais de um filho ferido, mas de um homem com suas pendências resolvidas. O que no passado foi instrumento de dor e vergonha, agora no presente pode ser reciclado pelo Espírito Santo, com o fim de ajudar muitas outras pessoas.

• A restauração dos RELACIONAMENTOS.

“Voltem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: Deus me fez senhor de todo o Egito. Vem para cá, não te demores. Tu viverás na região de Gósen e ficarás perto de mim — tu, os teus filhos, os teus netos, as tuas ovelhas, os teus bois e todos os teus bens.” (Gênesis 45.9,10)

O mesmo José que havia ficado treze anos longe da sua família e, ainda assim não queria rever os seus irmãos, agora é um outro homem. José desejou em seu coração reunir toda a família, como antes. Houve restauração no relacionamento de José com a sua família.

Para resolver todas as suas pendências…
1. Abra o CORAÇÃO e conte toda a VERDADE.
2. Expresse os seus SENTIMENTOS sem RESERVA.
3. Diga o nome da sua DOR.
4. Tome a iniciativa da RECONCILIAÇÃO.

Rolar para o topo