Os Reis Magos: Os Nobres se Curvam Diante do Rei

O PROPÓSITO E A MENSAGEM DO NATAL | 05/06
OS REIS MAGOS – OS NOBRES SE CURVAM DIANTE DO REI

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mateus 2.1,2)

Temos muitas lições preciosas para aprendermos nesse episódio ocorrido com os Reis Magos.

Quem deseja se curvar diante do Rei…

1. PERSEVERA em sua jornada.

“Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém…” (Mateus 2.1)

O que nos impressiona é a perseverança dos magos. Eles abriram mão de muita coisa para uma longa jornada até Belém. Para encontrar Jesus tiveram que perseverar, enfrentar frio, calor, enfrentar todas as dificuldades de uma peregrinação, mas não desistiram de seu objetivo que era estar aos pés de Jesus.

“Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento. Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados. Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes. Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito à vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.” (Hebreus 10.32-39)

Quem deseja se curvar diante do Rei…

2. Tem o propósito de ADORÁ-LO.

“Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mateus 2.2)

O texto bíblico deixa claro que os sábios do Oriente tinham a consciência de quem procuravam: um rei, a quem deveriam adorar. Diante de Jesus não nos resta outra alternativa a não ser adorar. Adorar com alegria e reverência. Adorar com vida e voz. Adorar com dons e talentos. Adorar com tudo o que somos e temos.

Quem deseja se curvar diante do Rei…

3. Revela sua INTIMIDADE com o Pai.

“Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido… Enviou-os a Belém e disse: Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo.” (Mateus 2.7-8)

Os sábios do Oriente, contudo, não foram enganados por Herodes por muito tempo. As Escrituras relatam que, por meio de um sonho, eles foram advertidos a não retornarem a Herodes e, por isso, tomaram outro caminho após conhecerem o menino Jesus. O verso 12 nos diz: “E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.” (Mateus 2.12)

Os nobres sábios foram sensíveis ao que Deus os dizia e para onde os conduzia. Esta história prova que quem tem intimidade com Deus sabe que direção tomar na vida. Uma vida de intimidade com Deus gera discernimento e sabedoria, de forma que você sabe para onde ir e o que fazer, guiado por seu Espírito Santo.

Quem deseja se curvar diante do Rei…

4. É GUIADO pelo Pai ao seu destino.

“Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.” (Mateus 2.9)

Estes homens foram guiados pelo Pai em toda a sua peregrinação. Em todo o traçado da viagem, aqueles homens não tiraram os seus olhos da estrela que os guiava, não desviaram o seu caminho, ficaram atentos o tempo todo para chegarem ao destino proposto pelo Pai para vida deles.

Quem deseja se curvar diante do Rei…

5. ALEGRA-SE com a possibilidade do encontro.

“Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.” (Mateus 2.10)

Quem deseja se curvar diante do Rei…

6. OFERECE o seu melhor a Ele.

“Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2.11)

Os magos, guiados por uma estrela, vieram do Oriente e orientados por Deus chegaram a Belém e se prostraram e adoraram o menino Jesus, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra. Os sábios não ofereceram a Jesus um presente qualquer. Foram presentes proféticos e cheios de significados.

Conclusão:

Você deseja se curvar diante do Rei?

Quem deseja se curvar diante do Rei…
1. PERSEVERA em sua jornada.
2. Tem o propósito de ADORÁ-LO.
3. Revela sua INTIMIDADE com o Pai.
4. É GUIADO pelo Pai ao seu destino.
5. ALEGRA-SE com a possibilidade do encontro.
6. OFERECE o seu melhor a Ele.

Rolar para o topo