Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Parando para Alcançar Um

CAMPANHA DE 40 DIAS DE ALCANCE | 05/11
PARANDO PARA ALCANÇAR UM

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho

“Precisamos estar preparados para pregar a multidões como para pregar a uma só pessoa.”

Vemos isso de maneira clara e prática na vida de Filipe, na narrativa da igreja primitiva:

“Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem. Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia. Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. Assim, houve grande alegria naquela cidade.” (Atos 8.4-8)

Filipe foi um instrumento de Deus para aquele povo e promoveu um verdadeiro avivamento na cidade de Samaria. Havia uma alegria naquela população, quando, de repente, Filipe é guiado por um anjo do Senhor para deixar aquela grande multidão e ir a um lugar deserto pregar apenas para uma pessoa:

“Um anjo do Senhor disse a Filipe: Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza. Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías. E o Espírito disse a Filipe: Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a. Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: O senhor entende o que está lendo? Ele respondeu: Como posso entender se alguém não me explicar? Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: ‘Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra’. O eunuco perguntou a Filipe: Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.” (Atos 8.26-35)

Aquilo que, aparentemente, era uma incoerência – largar uma multidão para pregar a uma só pessoa – segundo a tradição, teve um resultado extraordinário, pois esse eunuco se converteu e pregou o evangelho de Cristo por toda Etiópia. Sabe o que aprendo aqui? Devemos pregar para uma só pessoa com o mesmo compromisso e entusiasmo que pregamos às multidões.

À semelhança dessa atitude de Filipe, o que é necessário para levar mais um a Jesus? O que precisa dirigir a vida daqueles que querem parar para alcançar um?

Aqueles que param para alcançar um…

1. Entendem que uma vida vale muito para Deus.

“Um anjo do Senhor disse a Filipe: vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza. Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías. E o Espírito disse a Filipe: aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a. Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: o senhor entende o que está lendo?” (Atos 8.26-30)

Filipe sai de um avivamento em Samaria onde pregava para multidões e vai para o deserto por orientação divina para alcançar um. A verdade é que quando um homem se interessa por Deus, logo descobre que Deus também se interessa por ele. Deus enviou um intérprete porque o Eunuco estava lendo as Escrituras. Deus tira Filipe da multidão e o envia para evangelizar uma única pessoa no deserto, porque, para Deus, uma vida vale muito.

Esteja sempre disposto a pregar para uma multidão e também para uma pessoa sabendo o valor de uma vida para Deus. Uma vida ganha para Jesus se multiplica em muitas outras vidas para Cristo.

Aqueles que param para alcançar um…

2. Vão aonde estão aqueles que precisam de Jesus.

“Um anjo do Senhor disse a Filipe: vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza. Ele se levantou e partiu. […] E o Espírito disse a Filipe: aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a.” (Atos 8.26-27,29)

Filipe obedeceu prontamente as orientações que havia recebido do anjo. Aproxima-te dessa carruagem – significa ação fora do santuário, lá fora, onde está o movimento, onde estão os pecadores, onde vive aqueles que estão sem esperança e expectativa de vida eterna.

A qual pessoa Deus tem falado ao seu coração para que você vá e fale de Jesus a ela? Onde essa pessoa está? Nas drogas, na bebedeira, na prostituição, no adultério, no medo? na depressão? Não importa onde ela esteja, se Deus mandou você ir vá e pregue Jesus a ela.

Aqueles que param para alcançar um…

3. Usam a Palavra de Deus para pregar.

“O evangelho que você vai pregar está nas Escrituras.”

“Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: o senhor entende o que está lendo? Ele respondeu: como posso entender se alguém não me explicar? Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: ‘Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra’. O eunuco perguntou a Filipe: diga-me por favor, de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.” (Atos 8.30-35)

Aquele que vai parar para alcançar um precisa também ser um conhecedor das Escrituras Sagradas. No contexto da evangelização, a Palavra de Deus precisa ser lida, explicada e aplicada. Filipe não perdeu tempo, explicou as Escrituras para o eunuco. Apresentou Jesus e não uma religião. A evangelização dirigida pelo Espírito Santo requer daqueles que vão evangelizar a capacidade de explicar as Escrituras e levar as pessoas a Jesus.

“Evangelização se faz com a Bíblia.”

Conclusão:

O que você está disposto a fazer para que as pessoas que você conhece possam ir para o céu? Alguém irá para o céu por causa da mensagem que você pregou para ele? Seu campo missionário está ao seu redor. Não perca as oportunidades que Deus está lhe dando.

Aqueles que param para alcançar um…
1. Entendem que uma vida vale muito para Deus.
2. Vão aonde estão aqueles que precisam de Jesus.
3. Usam a Palavra de Deus para pregar.

Rolar para o topo