Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Alcançado e Perdoado

CAMPANHA DE 40 DIAS DE ALCANCE | 06/11
ALCANÇADO E PERDOADO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’. Respondeu-lhe Jesus: Simão, tenho algo a lhe dizer. Dize, Mestre, disse ele. Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta. Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? Simão respondeu: Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior. Você julgou bem, disse Jesus. Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama. Então Jesus disse a ela: Seus pecados estão perdoados. Os outros convidados começaram a perguntar: Quem é este que até perdoa pecados? Jesus disse à mulher: Sua fé a salvou; vá em paz.” (Lucas 7.36-50)

Jesus, aquele que nos alcança também é o mesmo que perdoa os nossos pecados. Somos atraídos à Sua presença por causa de quem Ele é e por causa daquilo que Ele pode fazer por nós. Assim aconteceu com a mulher chamada “pecadora”. Essa mulher não tem nome, mas tem fama de pecadora. Ela não foi convidada para o jantar na casa do fariseu, portanto, ela era uma intrusa. No conceito de Simão, essa mulher era um caso perdido, uma pessoa irrecuperável, indigna de receber atenção. Mas, essa mulher, que não tinha mais jeito aos olhos humanos, foi alcançada e perdoada por Jesus. Sobre essa mulher, vale a pena considerar algumas coisas muito importantes que permitiram que ela fosse alcançada e perdoada por Jesus.

• Uma reputação REPROVADA.

“Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume.” (Lucas 7.37)

• Uma postura de HUMILDADE.

“Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.” (Lucas 7.37,38)

• Uma atitude CORAJOSA e EXTRAVAGANTE.

“… Uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.” (Lucas 7.37,38)

Conclusão:

A mulher, por sentir-se grande pecadora, demonstrou profundo arrependimento e grande amor. Quais foram os resultados desse profundo arrependimento? O que Ela recebeu de Jesus?

1. Ela recebeu um grande PERDÃO.

“Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama” (Lucas 7.47)

Jesus, que sonda os corações, por conhecer o profundo arrependimento da mulher, perdoou-lhe os seus muitos pecados. O amor de Jesus é incondicional, mas o seu perdão não. O grande perdão de Jesus é fruto de um profundo arrependimento.

2. Ela recebeu uma grande REDENÇÃO.

“Então Jesus disse a ela: Seus pecados estão perdoados. Os outros convidados começaram a perguntar: Quem é este que até perdoa pecados?” (Lucas 7.48,49)

Os convidados para o jantar questionam a autoridade de Jesus para perdoar pecados, mas Jesus, com a autoridade que lhe é conferida, perdoa os pecados da mulher, a liberta do seu jugo e lhe oferece grande redenção. Jesus restaura sua identidade, seu valor e sua dignidade.

3. Ela recebeu uma grande SALVAÇÃO.

“Jesus disse à mulher: Sua fé a salvou; vá em paz.” (Lucas 7.50)

Jesus oferece à mulher a salvação mediante a fé e concede a ela a sua paz. Ela entrou naquela casa prisioneira de seus pecados e saiu livre. Ela entrou condenada pelos homens e saiu perdoada por Jesus. Ela entrou cheia de culpa e saiu justificada pelo Filho de Deus. Não importa que você é, o que você fez e ainda faz no presente, hoje você precisa ser alcançado e perdoado por Jesus.

Rolar para o topo