Pela Fé

PELA FÉ
mensagem pregada pelos pastores Acyr Júnior e Marcelo Coelho
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.” (Hebreus 11.1-3)
Ultimamente a fé está sendo anunciada como um tipo de “chave infalível” para uma série de conquistas e realizações na vida do homem. Mas, será que a fé é o segredo para sermos poupados dos sofrimentos e nos abrir as portas para grandes feitos? Será que a razão de todo o meu sofrimento é porque tenho pouca fé? Há muito a ser dito sobre a fé, mas quero apenas pensar um pouco no que o escritor da Carta aos Hebreus nos ensina sobre como o cristão deve usar a fé, e, para isto, vamos utilizar o capítulo 11 desta carta.
O escritor de Hebreus está escrevendo para os cristãos judeus de sua época que, provavelmente, viviam fora da Palestina. Na ocasião, estavam ocorrendo muitas perseguições ao cristianismo. Era uma época de muita apostasia, heresias sendo ensinadas por falsos mestres e judeus cristãos estavam sendo tentados a voltarem ao judaísmo.
Diante desse cenário, o autor trabalha uma série de exortações e encorajamentos a respeito da verdadeira fé. E, no capítulo 11, através de homens e mulheres, ele faz uma profunda exposição sobre a fé em Deus. Então, de acordo com o capítulo 11 da carta aos Hebreus, o que podemos aprender a respeito da fé e dos benefícios que ela produz na vida daqueles que a possuem?
Pela fé…
1. Temos a CERTEZA de que Deus CUMPRIRÁ as suas PROMESSAS
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11.1)
Na pequena frase do verso 1, o escritor ensina que somente a fé nos permite enxergar o futuro. Essa “certeza daquilo que esperamos” não é um convite para projetarmos uma série de aspirações na certeza de que se realizarão. Pelo contrário, por meio da fé que temos certeza das promessas de Deus e confiamos em Seu poder. Em poucas palavras podemos dizer que, ter a prova das coisas que não vemos é, pela fé, se alimentar das promessas do nosso Deus. A fé verdadeira em Deus nos dá a certeza de que Ele cumprira as suas promessas em nossas vidas. Josué, já velho e perto de morrer, traz à memória do povo algo precioso a respeito das promessas de Deus:
“… Nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou.” (Josué 23.14)
Pela fé…
2. Recebemos a REVELAÇÃO dos PLANOS de Deus
“Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.” (Hebreus 11.3)
Este verso nos mostra que é pela fé que entendemos as obras e os propósitos de Deus. Nenhum homem esteve presente quando Deus criou o universo. Em um diálogo com Jó o próprio Deus pergunta “onde estavas tu?“. Quando Ele criou todas as coisas ninguém foi Seu conselheiro, e apenas a fé é que nos permite perceber planos tão elevados e sublimes. Você pode perguntar: pastor, quais são os planos de Deus para minha vida? Eu posso responder com uma outra pergunta: a sua fé em Deus é uma fé verdadeira, legítima, que não o faz duvidar? A resposta revelará se você está apto a receber a revelação dos planos de Deus para sua vida ou não. Somente pela fé autêntica e verdadeira é possível receber as revelações dos planos de Deus para nossas vidas!
Pela fé…
3. Podemos AGRADAR a Deus e nos APROXIMAR dele
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11.6)
Aqui encontramos uma verdade gloriosa e ao mesmo tempo terrível: “Sem fé é impossível agradar a Deus“. Ainda no mesmo verso aprendemos que a fé é obrigatória para nos aproximarmos de Deus. Não importa se somos capazes, não importa o quanto somos bondosos, não importa o nosso intelecto, nem mesmo o tamanho do reconhecimento das obras que realizamos. Se não tivermos fé, nada disso poderá agradar a Deus. O Apóstolo Paulo também chegou a essa conclusão ao dizer que “tudo que não provém de fé é pecado” (Rm 14:23).
Essa fé verdadeira, quando a temos, ela se traduz em frutos, obras que agradam a Deus. Tiago nos explica claramente esse princípio ao dizer que “a fé sem obras é morta“. Ele não estava ensinando que são as obras que mantém a fé viva, mas que a evidência da verdadeira fé na vida do cristão o leva às boas obras. Se alguém que diz ter tal fé, mas não possui tais obras, certamente sua fé é falsa, apenas nominal e histórica. Portanto, sua fé é morta, não serve para nada, não agrada a Deus e nem o aproxima dele.
Pela fé…
4. Vencemos as GRANDES BATALHAS da vida
“Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias. Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes. Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.” (Hebreus 11.30-34)
A partir do verso 30, vemos que a fé nos faz triunfar em grandes batalhas. Foi pela fé que as muralhas de Jericó vieram ao chão. Foi a fé verdadeira que levou Raabe, uma prostituta, a produzir boas obras e, por fim, se tornar uma das ancestrais de Jesus. Foi pela fé que os juízes e reis no Antigo Testamento subjugaram reinos e praticaram promessas. Pela fé Daniel, Sansão e Davi fecharam bocas de leões. Foi pela fé que três homens – Sadraque, Mesaque e Abdenego, sobreviveram ao fogo ardente da fornalha. Você não precisa temer as batalhas desta vida. Você não precisa recuar diante dos grandes embates do viver. Pela fé, Deus o fortalece para que você seja capaz de vencer todos os gigantes que se colocarem à sua frente. Foi assim na vida de Davi quando venceu Golias:
“E Davi disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.” (1º Samuel 17.45)
Pela fé…
5. Vivenciamos os MILAGRES de Deus
“Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior.” (Hebreus 11.35)
Este verso lembra que, pela fé, mulheres receberam seus mortos ressuscitados. Claramente aqui ele se refere aos eventos ocorridos com o Profeta Elias e depois com o Profeta Eliseu, onde, pela fé, duas pessoas foram trazidas novamente à vida.
Pela fé, um leproso foi purificado;
Pela fé, um centurião pôde ver o seu filho curado;
Pela fé, um paralítico levantou-se e começou a andar;
Pela fé, uma mulher cananeia experimentou a cura de sua filha;
Pela fé, o cego Bartimeu voltou a enxergar;
Pela fé, uma mulher é curada do seu fluxo de sangue.
Deus tem algo sobrenatural para fazer em sua vida e, pela fé, você poderá experimentá-lo hoje! Não duvide do milagre que Deus tem para você! Aplique fé nessa palavra e viva os milagres de Deus para sua vida.
Pela fé…
6. Somos ENCORAJADOS em meio às TRIBULAÇÕES
“Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas. Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.” (Hebreus 11.36-40)
Se por um lado a fé nos faz vencer batalhas e até mesmo a alcançar milagres da parte de Deus, a fé também pode nos levar ao sofrimento intenso e, em alguns casos, a fé pode custar a nossa própria vida. Mas, pela fé, somos encorajados em meio às tribulações. Pela fé alguns foram apedrejados, perseguidos, torturados, provados, maltratados, açoitados, escarnecidos, presos, andaram errantes pelos desertos, montes e covas e, por fim, foram mortos. Porém, também pela fé, todos eles receberam o encorajamento do Senhor para enfrentarem as tribulações. A fé pode nos levar a viver tempos de tribulações intensas, mas, pela mesma fé, o Senhor nos encoraja a seguir adiante para o cumprimento de um plano e de um propósito que está acima da nossa própria vida. Paulo sabida dessa verdade e, por isso, disse o seguinte:
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8.38,39)
Conclusão:
No final deste capítulo, o autor dessa Epístola nos permite entender uma coisa muita importante. Nos dias de hoje não temos mais o mar se abrindo, não temos mais uma grande muralha sendo derrubada de forma sobrenatural, não temos mais o sol sendo detido e o tempo ficando paralisado, não temos mais fogo literalmente descendo do céu e tantas outras coisas.
Isso não significa que não temos mais fé como antigamente, nem mesmo que nosso Deus mudou, ao contrário, isso significa que nosso Deus é imutável e infalível. Seus propósitos são eternos e todas essas coisas espetaculares, aos nossos olhos, apenas serviram para apontar para algo infinitamente maior e superior a todas essas coisas: a obra redentora de Cristo na cruz.
Embora Deus prometa suprir nossas necessidades, o maior exercício de fé não é buscar uma melhoria de vida ou um grande milagre. O maior exercício de fé é ter a certeza de uma nova vida através do maior milagre que pode existir: a salvação em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Entenda que, pela fé, você tem a certeza de que Deus cumprirá as suas promessas, você receberá a revelação dos Seus planos, você agradará a Deus e se aproximará dele, você receberá a força do Senhor para vencer as grandes batalhas da vida, você viverá os milagres de Deus e você será encorajado a não desistir mesmo em meio às tribulações. A Palavra de ordem para sua vida a partir de hoje é esta:
“… Como está escrito: O justo viverá pela fé”. (Romanos 1.17)

 

Rolar para o topo