Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Realidades de uma Nova Vida

REALIDADES DE UMA NOVA VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.” (Marcos 10.46-52)
Acabamos de ler um texto que é o final de uma história de dor, sofrimento, tristeza e desesperança, e o começo de uma nova vida de fé, alegria e esperança em Cristo Jesus.
Bartimeu era cego e mendigo. Faltava-lhe luz nos olhos e dinheiro no bolso. Estava entregue às trevas e à miséria. Ele vivia pedindo esmolas, dependendo da benevolência dos outros. Era um cego que não sabia para onde ia e um mendigo que não tinha para onde ir. Sua autoestima estava achatada. Não tinha saúde, nem dinheiro, nem valor próprio. Certamente carregava não apenas a sua capa, mas também os seus complexos, seus traumas, suas feridas abertas.
A multidão seguia para festa da Páscoa, mas ele não podia ir. Enquanto a multidão celebrava e cantava, aquele homem sofria e clamava por misericórdia. Ele vivia à margem da vida, da paz e da felicidade. Mas um dia, ele se encontrou com Jesus, e esse encontro produziu uma nova vida para aquele pobre homem.
Eu não sei como você chegou aqui nesta manhã, mas sei que o único que pode dar a você uma nova vida, uma vida plena abundante, cheia de novas realidades, é Jesus. Se a história de sua vida tem sido um enredo de dor, sofrimento, tristeza, solidão e desesperança, hoje é a oportunidade que Deus está dando a você de começar uma nova vida. O texto que lemos nos apresenta algumas realidades que identificam que Bartimeu passou a viver uma nova vida depois de encontrar-se com Jesus. Quais foram essas realidades de uma nova vida encontradas em Bartimeu?
1ª REALIDADE:
Bartimeu foi SALVO por Cristo
“Jesus lhe disse: vai, a tua fé te salvou…” (v.52)
Aquela caminhada era decisiva para Jesus. Ele tinha pressa e determinação. A cidade de Samaria não conseguiu detê-lo, contudo, o clamor de um cego, de um mendigo o fez parar. Neste mundo cheio de vozes, onde tudo se move, o Filho de Davi para ouvir o seu clamor. Ele para atender-lhe a voz. Jesus disse para Bartimeu: Vai meu filho, a tua fé te salvou. Bartimeu creu não por causa da clareza da sua visão, mas creu como uma resposta ao que ele ouviu. Jesus havia diagnosticado uma doença muito mais grave e mais urgente do que a cegueira. Não apenas os seus olhos estavam em trevas, mas também a sua alma. Bartimeu clamou pela cura para os seus olhos, e encontrou a salvação da sua alma. Bartimeu era cego no corpo, mas não em sua alma. Os olhos do seu entendimento estavam abertos. Ele viu coisas que outros que tinham visão não puderam ver. Ele viu que Jesus era o Messias esperado, o Todo Poderoso Deus.
Como estão os olhos da sua alma, fechados ou abertos? Entenda que ter uma nova vida em Cristo significa dizer que Ele mesmo nos salvou das trevas espirituais e nos trouxe para sua maravilhosa luz. Assim como Bartimeu, você também pode viver uma nova vida a partir de hoje, crendo em Jesus como seu Salvador. Quando você toma essa decisão, o primeiro milagre acontece: você receber a vida eterna!
2ª REALIDADE:
Bartimeu foi CURADO por Cristo
“E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu…” (v.52)
Jesus não apenas perdoa pecados e salva a alma, mas também cura e redime o corpo. Bartimeu teve seus olhos abertos. Ele saiu de uma completa cegueira para uma visão completa. Num momento, cegueira total. No momento seguinte, visão intacta. A cura foi total, imediata e definitiva. Depois que Jesus faz a obra espiritual, Ele começa a mexer nas feridas do nosso viver. Não sei qual é a ferida que está machucando a sua vida nesta manhã, mas sei que, se você entregar sua vida para Jesus, Ele salvará a sua alma e cuidará das suas feridas.
Qual é a sua dor nesta manhã? Jesus quer cuidar dessa dor. Jesus quer curar esse sofrimento que está abalando a sua vida. Jesus quer tratar da sua vida por completo. Jesus quer curá-lo HOJE e fazê-lo viver uma nova vida!
3ª REALIDADE:
Bartimeu foi GUIADO por Cristo
“E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.” (v.52)
Bartimeu seguiu Jesus estrada a fora. Ele demonstrou gratidão e provas de conversão. Ele não queria apenas a bênção, mas, sobretudo, o abençoador. Ele seguiu Jesus para onde? Para Atenas, capital da filosofia? Para Roma, capital do poder político? Não, Bartimeu seguiu Jesus para Jerusalém, a cidade onde Jesus chorou, onde Jesus suou sangue, onde Jesus foi preso, sentenciado, condenado e pregado na cruz. Ele seguiu não uma estrada com tapetes vermelhos, mas um caminho cheio de pedras e espinhos. Ele não seguiu o caminho da glória, mas seguiu o caminho da cruz. Ele trilhou o caminho do discipulado.
Uma nova vida dada por Jesus só vale a pena ser vivida se continuarmos seguindo-o em todo o tempo. É seguindo Jesus pelo caminho que aprendemos a viver uma vida exponencial, extraordinária e sobrenatural. Isso não determina o fim dos problemas, mas o empodera a viver acima deles!
Conclusão:
Assim como Jesus passou por Jericó e pôde oferecer uma nova vida a alguém completamente desprezado pela sociedade, Ele está passando por aqui nesta manhã para, também, transformar a sua realidade de vida. A história das pessoas que serão batizadas é marcada pela realidade de uma nova vida. É lindo ver o que Jesus está fazendo! Pessoas desacreditadas, desprezadas, com traumas e dores insuportáveis, que encontraram a esperança de viver uma nova vida através de Jesus. Elas voltaram a sorrir porque foram salvas e curadas por Jesus e o estão seguindo pelo caminho. Hoje, você também pode começar a viver uma nova vida, entregando sua vida para Jesus.
√ VOCÊ SERÁ SALVO POR JESUS
√ VOCÊ SERÁ CURADO POR JESUS
√ VOCÊ SERÁ GUIADO POR JESUS

 

Rolar para o topo