Quando Deus nos Leva por Caminhos mais Longos (quinta 08/05/2014)

QUANDO DEUS NOS LEVA POR CAMINHOS MAIS LONGOS
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito. Assim, Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar.” (Êxodo 13:17-18)
Olhando para o texto, observe comigo onde está a sabedoria de Deus na hora de dirigir o seu povo pelos caminhos mais longos.
Deus pode nos levar por caminhos mais longos…
1. Para nos PROTEGER de PERIGOS que nós não conseguimos ENXERGAR.
“Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto…” (Êxodo 13:17a)
A rota da terra dos filisteus, apesar de ser o caminho mais curto, mais direto, mais fácil e, portanto, mais lógico, era também o caminho mais perigoso. Deus é sábio em nos proteger. Confie e descanse na sua direção.
Deus pode nos levar por caminhos mais longos…
2. Para nos POUPAR de TENTAÇÕES que nós não conseguimos SUPORTAR.
“Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”. (Êxodo 13:17b)
Deus não queria que aquele povo, ao se defrontar com a guerra, fosse tentado a desistir. Deus sabia que eles não suportariam aquela tentação, aquela situação. Lembre-se do que Paulo disse:
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1ª Coríntios 10:13)
Deus pode nos levar por caminhos mais longos…
3. Para nos PREPARAR para o MOMENTO e para o LUGAR aonde ELE quer nos LEVAR
Êxodo 3.12 nos diz que Deus queria que o povo, ao sair do Egito, fosse levado para o Monte Sinai, para cultuarem ao Senhor e dele receber a Lei, a Palavra de Deus.
“Deus afirmou: Eu estarei com você [Moisés]. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte.” (Êxodo 3:12)
CONCLUSÃO:
A sabedoria de Deus na direção do seu povo pode ser vista:

  1. Na forma sábia como ele protege o seu povo de perigos impensáveis; 
  2. Na forma sábia como ele poupa o seu povo de tentações insuportáveis; 
  3. Na forma sábia como ele prepara o seu povo para o momento e o lugar aonde ele quer nos levar.

 

Rolar para o topo