Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Quando Deus Parece Estar em Silêncio

QUANDO DEUS PARECE ESTAR EM SILÊNCIO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio!” (Salmo 22.1,2 NVI)

“Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?” (Salmo 13.1 NVI)

“Ó Eterno, estás me evitando? Onde estás quando preciso de ti?” (Salmo 10.1 AM)

“Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: […] Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” (Mateus 27.46 NVI)

Olhando para vida de alguns personagens bíblicos que experimentaram o silêncio de Deus, podemos aprender lições preciosas que nos ajudarão a compreender o que Deus deseja operar em nós quando ele parece estar em silêncio.

Quando Deus parece estar em silêncio…

1. Eu DESCUBRO que preciso ter mais INTIMIDADE com Ele.

A vida de Jó nos ensina sobre como ter mais intimidade com Deus quando ele parece estar em silêncio. Tudo começa quando Deus dá testemunho para Satanás de quem é Jó: “Disse então o Senhor a Satanás: Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal.” (Jó 1.8 NVI)

A dor do silêncio de Deus na vida de Jó era tão intensa, que ele chegou a fazer a seguinte declaração: “… Não vou desistir, vou em frente, pois a minha queixa é legítima. Deus não pode me tratar assim – não é justo. Se eu soubesse onde encontrá-lo, eu iria correndo.” (Jó 23.1-2 AM)

No entanto, depois do temporal, veio o tempo de bonança, e Jó fez uma linda declaração: “Agora confesso: antes eu ouvi falar a teu respeito; mas agora te conheço, pois vi com meus próprios olhos.” (Jó 42.5 AM)

Quando Deus parece estar em silêncio…

2. Eu APRENDO que preciso DEPENDER dele ainda mais.

A experiência do profeta Habacuque nos ensina que, quando Deus parece estar em silêncio, aprendemos a depender dele ainda mais e a confiar na sua provisão dia após dia. O profeta queria saber porque suas orações não estavam sendo respondidas. Ele orava pelo país e buscava em Deus uma solução para a situação de calamidade na qual a nação se encontrava, mas Deus não lhe dizia nada. O profeta, então, rasga o seu coração para Deus: “Ó Eterno, há quanto tempo estou clamando por ajuda, e não me ouves! Quantas vezes vou ter de gritar ‘socorro’, até que venhas nos socorrer?” (Habacuque 1.2 AM)

Foi assim que, depois de enfrentar o silêncio de Deus, Habacuque pôde finalmente ouvir a sua voz. Sua declaração final mostra que valeu a pena experimentar o silêncio de Deus para aprender a depender dele ainda mais: “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos…” (Habacuque 3.17-19 NVI)

Quando Deus parece estar em silêncio…

3. Eu CREIO que seus MILAGRES estão perto de ACONTECER.

O episódio que aconteceu na vida de Marta, Maria e Lázaro nos ensina que, quando Deus parece estar em silêncio, é porque seus milagres estão perto de acontecer. Ele está pronto para manifestar a sua glória! Veio então uma enfermidade sobre Lázaro e suas irmãs mandaram chamar Jesus. Mas o Mestre não os atendeu de imediato. Pelo contrário, ainda ficou dois dias onde estava. Lázaro acabou falecendo!

Estas duas irmãs começaram a experimentar o silêncio de Deus. Não havia notícias sobre o paradeiro de Jesus. E agora, o que fazer? Como suportar a dor de perder um ente querido? Por que Jesus não chegou a tempo de curar a sua enfermidade? Quando Jesus chegou à cidade, Lázaro já estava sepultado havia quatro dias, e ele teve que ouvir as queixas das suas irmãs: “Marta, então, lhe disse: se o senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido. […] Maria foi até onde Jesus estava e caiu aos pés dele, dizendo: se o senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.” (João 11.21,32 AM)

As palavras de Jesus foram decisivas para ensiná-las que Deus trabalha em silêncio para manifestar a sua glória através dos seus milagres e maravilhas. A Bíblia diz: “Jesus olhou bem nos olhos de Marta: eu não disse que, se acreditasse, você veria a glória de Deus. […] Então, ele bradou: Lázaro, venha para cá. Lázaro saiu, ainda enrolado nos panos, da cabeça aos pés, e com um lenço sobre o rosto. Jesus lhes ordenou: desamarrem-no, para que possa ir.” (João 11.40,43-44 AM)

Conclusão:

Muitas vezes não compreendemos o silêncio de Deus, não entendemos porque Deus se cala quando tudo à nossa volta está em ruínas. Uma coisa é certa: Deus nunca para de trabalhar e alguma coisa muito especial está sendo preparada por Ele para o tempo que virá depois da dor! Esperar no Senhor é tudo o que precisamos fazer. A Bíblia diz:

“Mas os que esperam no Eterno renovam suas forças. Abrem as asas e voam alto como águias, correm e não se cansam, andam e não ficam exaustos.” (Isaías 40.31 AM)

Quando Deus parece estar em silêncio…
1. Eu DESCUBRO que preciso ter mais INTIMIDADE com Ele.
2. Eu APRENDO que preciso DEPENDER dele ainda mais.
3. Eu CREIO que seus MILAGRES estão perto de ACONTECER.

Rolar para o topo