Simplifique sua Vida em Comunidade

SÉRIE “VIDA SIMPLES” | 03/05
SIMPLIFIQUE SUA VIDA EM COMUNIDADE

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“… Somos como as várias partes do corpo humano. Cada parte tem seu significado no corpo, visto como um todo, mas não o contrário. O corpo de quem estamos falando é o corpo formado por pessoas escolhidas por Cristo. Cada um de nós encontra significado e função como parte desse corpo. Não podemos ser como um dedo decepado, que não tem valor. Então, desde que estejamos ligados às outras partes constituídas de maneira genial e funcionando de forma maravilhosa no corpo de Cristo, sejamos o que fomos feitos para ser, sem inveja ou sentimento de superioridade sobre os outros, sem tentar ser algo que não somos.” (Romanos 12.4-6)

“O modo pelo qual Deus formou o corpo humano é um modelo que nos ajuda a entender a nossa vida comunitária na igreja. Cada parte depende da outra: as partes que mencionamos e as que não mencionamos; as partes que vemos e as que não vemos. Se uma parte se fere, todas as outras partes estão envolvidas. Se uma parte vai bem, todas as outras desfrutam esse bem estar. Vocês são o corpo de Cristo. É o que vocês são, jamais se esqueçam disso. Só depois que vocês reconhecem que participam desse corpo é que a parte de vocês adquire algum significado.” (1ª Coríntios 12.25-28)

Quais são valores que precisamos agregar à nossa vida para simplificar a vida em comunidade? Quais são as decisões que precisamos tomar para simplificar a vida em comunidade?

Para simplificar a vida em comunidade…

1. Seja uma pessoa AUTÊNTICA

“Ser autêntico é descomplicar a vida!”

O mundo pensa que a intimidade ocorre no escuro, mas Deus diz que ela faz parte da luz. As trevas são usadas para esconder ferimentos, erros, medos, fracassos e falhas. É na luz que os trazemos todos para um lugar aberto e admitimos quem realmente somos. A Bíblia diz:

“Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros […]. Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” (1ª João 1.7,8)

Ser autêntico exige coragem e, ao mesmo tempo, humildade. Significa enfrentar o medo de ser exposto, da rejeição e de ser novamente magoado. Mas, então, por que alguém correria esse risco? Porque a Bíblia diz que é a única maneira de crescer espiritualmente, ser emocionalmente saudável e simplificar a vida em comunidade: “Façam disso uma prática comum: confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês possam viver juntos, integrados e curados.” (Tiago 5.16 AM)

Para simplificar a vida em comunidade…

2. Pratique uma vida de RECIPROCIDADE

Sobre a reciprocidade, a Bíblia diz o seguinte: “O modo pelo qual Deus formou o corpo humano é um modelo que nos ajuda a entender a nossa vida comunitária na igreja. Cada parte depende da outra.” (1ª Coríntios 12.25)

A Bíblia recomenda responsabilidade, incentivo, honra e serviços recíprocos. Paulo disse: “Quero […] que nos ajudemos uns aos outros com a fé que possuímos. A sua fé me ajudará, e a minha fé ajudará vocês.” (Romanos 1.11,12)

Para simplificar a vida em comunidade…

3. Tenha um CORAÇÃO cheio de COMPAIXÃO

O apóstolo Paulo ensinou aos crentes de Colossos como deve ser a atitude de um povo santo: “Como povo santo […] sejam compassivos, bondosos, humildes, mansos e pacientes.” (Colossenses 3.12 GWT)

A Bíblia ordena: “Compartilhem os seus problemas e aflições uns com os outros e dessa forma obedeçam à lei de Cristo.” (Gálatas 6.2)

Jesus é o nosso maior exemplo de compaixão! Jó exclamou: “Um homem desesperado deve receber a compaixão dos seus amigos, muito embora ele tenha abandonado o temor do Todo-poderoso.” (Jó 6.14)

Conclusão:

Quando Jesus estava próximo de ser preso, julgado e morto, Ele liberou uma palavra determinante ao coração dos seus discípulos: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.” (João 13.34,35)

Para simplificar a vida em comunidade…
1. Seja uma pessoa AUTÊNTICA
2. Pratique uma vida de RECIPROCIDADE
3. Tenha um CORAÇÃO cheio de COMPAIXÃO

Rolar para o topo