Terminando Bem… Começando Melhor

TERMINANDO BEM… COMEÇANDO MELHOR
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” (2ª Timóteo 4.7)
Estamos na contagem regressiva para dar as boas vindas ao novo ano. Para nós será o ano da Fé. Um ano profético, promissor, de renovação, um ano de milagres. O fim do ano é um tempo para você ter algumas atitudes. Quais atitudes?
 COMEMORAR: O sucesso do ano do crescimento, em suas células, a frutificação e colheita das casas de paz, suas vitórias pessoais, as vitórias de seus familiares, amigos, etc…
 REFLETIR: Um tempo de avaliação do histórico de sua vida – atos e atitudes, erros e acertos, sentimentos e pensamentos, informações e conexões, conhecimentos e relacionamentos.
 DEFINIR: Novas decisões, resoluções, deliberações, disposições. Definição de novos alvos e promessas relacionados ao seu bem-estar, como: saúde física, emocional, financeira, familiar, profissional, conjugal, acadêmica, afetiva e, sobre tudo espiritual.
É possível que alguns de vocês chegaram no dia de hoje sem muitas expectativas para o futuro e até pensando que talvez não tenham muito o que comemorar. Até mesmo o fato de refletir traz muita dor e sofrimento, pois desperta sentimentos levemente adormecidos de traumas e experiências negativas acumuladas durante o ano.
Permita-me fazer algumas perguntas: Começar é importante? Terminar também é importante? E o que é mais importante em sua opinião – começar bem ou terminar bem? Creio que, não obstante a forma como você começa as coisas na sua jornada de vida, sempre existe uma solução, uma saída, pois, de acordo com a Bíblia, o mais importante de tudo é que você saiba terminar bem. Um dos homens mais sábios da história escreveu:
“Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas.” (Eclesiastes 7.8a)
A mesma referência bíblica feita por Salomão na versão contemporânea “A Mensagem” diz, “Finalizar algo é melhor do que começar”. Isso quer dizer que nem tudo está perdido. Você ainda tem uma oportunidade, uma chance, uma ocasião para colocar em ordem a sua vida, para acertar as coisas e terminar o ano bem, porque “finalizar algo é melhor do que começar”. Então, como terminar bem? O apostolo Paulo disse:
“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” (2ª Timóteo 4.7)
Na Bíblia “A Mensagem”, o mesmo texto tem a seguinte tradução:
“Assuma o comando, porque estou para morrer. Minha vida é uma oferta no altar de Deus. É a única corrida que vale a pena disputar. Tenho corrido com esforço até o fim, conservando a fé por todo o caminho.” (2ª Timóteo 4.6-7 AM)
Se tem uma coisa que quero lhe dizer nesta noite é: a vida não acaba enquanto não se acaba a vida. Enquanto ha vida há esperança! Como disse Paulo, a vida é a única corrida que a vale a pena disputar! Então, como você encara a sua vida? Como você encara essa corrida? Quero compartilhar com você alguns princípios para não apenas terminar bem, mas, principalmente começar de novo e melhor!
Para terminar bem e começar melhor…
1. Mude o seu COMPORTAMENTO.
“Combati o bom combate…” (v.7)
Seja proativo! Seja alguém que não se baseia na reação a algo, mas que toma a iniciativa de ação. Exerça a sua Proatividade. A proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio.
A vida é uma questão de comportamento! Não fique lamentando, se queixando, vendo a banda passar! É hora de mudar o placar! Você está na prorrogação do segundo tempo, mas o ano ainda não terminou, sua vida não terminou. Não se deixe levar pela corrente contrária, pelas situações impostas pelos outros, pelo meio. Está na hora de mudar o curso da sua história, de se impor às imposições e situações contrárias. Se Jesus está do seu lado, você é mais do que vencedor!
Mude de comportamento neste fim de ano. Mude de atitude. Tenha uma atitude de vencedor. Seja proativo! Profetize a mudança do seu ambiente, da sua vida, da sua história. Você é filho de Deus! Solte essas amarras que o prendem. Desprenda-se dos que o amarram! Vem para a luz das suas realizações, da concretização dos seus projetos. Corra atrás dos seus sonhos. Não os perca de vista. Combata o bom combate. Lute a boa luta. O ano ainda não acabou.
A Bíblia diz que Paulo combateu o bom combate. O sentido de ”combater” faz juz ao contexto de uma luta competitiva e ardorosa por um prêmio. Mas não é uma luta suja, desonesta, desleal, ilegal. A palavra “bom” no original abarca o sentido de honestidade, dignidade, honra e virtude moral.
Como mudar seu comportamento para terminar bem e começar melhor?
a) Busque novas OPORTUNIDADES
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Efésios 5.15-16)
b) Cultive novas e boas AMIZADES
“Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes.” (1ª Coríntios 15.33)
c) Faça boas ESCOLHAS
“Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês.” (Lucas 6.38)
d) Seja OUSADO frente aos OBSTÁCULOS
“Somente seja forte e muito corajoso!” (Josué 1.7a)
Para terminar bem e começar melhor…
2. Vá até o FIM.
“… terminei a corrida…” (v.7)
Terminar, aqui, tem uma abrangência significativa de sinônimos, a saber: completar, concluir, executar, preencher, finalizar, realizar e expirar. Se você quer terminar bem e começar melhor, precisa evitar a procrastinação. Procrastinação é o deferimento ou adiamento de uma ação. Se você adia suas tarefas, seus sonhos, seus projetos e obrigações com frequência você está procrastinando. E isso quase sempre resulta em estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos.
Enquanto é normal procrastinar até certo ponto, isso se transforma em um sério problema quando atrapalha ou impede o funcionamento normal das ações. Ela pode estar associada com causas psicossomáticas, fisiológicas, saúde mental e ainda com o perfil do clássico perfeccionista, que por querer fazer tudo certinho, acaba por se atrasar ou abandonar seus sonhos e propósitos. Entenda algo:
“Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.” (Eclesiastes 11.4)
Deus tem um propósito na sua vida. Sua satisfação só será genuína, completa e permanente quando você realizar a vontade de Deus completamente, quando completar o que Deus desenhou para a sua vida.

“O valor da sua vida está intrinsecamente ligado ao cumprimento do seu propósito, à realização da sua missão de vida.”

A palavra ‘terminar’ significa também expirar. Então, enquanto a sua vida não expirar, a sua missão não expira, os sonhos não expiram. Enquanto o ano não acabar, ainda existe uma chance de você terminar o que você começou de uma maneira digna, honesta e verdadeira.
Eu quero profetizar um começo diferente na sua vida, um começo melhor, um começo de bênçãos, vitórias, triunfos e grandiosas conquistas, entretanto, antes que isso aconteça você precisa terminar o ano bem, você precisa continuar, concluir tudo que começou. Então, não desista, mas vá até o fim! Mas, coomo ir até o fim, evitando e superando a procrastinação?
a) Dê UM PASSO de cada vez!
b) PLANEJE cuidadosamente e execute seus PLANOS
c) Elimine todas as DISTRAÇÕES
Para terminar bem e começar melhor…
3. Jamais comprometa a sua FÉ.
“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” (2ª Timóteo 4.7)
Se quisermos terminar bem e começar melhor ainda, precisamos manter a nossa fé viva. O apóstolo Paulo, ao expressar que guardará a sua fé, estava querendo dizer sobre algo que seus oponentes não conseguiram tocar. Ou seja, não conseguiram matar a fé que ele tinha em seu coração. Sabe o que aprendo aqui: aprendo que quando nossa fé está viva, firmada e estruturada em Cristo, tudo o que fazemos, seja, no início da nossa jornada ou no fim da mesma, sempre surtirá o efeito positivo.
Pois a nossa fé não se comprometerá com outra coisa, a não ser com a missão de correr a corrida e combater o combate de Cristo. Seja onde Ele nos enviar e seja o que ele nos mandar fazer. Por isso, para terminar bem esse ano do crescimento e começar melhor o ano da fé, combata o bom combate dos planos feitos, termine a corrida de forma digna e expanda a sua fé em 2018. A Bíblia diz:
“Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará, e então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe.” (Daniel 12.13)
Conclusão:
Para terminar bem e começar melhor…
1. Mude o seu COMPORTAMENTO.
2. Vá até o FIM.
3. Jamais comprometa a sua FÉ.

 

Rolar para o topo