Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Resoluções para Viver o Ano da Fé

RESOLUÇÕES PARA VIVER O ANO DA FÉ
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Mas o meu justo viverá pela fé…” (Hebreus 10.38)
Somos gratos a Deus pelo ano que estamos encerrando, mas estamos cheios de expectativas pelo novo do Senhor. Acreditamos que o ano de 2018 será um ano de grandes desafios. Porém, exercitando a nossa fé venceremos cada desafio à nossa frente. Início de ano é tempo de refletir, avaliar e planejar. Planejamento diz respeito a expectativas e estabelecimento de prioridades, planos e objetivos. A Bíblia, que é a Palavra de Deus e alicerce seguro para as nossas decisões, nos encoraja a viver sob a expectativa do melhor de Deus:
“Todavia, como está escrito: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam.” (1ª Coríntios 2.9)
“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.” (Efésios 3.20)
No ano da fé, creia que Deus já preparou coisas que você nunca viu e sobre as quais você nunca ouviu. No ano da fé, creia que Deus é capaz de fazer muito mais do que tudo o que você pediu ou pensou. No ano da fé, creia que Deus fará algo sobrenatural extraordinário em sua vida! Porém, para viver o ano da fé com grandes expectativas é preciso tomar decisões importantes mediante ao que Deus vai fazer.
A grande pergunta é: o que precisamos fazer para vivermos o ano da fé de forma sobrenatural e experimentar o novo de Deus? Vamos ver o que o salmista nos ensina a respeito desse assunto no salmo 126.
Para viver o ano da fé…
1. VOLTE a sonhar
Se você quer se alinhar com o Senhor para receber o novo, a primeira resolução é essa: Volte a sonhar!
 Você que está solteiro e quer casar – volte a sonhar
 Você que quer ser um empresário – volte a sonhar
 Você que quer empreender – volte a sonhar
 Você que quer ir para o ministério – volte a sonhar
 Você que quer fazer aquela viagem dos sonhos – volte a sonhar
 Você que parou os estudos ou trancou a faculdade – volte a sonhar
 Você que está endividado e quer ter a sua vida no azul – volte a sonhar
Não permita que as adversidades roubem de você a capacidade sonhar aquilo que você almeja. O povo de Israel viveu um tempo assim. Eles não sonhavam mais até o dia em que Deus mudou a sua sorte deles. Veja o que diz a Bíblia:
“Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha…” (Salmo 126.1)
No entanto, deixa-me dizer uma coisa para você:

“Uma mente negativa nunca vai gerar uma vida positiva.”

Para viver o ano da fé…
2. RECUPERE o sorriso e o louvor
Talvez pelas adversidades e lutas que você enfrentou neste ano de 2017, você tenha perdido a capacidade de sorrir e levantar um louvor. Talvez a sua vida neste ano tenha sido marcada pelo choro, lamento, desânimo, falta de esperança e motivação para viver. Talvez você esteja terminando o ano de 2017, com um coração cheio de amarguras, decepções, tristeza e murmurações. Talvez sejam essas coisas que estejam ocupando a sua vida no momento. No entanto, escute o que vou dizer a você:

“Quem está ocupado com a murmuração, frustração e decepção, não tem tempo para levantar um altar de adoração.”

E entre uma coisa e outra, fique sempre com a adoração. Por isso, se você quer se alinhar com o Senhor para receber o novo, a segunda resolução é essa: recupere o sorriso e o louvor! Que em 2018 a realidade da nossa vida possa ser o que o salmista declarou:
“Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria…” (Salmo 126.2a)
Para viver o ano da fé…
3. MANIFESTE publicamente a sua gratidão
Se você quer se alinhar com o Senhor para receber o novo, a terceira resolução é essa: Seja grato, mas deixe que as pessoas saibam que você é grato. Não esconda a sua gratidão. Se você esconder a sua gratidão, estará impedindo que as pessoas vejam a grandeza da manifestação de Deus em sua vida. Por isso, não guarde a gratidão somente dentro do seu coração. Coloque-a em seus lábios, coloque-a em suas atitudes, coloque em suas redes sociais. Que você possa demonstrar publicamente isso. Que a sua vida seja um cartão postal de alegria e gratidão a Deus. Veja o que o salmista declara:
“… Até nas outras nações se dizia: O Senhor fez coisas grandiosas por este povo… Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.” (Salmo 126.2b,3)
Que em 2018 sua vida transborde de gratidão!
Para viver o ano da fé…
4. CREIA que os lugares secos da sua vida serão transformados
Se você quer se alinhar com o Senhor para receber o novo, a quarta resolução é essa: acredite que as áreas secas da sua vida serão transformadas em um manancial. Entre neste novo ano fazendo a mesma oração que o salmista fez:
“Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.” (Salmo 126.4)
O Neguebe era um deserto; vez por outra, quando invadido pelas águas que desciam dos montes do sul da Palestina, tornava-se um lindo manancial de vida. A água que descia trazia vida ao deserto que aos poucos ia cedendo lugar a um jardim florido. Quando a água passava, o ambiente era transformado.
Há uma água que está sendo jorrada aqui nesta noite, que está trazendo vida para os lugares secos da sua vida. Essa água está trazendo vida para seus sonhos, vida para seu casamento, vida para essa igreja, vida para sua espiritualidade, vida para seu caráter, vida para seus filhos, vida para seus projetos e empreendimentos.
Onde havia escassez, passa a existir abundância. Onde havia tristeza, passa haver alegria. Onde havia desânimo, frustração, fracasso, pessimismo, passa haver esperança e força para conquistar grandes coisas pela fé. Onde havia guerra, passa haver paz. Onde havia rancor, passar haver perdão e amor. Onde havia sequidão, passa haver um manancial de águas vivas, que estão trazendo vida.
Para viver o ano da fé…
5. PREPARE-SE para uma colheita abundante
“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126.5,6)
Se você quer se alinhar com o Senhor para receber o novo, a quinta e última resolução é essa: Prepare-se pela fé para uma colheita abundante em sua vida. Deus promete que todo aquele que semeia sempre colherá. Esta é uma lei espiritual. Sendo assim, essa última celebração do ano de 2017 é o solo que Deus preparou para você lançar sua semente de fé. No entanto, toda semeadura tem uma dinâmica própria: ela exige que nós saiamos de onde estamos, andemos e semeemos.
Isto fala de pagar um preço para a alcançarmos pela fé uma colheita abundante. Fala de sair da acomodação para o tempo de oração e comprometimento com Deus. Não pense que a colheita abundante chegará para você com facilidade. Na verdade, toda colheita abundante precisa ser regada com lágrimas.
O salmista descobriu que, quando olhamos os nossos desertos na perspectiva do Deus restaurador, as nossas lágrimas, a nossa dor, todo o sofrimento tornam-se prenúncios de grandes bênçãos e milagres em nossas vidas. Por mais que doa, por mais que insista o pranto, diante de Deus as nossas lágrimas regam as sementes que anunciam um tempo de restauração e abundante colheita. Lembre-se dessa verdade:

“As grandes crises da vida são prenúncios de grandes milagres.”

Que no ano da fé, sua vida seja regada de uma abundante colheita. Que não lhe falte provisão, que não lhe falte ousadia, que não lhe falte expectativas, que não lhe falte alegria, que não lhe falte gratidão, que não lhe falte fé para conquistar tudo aquilo que Deus fará chegar à sua vida.
 Que haja abundante colheita na sua dispensa;
 Que haja abundante colheita em seu trabalho;
 Que haja abundante colheita em suas finanças;
 Que haja abundante colheita em sua saúde;
 Que haja abundante colheita em seus empreendimentos e negócios;
 Que haja abundante colheita nos casamentos e famílias;
 Que haja abundante colheita na relação país e filhos;
 Que haja abundância em seu ministério;
 Que haja abundante colheita em nosso relacionamento com Deus e com as pessoas;
 Que haja abundante colheita em nossas células;
 Que haja abundante colheita sobre o nosso país, cidade e bairro.
Que a fartura dos céus inunde sua vida, sua casa e essa igreja em nome de Jesus! Aleluia!
Conclusão:
Quais são as suas expectativas para o ano da fé? Quero desafiá-lo a alimentar grandes expectativas para este novo ano que se inicia. O ano da fé precisa ser o ano de experimentar coisas que você nunca experimentou em sua vida! Deus está dando a você essa grande oportunidade! Mas, para que isso aconteça, tome posse das resoluções que Deus trouxe ao seu coração neste dia:
Para viver o ano da fé…
1. VOLTE a sonhar
2. RECUPERE o sorriso e o louvor
3. MANIFESTE publicamente a sua gratidão
4. CREIA que os lugares secos da sua vida serão transformados
5. PREPARE-SE para uma colheita abundante

 

Rolar para o topo