Um Chamado à Restauração
SEMANA DA CIDADE
UM CHAMADO À RESTAURAÇÃO
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda! Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios. A Assíria não nos pode salvar; não montaremos cavalos de guerra. Nunca mais diremos: ‘Nossos deuses’ àquilo que as nossas próprias mãos fizeram, porque tu amas o órfão. Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração, pois a minha ira desviou-se deles. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio. Como o cedro do Líbano aprofundará suas raízes; seus brotos crescerão. Seu esplendor será como o da oliveira, sua fragrância como a do cedro do Líbano.” (Oseias 14.1-6)
Da mesma forma como Deus chamou o seu povo do passado à restauração, Ele também chama o seu povo do presente à restauração! Queremos a restauração da cidade, a cura da cidade, o conserto da cidade, porém, há um chamado urgente de Deus à nossa restauração em primeiro lugar. Não somos nós quem definimos os requisitos para essa restauração. O mesmo Deus que nos restaura também estabelece as condições para essa restauração. Sendo assim, quais são as exigências de Deus nesse chamado à restauração?
O chamado à restauração exige…
1. Arrependimento e Conversão.
“Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor…” (Oseias 14.2a)
“Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor…” (Oseias 14.2a)
Quando o povo de Deus se arrepende e se converte constantemente ao Senhor, então, a cidade começa a se arrepender e a se converter. O arrependimento do povo de Deus é o começo do arrependimento da cidade. A conversão do povo de Deus é o segredo da conversão da cidade.
O chamado à restauração exige…
2. Pedido de Perdão e Acerto de Vida.
“… Peçam-lhe: perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos…” (Oseias 14.2b)
“… Dizei-lhe: perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom…” (Oseias 14.2a)
Quando o povo de Deus pede perdão a Ele e corrige sua vida, a cidade é impactada. Sem um autêntico pedido de perdão a Deus e um real desejo de conserto de vida, o povo de Deus nunca será capaz de exigir da cidade que ela se arrependa.
O chamado à restauração exige…
3. Adoração Sincera em vez de Rituais Vazios.
“… para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.” (Oseias 14.2c)
“… em vez de novinhos, os sacrifícios dos nossos lábios.” (Oseias 14.2c)
A adoração sincera do povo de Deus em vez de rituais vazios vai desembocar, naturalmente, numa ação do Espírito Santo sobre a cidade. É impossível reter a força do fogo de um povo quebrantado e contrito que adora a Deus de forma sincera.
Conclusão:
Depois de falar das condições para a restauração do povo de Deus, o profeta passa a falar sobre a promessa segura da restauração. Ele faz uma transição do que o povo precisa fazer para o que Deus promete fazer. Como fonte da sua restauração, Deus promete curar o seu povo e amá-lo de forma incondicional. E quais são as bênçãos da restauração do povo?
• Um CRESCIMENTO extraordinário.
“Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio.” (Oseias 14.5a)
• Uma ESTABILIDADE inabalável.
“… Como o cedro do Líbano aprofundará suas raízes.” (Oseias 14.5b)
• Um ESPLENDOR constante.
“… Seus brotos crescerão. Seu esplendor será como o da oliveira…” (Oseias 14.6a)
• Uma FRAGRÂNCIA influenciadora.
“… sua fragrância como a do cedro do Líbano.” (Oseias 14.6b)
• Um ABRIGO para os cansados.
“Os que habitavam à sua sombra voltarão. Reviverão como o trigo. Florescerão como a videira, e a fama de Israel será como o do vinho do Líbano.” (Oséias 14.7)
Deus nos chama à restauração, e Ele tem pressa. A restauração da cidade passa pela restauração da igreja do Senhor. Nada vai acontecer na cidade sem que antes aconteça na vida do povo de Deus. Por isso, para nossa restauração, Deus requer arrependimento, conversão, pedido de perdão, adoração sincera, conserto da vida e adoração sincera em vez de rituais vazios. Deus vai curar e amar incondicionalmente o seu povo, porque Ele é a fonte de toda restauração. E quais serão as suas bênçãos para nossa igreja e para nossa cidade?
Crescimento extraordinário
Estabilidade inabalável
Esplendor constante
Fragrância influenciadora
Abrigo para os cansados
“Ninguém pode parar uma igreja que se rende à restauração de Deus!”